TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de negócio desenvolveu-se nos Estados Unidos

Por:   •  15/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

Desenolvimento

1. Definição de plano de negocio

O termo “Plano de negócio” retrata em um relatório ou documento de negócios, trazendo uma alternativa valiosa para progresso da empresa.

O plano de negócio desenvolveu-se nos Estados Unidos com o propósito em atrair fundos financeiros particulares. Com o passar do tempo, essa percepção sofreu alterações, e atualmente o plano de negócios é utilizado para diagnóstico, estruturação e exposição de viabilidade dos negócios de empresas. Há ainda, dentro do plano de negocio, a capacidade de favorecer o aperfeiçoamento da organização, a formulação de um plano de negócio possibilita formular um documento que vem a promover negócio da empresa para investidores e financiadores potenciais. (ASHOKA EMPREENDEDORES SOCIAIS, MCKINSEY E COMPANY, 2001).

O plano de negócio é um planejamento futuro que busca as características de um novo negócio com boas idéias, criatividade e publico alvo definido. O plano de negócio geralmente escreve um planejamento de três ou cinco anos, é um projeto empreendedor que se deve escrever com os objetivos principais do negocio e qual estratégia usar para alcançar o foco, é uma tomada de decisão antes do ato em si. Serve para direcionar os caminhos do negócio com clareza para que todos os envolvidos saibam o que fazer, como fazer, quando fazer e onde fazer.

O plano de negocio começa com a idéia crua no negocio e aos poucos o desenvolvimento do projeto vai surgindo, e assim podendo definir como a empresa vai ser desenvolvida, em que mercado atuar, problemas em relação a concorrência, etc. O plano de negocio direciona aqueles que não sabem até que ponto poderá manter o seu empreendimento, pra poder saber ate que ponto pode chegar. Para isso, é preciso que o documento tenha algumas regras básicas, como ser escrito com a possibilidade de modificação, ajustado conforme as necessidades.

MONTONGA (20 Jan. 2014) diz:

Um plano de negócio nada mais é do que um “grande roteiro” das variáveis financeiras, de marketing, de produto etc, que vai guiar e dimensionar a nova empresa. Qualquer pessoa que visa empreender deve pautar os principais aspectos do mpreendimento no plano de negócio. Possibilita ao aspirante a empreendedor ter uma visão de ponta a ponta do que o negócio é e do que pode se tornar.”

Um bom planejamento do plano de negócios permite ao empreender identificar os possíveis erros na hora de abrir o seu negocio, e permite ainda que no papel possa corrigi-los, assim evitando que quando a empresa estiver no mercado não existirão esses erros.

Ainda BOTTEON (04 Julh. 2013) cita:

Quando um empreendedor resolve usar o plano de negócios para obter apoio é porque já identificou a viabilidade do projeto e acredita no seu sucesso.
É esperado que o plano contemple ações para minimizar ou eliminar tais dúvidas quando do início do empreendimento. Um bom plano de negócios é transparente com relação aos riscos e problemas, mostra também o que pode ser feito para enfrentar tais dificuldades e incorpora tais ações

2. A importância de um plano de negócios.

Há não existência ou um Plano de Negócio feito de forma errada ou incompleta traz muitas possibilidades do empreendimento fracassar.

“Do ponto de vista prático, durante a elaboração do plano de negócios é necessário discutir as ações prévias a fim de definir o princípio da atividade da empresa, o caminho a ser percorrido, e os diferenciais que o negócio precisa ter para alcançar um objetivo final. A partir de um planejamento bem executado, as energias devem ser focadas na execução do plano”, José Carlos Ignácio, consultor empresarial.

Um bom plano de negocio tem a função de orientar e coordenar a futura empresa, ajuda o empreendedor a compreender as várias situações e caminhos da sua empresa, assim ajudando para que enxergue os futuros riscos e também para que não ultrapasse os limites financeiros, podendo assim ter chances de crescimento.

Com um Plano de Negócio bem estruturado, o empreendedor tem em mãos um documento que ao ser apresentado para investidores, bancos, sócios, fornecedores e a quem mais interessarem, mostrará a credibilidade do negócio.

2.1 As vantagens do plano de negocio.

Nem todo plano de negocio garante o sucesso no futuro, mas, ao ter-lo o empreendedor terá ganho credibilidade e autoridade a sua idéia. Mas para isso, precisa ter autenticado em um papel para funcionar no mercado. Finalizado, um plano de negócios proporciona muitas vantagens ao negocio.

O empreender poderá mudar o plano de negócios sempre que precisar, ajustando as necessidades que ele terá ou verá futuramente, e melhorando os caminhos para atingir a sua missão.

Uma ideia é diferente de uma oportunidade de negócio devidamente analisada:

- Permite ao empreendedor conhecer todos os pontos fortes e fracos do futuro negócio. Com isso, possibilita a diminuição dos riscos de fracassar (riscos calculados);

 - Facilita a apresentação do negócio a fornecedores e clientes potenciais, contribuindo para as negociações de apoio.

- Analisa o volume de recursos que será necessário para a implantação (quanto de capital será necessário?), a lucratividade e a rentabilidade do negócio;

- Permite a simulação de situações favoráveis e desfavoráveis (e se as vendas ficarem 20% abaixo do previsto?);

- Permite que os sócios negociem claramente as funções de cada um;

- É importante para a contratação de funcionários e para a orientação deles na execução de suas tarefas, apresentando as perspectivas de crescimento para o negocio;

- É um importante documento para a apresentação a futuros sócios, investidores e bancos.

- Funciona como uma espécie de "antídoto" para diminuir a mortalidade das novas empresas e para garantir o crescimento das empresas já existentes;

- Permite avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional. O empreendedor terá uma noção prévia do funcionamento da sua empresa em cada um destes aspectos;

- Permite avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação para cada um dos aspectos definidos no Plano de Negócios, podendo assim comparar o previsto com o realizado;

- Facilita ao empreendedor a obtenção de empréstimos, quando o seu capital não for suficiente para os investidores iniciais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com