TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Sistemas Flexíveis

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – INSTALAÇÃO INDUSTRIAL

SAULO MEIRA ROCHA - 243572014

PORTFÓLIO

Sistemas flexíveis

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

SAULO MEIRA ROCHA - 243572014

PORTFÓLIO

Sistemas flexíveis

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina  Automação da Manufatura.

Prof. Fabio Vieira Santos

Guarulhos

2016

SISTEMAS FLEXÍVEIS DE MANUFATURA

O sistema flexível de manufatura é um dos tipos de células de manufatura usados para implementar a manufatura celular, Sendo assim a mais automatizada e tecnologicamente sofisticada das células de tecnologia de grupo. Um FMS normalmente possui várias estações automatizadas e é capaz de roteamentos variáveis entre as estações.

O conceito de sistema flexível de manufatura teve origem na grã-bretanha, no inicio da década de 1960, e as primeiras instalações de FMS nos estados unidos ocorreram por volta de 1967. Esses primeiras sistemas realizavam operações de usinagem usando máquinas-ferramentas NC.

A tecnologia FMS pode ser aplicada em situações de produção como:

  • A fábrica produz peças em lotes ou usa células de tecnologia de grupo com operadores, mas a gerência deseja automatizar.
  • As peças ou produtos produzidos pela fábrica estão na faixa de produção de médio volume e média variedade. A faixa de volume de produção apropriada é de 5 mil a 75 mil peças por ano. Se a produção anual estiver abaixo disso, o FMS provavelmente será uma alternativa mais cara. Se o volume de produção estiver acima, então um sistema provavelmente deve ser considerado.

As diferenças entre instalação de um sistema flexível de manufatura e a implementação de uma célula de manufatura manual:

  • O FMS requer investimento muito maior porque novos equipamentos estão sendo instalados, enquanto a célula de manufatura manual pode exigir apenas que equipamentos existentes sejam reorganizados.
  • O FMS é tecnologicamente mais sofisticado para os recursos humanos que devem fazê-lo funcionar. Porem vantagens como o aumento da utilização da máquina, reduz espaço no chão de fabrica, maior resposta à mudanças, maior produtividade e redução de estoques.

O QUE É UM SITEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA?

Sistema flexível de manufatura é uma célula de manufatura TG altamente automatizada, composta por um grupo de estações de processamento (geralmente equipamentos CNC), ligados por uma automatização de manuseio e armazenamento dos materiais e controladas por um sistema computadorizado. FMS é conhecido com flexível é porque ele é capaz de processar uma grande variedade de peças diferentes simultaneamente. O FMS se adéqua a uma faixa de produção e volume médio.

Flexibilidade

Um FMS para ser flexível deve possuir três recursos:

  • Capacidade de reconhecer diferentes tipos de peças e produtos processados pelo sistema.
  • Rápida troca de instrumentos de operação.
  • Flexibilidade se aplica tanto a sistemas automatizados como aos manuais. Nos manuais, são os humanos que muitas das vezes são os facilitadores da flexibilidade.

Para se considerar flexível um sistema de manufatura passar por vários critérios e testes de flexibilidade:

  1. Teste da variedade de peças. O sistema pode processar diferentes tipos de peças em um modo não lote?
  2. Teste da mudança de programa. O sistema pode aceitar mudanças no programa como, alterações nos tipos de peças ou quantidades?
  3. Teste da recuperação de erros. O sistema pode sem problemas se recuperar de falhas nos equipamentos sem prejudicar a produção?
  4. Teste das novas peças. Pode ser introduzidos novos tipos de peças com relativa facilidade?

Passando por esses quesitos sem algum problema, ele pode sim ser denominado flexível.

Tipos de FMSs

Cada FMS é projetado para uma aplicação específica. Portanto, cada FMS possui seu projeto personalizado sendo único.

Os FMSs podem ser reconhecidos de acordo com os tipos de operações: Operações de processamentos ou montagem. Normalmente um FMS e projetado para atender um ou outro, raramente executa as duas operações. Uma diferença no sistema de usinagem é se será um processo de peças rotativas ou prismáticas. Sistemas flexíveis que processam peças rotativas são menos comuns do que os sistemas que processam peças prismáticas. Outras maneiras de classificar os FMSs são: pelo número de maquinas e nível de flexibilidade.

Número de máquinas. Os FMSs poder ser distinguidos pelo número de maquinas no sistema. Algumas categorias de maquinas são: célula de máquina única, célula flexível de manufatura e sistema flexível de manufatura.

Uma célula de máquina única consiste de um centro de usinagem CNC combinado com um sistema de armazenamento de peças para operação autônoma.

Uma célula flexível de manufatura consiste de duas ou três estações de trabalho de processamento com um sistema de manuseio de peças, que é conectado a uma estação de carga/descarga e geralmente inclui uma capacidade limitada de armazenamento de peças.

Um sistema flexível de manufatura possui quatro ou mais estações de processamento conectadas mecanicamente por um sistema de manuseio de peças comum e eletronicamente por um sistema de computação distribuído.

Nível de flexibilidade. Outra maneira de classificar os sistemas flexíveis de manufatura é conforme o nível de flexibilidade designado para o sistema.  Método de classificação aplicado a sistemas com qualquer quantidade de estações de trabalho, porem sua aplicações são mais comuns com FMCs e FMSs. As duas categorias são dedicada e de ordem aleatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (442.4 Kb)   docx (748.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com