TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos fracos e fortes de uma empresa

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  12.846 Visualizações

Página 1 de 6

Ameaças

A concorrência se torna uma ameaça pelo o fato de muitas empresas venderem o mesmo produto, se tornando, porém, uma forma de inovar a mercadoria no qual vende, para tentar ser superior as demais empresas, oferecendo a melhor qualidade.

A baixa remuneração, e um grande fator que prejudica as empresas que oferecem baixos salários, pois antes de iniciar a relação trabalhista e suma importância e de cunho decisivo saber a remuneração no qual receberá para aceitar ou não aquele emprego.

Falta de investimento, se dá em razão da empresa ficar inerte, sem procurar novas alterações que melhorem o serviço prestado, não investindo a empresa não consegue acompanhar o ritmo da própria concorrência. Com por exemplo: investimentos em equipamentos, tecnologias, etc., é uma forma de crescimento, gerando lucros.

A falta de qualificação é um ameaça de suma importância, pois se a empresa não investe em qualificação dos funcionários, o serviço prestado se torna insuficiente, ou até mesmo incompleto, com qualificação os próprios funcionários aprendem mais sobre determinada área e contribuem para  o melhor crescimento da empresa e de seu próprio profissional.  

Clientes mais exigentes, questão relacionada à maior procura de produtos de melhor qualidade, no qual os compradores não se satisfazem e não se contentam com pouco e sim com a diversidade.

Localização, o ponto que for instalado a empresa ou determinado estabelecimento é uma ameaça, no sentido que interfere diretamente na clientela o local mal escolhido.

Instabilidade do mercado, o mercado nunca é instável, podendo haver crises financeiras e lucros maiores ou menores. Por isto a falta de previsão deste requisito é uma grande ameaça.

Falta de interesse político, quando a administração não elabora políticas publicas, para fortalecer e apoiar as empresas passam estas por dificuldades, pois não terão ajuda política para realizar o próprio crescimento juntamente com o crescimento da região em que esta implantada.  

Carga tributária, para a abertura e funcionamento de uma empresa a vários tributos a serem pagos, dificultado para a empresa, tornando-se um ameaça, pois sem a previsão destes certamente não suportaram.

Pouca tecnologia, no mundo atual a tecnologia ganhou espaço em vários aspectos se tornando uma ferramenta importantíssima para a elaboração do trabalho. Para as empresas, a tecnologia facilita, agregando valores em seus produtos, por isto a pouca tecnologia se torna uma ameaça,  pois o próprio rendimento do trabalho fica desfavorecido em relação ao trabalho prestado.

Infraestrutura, a estrutura de uma empresa ou de um estabelecimento, é essencial, pois quanto mais elaborado e previsto para diversas situações os risco do ambiente diminuíram. Casos a empresa precisa crescer seu espaço físico e não contem em seu planejamento em sua ação principal por não previsão, ocorre um grande fator prejudicial afetando diretamente o desenvolvimento.  

Fatores climáticos, casos se for abrir algo oferecendo como produto primordial algo que só utiliza para determinada época do ano, deverá estar em seu planejamento, pois caso não estiver com certeza será uma grande ameaça em que a empresa enfrentará para se manter.

Oportunidades

        Cursos de capacitação, é uma grande oportunidade que a empresa oferece ao funcionário, pois com isto o funcionário contribuirá com  o crescimento da empresa e o seu próprio, ou seja,  gerando beneficio para ele e a própria empresa, sendo uma forma de motivação também.

        Jovem aprendiz, consiste em um programa no qual foi constituído para jovens que não completaram a maioridade terem a chance de ingressar deste logo ao trabalho, gerando uma grande oportunidade.

        Feiras dos agricultores, é essencial para o desenvolvimento, pois os agricultores terão a oportunidade de mostrarem seus produtos podendo comercializa-los e obter lucros.

Feira do artesanato, com estas feiras abre novas oportunidades para a criação de um novo ramo empregatício, gerando uma nova fonte de renda para os que trabalham para a realização destes produtos.  

        Ensino superior, para contratação de funcionários o grau de escolaridade e sempre observado, sendo necessário para a obtenção de muitos empregos. Por isto quanto maior a escolaridade maiores oportunidades terão. Existem empresas que oferecem e exigem que os novos contratados que não obtém segundo grau ingressem em escolas e cursos para o seu desenvolvimento para concluírem o segundo grau.  

Turismo rural e religioso, se haver a efetivação de politicas públicas para a realização deste, e o incentivo da própria população se torna uma grande fonte para o desenvolvimento e obtenção de lucros.

Solidariedade, caso o ambiente de trabalho proporcionar um clima agradável como solidariedade aos demais funcionários e ate mesmo entre eles, com certeza esta pessoa terá mais ânimo para realizar seu trabalho, no sentido de ser mais prazeroso tanto para a pessoa como para a empresa ou estabelecimento.  

Diversidade agrícola, é um fator no qual beneficia a região, pois ocorrendo a diversidade a procura aumentará, sendo um oportunidade para o desenvolvimento. Ocorrendo a diversidade de produtos não haverá tantas dificuldades para sua comercialização.  

Cooperativas, é uma grande oportunidade, pois proporciona crescimento para o meio no qual esta inserida, buscando o desenvolvimento individual e coletivo.

Pontos Fortes

Terra produtiva, com este benefício à produção torna-se diferenciada das demais, ou seja,  o crescimento e qualidade do produto é elevado, podendo agregar valores, se tornando um grande ponto forte.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com