TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio segurança do trabalho eniac

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Atividade Proposta : Faça um levantamento para identificar a importância da administração, em especial a gestão de RH, para a área da saúde ocupacional.

 O setor de RH, possui grande importância dentro das empresas no que se diz respeito à implantação das técnicas de administração, ou seja, são estes profissionais que determinam as políticas de normas e procedimentos a serem seguidos dentro de um ambiente de trabalho.

 Além de realizar seleções, recrutamento e treinamento de funcionários os gestores de RH também possuem o importante papel de fiscalizar e auxiliar na aplicação de técnicas de saúde ocupacional e segurança do trabalho detro de uma empresa, afim de garantir a saúde física e mental dos funcionários.

 Sabe-se também que esta questão aborda diversas variáveis e uma vasta legislação, fazendo com que muitas empresas acabem terceirizando este tipo de atividade, o que não isenta o setor de RH da respponsabilidade, muito pelo contrário, acaba exigindo que as informações trocadas entre a empresa contratada e contratante sejam minuciosas, devido ao grande volume de dados envolvidos.

 Para que tudo ocorra da melhor forma, se faz necessário ressaltar quais são as funções e as responsabilidades atribuídas para o profissional de RH responsável pelo setor e da empresa terceirizada contratada.

 Primeiro é preciso centralizar as informações, como sabemos dependendo do porte de uma empresa a mesma possui vários profissionais de RH, sendo estes responsáveis por setores específicos, como folha de pagamentos, seleção e recrutamento, capacitações e medicina no ocupacional dentre tantos outros. Já em empresas de pequeno e médio porte isso se torna uma tarefa árdua, pois muitas vezes só possuem um único funcionário responsável pelo RH, e este profissional desempenha todas as funções citadas anteriormente, e além disso precisam cuidar de ações, como saúde ocupacional e segurança do trabalho, ou seja, em casos como esse os cuidados referentes à saúde ocupacional e segurança do trabalho devem ser tratados com máxima atenção pelo profissional de RH, tendo em vista que ele se torna responsável pela situação de forma geral, elaborando auxiliando e fiscalizando todos os procedimentos.

 Em casos em que a empresa consiga contratar uma terceirizada para cuidar da saúde ocupacional e segurança do trabalho, é indispensável que se tenha dentro da empresa um profissional do setor de RH responsável por repassar todas as informações necessárias à empresa contratada, visto que durante todo o processo o trâmite de informações é o alicerce para uma implantação bem sucedida, e que um simples erro pode ocasionar um grande problema tanto para o gestor e profissional de RH como para a empresa, tendo em vista que as multas aplicadas são altas.

Visto a necessidade de centralizar a informação, devemos lembrar que todos estes dados devem ser repassados com exatidão, pois deve-se pensar de antemão nos transtornos que informações erradas ou desatualizadas podem acarretar, como por exemplo a empresa contratante esquecer de informar a alteração de função de um funcionário, tendo em vista que esta outra função exige outros tipos de exames a serem realizados pelo funcionário, acarretando uma série de problemas. Resumidamente, dentro desta situação é indispensável a função de uma pessoa responsável por esse repasse de informações, tornando tudo mais eficaz e previnindo ao máximo este tipo de equívoco.

 Outro fator que torna muito importante a presença de um gestor e/ou profissional de RH reponsável pela interlocução entre a empresa contratada e a contratante é a organização do fluxo, pois o profissional possui a visão da empresa de forma geral, de toda sua organização e rotinas, evitando assim autuações pela não realização de exames que resultam em multas. Podemos ter como exemplo uma empresa que presta serviços de reformas em diversos locais, ou seja, estes profissionais raramente estão presentes dentro da empresa, logo, o profissional de RH saberá identificar o melhor período para que estes profissionais possam agendar e realizar seus exames pela empresa contratada, tornando esse processo de intermediação fundamental para a empresa contratada não corra riscos com este tipo de imprevisto e que a contratante não sofra as sanções legais aplicáveis.

 O fundamento básico para essa troca de informações é a comunicação constante, cada detalhe ou alteração por menor que seja deve ser  repassado pelas duas partes, pois com uma comunicação eficiente os cuidados com os trabalhadores se torna muito mais benéfico e flexível sempre que necessário por isso o gestor ou profissional de RH deve estar ciente das suas reponsabilidades, comunicando de forma clara e objetiva a empresa contratada e contratante com o intuito de evitar problemas e multas resultantes de falta ou erros na interlocução.

 Por outro lado devemos observar que também existem os acidentes de trabalho e estes geram custos para a empresa, sendo estes classificaods como custos diretos e indiretos.

 

Os custos diretos são:

- Todas as despesas ligadas diretamente ao tratamento do acidentado, que não de responsabilidade do INSS, despesas médicas odontológicas, farmacêuticas, incluindo cirurgia reparadora.

- Em caso de alta caso tenha ocorrido alguma redução laborativa o mesmo receberá um seguro acidente.

- Despesas de recuperação médica e ocupacional.

- Transporte do trabalhador acidentado quando exigido, dependendo de seu estado crítico.

- Seguro de acidente.

 Logo podemos observar que os custos diretos são as despesas inerentes ao trabalhador acidentado, enquanto os custos indiretos são os ocasionados decorrente de acontecimentos que foram comprometidos devido ao acidente do trabalhador como veremos a seguir:

- Salário pago a outros trabalhadores devido ao tempo perdido com o acidentado.

Neste caso podemos utilizar como exemplo que um trabalhador ao se acidentar acaba mobilizando os demais em seu socorro, fora isso existem os comentários durante o acontecimento, ou quando o funcionário era responsável por uma atividade de extrema importância em uma linha de produção, comprometendo todo o ciclo produtivo, ou até mesmo a máquina que estava sendo operada ficar danificada após o acidente.

        

- Acidentes sem perda de tempo, quando o atendimento é realizado nas instalações da própria empresa, se enquadrando tempo de ida e volta ao ambulatório, tempo de atendimento e tempo gasto em curativos.

- Salários pagos em horas extra: Devido ao atraso na produção muitas vezes se faz necessário que os outros trabalhadores realizem horas extra para garantir a entrega de pedidos, ou até mesmo para compensar o tempo perdido em manutenção do equipamento ou máquina operada pelo acidentado.

- Salários pagos a supervisores decorrentes ao tempo comprometido com o acidente: Uma vez que o supervisor acaba comprometendo seu tempo de serviço em decorrência do acidente do funcionário, ele acaba deixando de exercer sua função de planejamento, supervisão e etc para normalizar a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com