TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Engenharia e Tecnologia

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

eNGENHARIA DA COMPUTAÇÃO – MÓDULO ENGENHARIA E TECNOLOGIA

rODRIGO REGINALDO CARDOSO – 237262014 – n1eNGTB1

Portfólio 01

Engenharia e Tecnologia

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

RODRIGO REGINALDO CARDOSO – 237262014 – n1ENGTB1

Portfólio 01

Engenharia e Tecnologia

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia da Computação  da Faculdade ENIAC para a Engenharia e Tecnologia.

Prof. Me. Celso Jacubavicius.

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

[pic 3]

1 – A engenharia não se limita em ser “apenas” em ser uma área enriquecida de conhecimento, segundo os conceituados engenheiros Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira (1988), “a engenharia é a resultante de todo um processo de evolução que durante milênios ocorreu”. Este processo citado consiste na crescente demanda da aplicação de conhecimentos científicos para criação de soluções e resoluções de problemas teóricos e práticos, Logo a engenharia se constituí na capacidade de resolver os problemas teóricos e práticos citados acima com o uso do conhecimento científico, pois um engenheiro deve ser solucionador de problemas, e não o contrário.

2 – Sim podemos, pois a engenharia atual é um resultado de processos históricos que evoluíram de formas distintas, sem que ocorresse uma interação direta entre ambos. O surgimento gradual ao decorrer dos séculos de pessoas especialistas para com a solução de problemas práticos cuja objetivo era o desenvolvimento de processos como instrumentos, máquinas e pontes de grande utilidade para civilização, dispositivos e estruturas. E a rápida ampliação dos conhecimentos de cunho cientifico.

Tais processos tiveram início a partir do período do Renascimento entre os séculos XIV à XVI, com nomes como Leonardo da Vinci e Galileu sendo grandes percursores da chamada engenharia clássica. E mesmo com a criação das máquinas a vapor e a revolução industrial em meio ao século XVIII, o cenário de evolução das máquinas a vapor a partir de pessoas que não tinham amplo conhecimento científico não muda muito, uma vez que os mesmos não conheciam a respeito das relações quantitativas entre pressão e temperatura, nem sobre atividades moleculares, a teoria da transferência de calor e nem os demais princípios da termodinâmica. Tendo mudanças significativas apenas nos séculos XIX e XX, graças ao acumulo de conhecimento científico que possibilitou aos engenheiros reconhecer as grandezas dos conhecimentos de cunho científico na solução de problemas e necessidades da humanidade, dando assim início a engenharia moderna.

 

3 – A engenharia “brasileira” teve sua origem ainda nos tempos de engenho do Brasil Colônia, tendo caráter militar, e surgiu como disciplina de cunho acadêmico somente a partir do século XVIII.

O Brasil ainda em tempos de colônia portuguesa tinha grande demanda em termos de defesa para com o litoral, logo a mando dos colonizadores portugueses o Brasil começa a receber engenheiros de outros países para capacitar oficiais do exército colonial em técnicas de artilharia e fortificação.  E no ano de 1792 é criada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho sendo está a grande percursora da engenharia no Brasil.

4 – Os requisitos para regulamentação e atuação de um engenheiro no Brasil possuem dois marcos importantes, a regulamentação profissão de engenheiro com Decreto nº 23.569 de 1933, e a Lei de nº 5.194 de 24 de Dezembro de 1966 vigente até os dias atuais regulamentando a profissão do engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo, dispondo do uso obrigatório do título profissional, do exercício ilegal da profissão e de todas as responsabilidades e autorias. Logo os principais pré-requisitos para o exercício da profissão no Brasil são: o diploma de curso superior regular nas escolas de Engenharia reconhecidas pelo CONFEA/CREA e pelo MEC, estar filiado e ter cadastro ativo/regular no conselho regional de engenharia do seu estado de atuação e residência (CONFEA/CREA).

5 – A engenharia atualmente possui diversos ramos e campos de atuação e entre os mais vitais é possível citar a Engenharia Civil: onde o engenheiro tem a responsabilidade de projetar, fazer o gerenciamento e execução de obras como edificações, pontes, residências e estradas em geral. Também sendo responsável por analises e estudos do solo, isolação/ventilação e pelos diferentes tipos de fundação existentes.

A Engenharia Elétrica: ramo da engenharia onde o profissional é responsável por todo um planejamento, supervisão e execução de projetos de cunho eletrotécnico, em relação a potências energéticas, distribuição, transmissão, geração e renovação da mesma, em conjunto com a aplicação industrial e residencial da energia, sempre em constante crescimento em termos de inovação e avanços tecnológicos da área.

E a Engenharia da Produção: sendo o ramo da engenharia responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos, financeiro/materiais, criação e aplicações de processos que visam a melhoria da produtividade nas empresas/industrias em geral.

6 – Dentre as habilidades práticas e básicas que um profissional da engenheira de qualquer ramo deve possuir estão: a ética profissional, o bom trabalho em equipe, a boa comunicação, boa interação/familiarização com velhas e novas tecnologias, manter-se sempre em aperfeiçoamento contínuo, experimentação (habilidade imprescindível na engenharia, para o teste de novos protótipos, medir variáveis físicas em diversos processos, e realizar experiências que julgar necessárias para com o aprimoramento de seu trabalho), conhecimentos objetivos (para que seja possível projetar, construir e operar dispositivos mais complexos, processos e estruturas da engenharia), organização, e saber sempre onde realizar consultas de materiais acadêmicos de confiança que sejam necessários durante o exercício da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (271.3 Kb)   docx (148.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com