TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos fortes e pontos fracos da empresa Àpia Veículos

Artigo: Pontos fortes e pontos fracos da empresa Àpia Veículos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE PIRASSUNUNGA

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

NOME DO ACADÊMICO (A) PAULO SERGIO FRANCISCO

R.A. 8174744205

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

TUTOR EaD ALEX ZOMPERO BEZERRA

PIRASSUNUNGA / SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

Introdução 3

Metodologia ...........................................................................4

Desenvolvimento 5, 6, 7, 8

Recomendações Finais 9

Referências 10

1) INTRODUÇÃO

1.1 Contexto

Neste desafio profissional que será baseado no estudo de caso realizado na empresa Ápia Veículos, através de pesquisa de campo e escrita, levantarei os pontos fortes e fracos da organização.

1.2 Justificativa

Optei por trabalhar com uma organização de médio porte por estes tipos de organizações apresentarem uma grande relevância socioeconômica e por oferecerem contribuições no setor automotivo e suas principais contribuições são:

• estimulo a livre iniciativa e a capacidade empreendedora

• relação capital e trabalho harmonioso

• efeito amortecedor dos efeitos do desemprego na região de atuação.

2)METODOLOGIA

Segundo Vergara (2004) os tipos de pesquisas são definidas utilizando-se de dois critérios básicos, quanto aos fins e quanto aos meios.

O trabalho utilizará o tipo de pesquisa, quanto ao seu fim. A pesquisa descritiva “que expõe características de determinada população ou determinado fenômeno, não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação” (VERGARA, 2004, p47)

Foi adotado um método de pesquisa explicativa, com técnicas de estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a coleta documental, observação e entrevista pessoal com 20% dos colaboradores da empresa Àpia Veículos.

Em CHIAVENATO (2003), a analise do ambiente interno é: “um esforço sistêmico e metódico de ampliação do conhecimento dos elementos da Organização e do sistema em que ela esta situada”

Este esforço é dirigido à ampliação do conhecimento que se tem na organização, sua performance financeira, seus empregados, seus produtos, sua estrutura organizacional, seus concorrentes e seus clientes.

3) DESENVOLVIMENTO

3.1 Empresa a ser analisada

Àpia Veículos

3.2 Histórico

Há mais de sessenta anos no mercado com bandeira Volkswagen do Brasil, a Ápia foi fundada na cidade de Rio Claro e ganhou o maior desempenho a partir de 1989, quando um novo grupo acionário assumiu a direção da empresa, sob comando do Diretor-Presidente Sr. Sergio Cyrino da Silva, e atualmente dirigido pelo seu filho, o Diretor Marcelo Cyrino da Silva.

A Ápia dentro do seu conceito empreendedorismo abriu o seu leque de ampliação investindo em outras regiões fora dos domínios de Rio Claro, a primeira aquisição foi em abril de 1999 com a concessionária Santa Cândida, que passou para Ápia Araras. Depois, em outubro de 2002 adquiriu a concessionária Arauto, que passou a ser a Ápia Araraquara. Na seqüência vieram a Ápia Matão, Ápia Leme e Ápia Pirassununga, formando o Grupo Ápia, atualmente com seis concessionárias Wolkswagen.

O Grupo Ápia tem o compromisso de modernidade e qualidade em tudo que faz nas áreas de vendas de veículos novos e venda de veículos seminovos, vendas corporativas, peças, acessórios e prestação de serviços e áreas de apoio, e para isso conta com o empenho e dedicação de todos seus funcionários.

3.3 Localização da Empresa (filiais e matriz)

• Araraquara - Rua Leônidas Santarelli Braga nº 600 Suconasa

• Araras - Avenida Marginal nº201 Bairro Santa Cândida

• Leme - Rua Padre Julião – 714 Centro

• Matão - Av. Pe. Nelson Antonio Romão nº660

• Pirassununga - Av.Pe. Vann Ess nº 2200 Bairro Rosário

• Rio Claro - Rua 14 nº93 Centro (matriz)

3.4 Filosofia da Empresa

A Ápia possui um conjunto de valores que coletivamente formam sua filosofia principal: a ética, a cortesia, a credibilidade, a transparência, a imparcialidade, o comprometimento, a confiabilidade, a respeitabilidade e a seriedade.

3.5 Missão

Atender as necessidades do mercado, agregando valores aos produtos, representando com excelência a marca Volkswagen do Brasil, transmitindo a todos os integrantes da equipe e envolvendo-os no comprometimento com qualidade. Atingir nossos objetivos de rentabilidade, excelência operacional e responsabilidade social, sendo reconhecidos com líder em vendas de veículos criando soluções para nossos clientes, acompanhando a evolução do mercado, respeitando a comunidade e o meio ambiente.

3.6 Visão

Ser a melhor empresa da Venda e Revenda de Veículos Novos e Seminovos nos próximos 05 anos.

3.7 Valores

São considerados principais valores na organização:

• Tradição, honestidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com