TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio De FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

Trabalho Universitário: Portifolio De FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2014  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 7

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

REDES DE COMPUTADORES – FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

ENDEREÇAMENTO IP

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

EDSON

ENDEREÇAMENTO IP

Trabalho apresentado ao Curso Redes de Computadores da Faculdade ENIAC para a disciplina Fundamentos de Redes de Computadores.

Prof.

Guarulhos

2013

1 - A classe "A" mascara padrão 255.0.0.0, 16.777.214 hosts

A classe "B" mascara padrão 255.255.0.0, 65.534 hosts

A classe "C" mascara padrão 255.255.255.0, 254 hosts

2 – Ping, Netview e Ipconfig

Ping - Se você estiver com problemas de conectividade, será possível usar o comando ping para verificar o endereço IP de destino a ser alcançado e gravar os resultados. O comando ping exibe se o destino respondeu e quanto tempo demorou para receber uma resposta. Se houver um erro na remessa ao destino, o comando ping exibirá uma mensagem de erro.

Neview - NET VIEW exibe uma lista de domínios, computadores ou recursos compartilhados disponíveis em um computador específico.

Ipconfig - Este comando, executado sem opção, afixa o endereço IP em andamento, a máscara da rede bem como a passarela padrão no nível das interfaces de rede conhecidas na máquina local.

3 – LAN, MAN E WAN

LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;

MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de carácter metropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;

WAN significa Wide Area Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.

4 – Unicast - O roteamento IP unicast é o processo de transferir dados na forma de pacotes IP unicast através de uma rede IP de um único nó de origem (um computador ou outro dispositivo da rede) para um único nó de destino.

Multcast -

Multcast - Multicast é a entrega de informação para múltiplos destinatários simultaneamente usando a estratégia mais eficiente onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções. Em comparação com o Multicast, a entrega simples ponto-a-ponto é chamada de Unicast, e a entrega para todos os pontos de uma rede chama-se Broadcast.

Broadcast - um endereço de broadcast é um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede ou sub-rede) que permite que a informação seja enviada para todas as maquinas de uma LAN, MAN, WAN e TANS, redes de computadores e sub-redes.

A RFC (Request for comments), RFC 919 é a RFC padrão que trata deste assunto.

Uma de suas aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando uma máquina (computador) ligada à rede envia informações para o hub, e se o mesmo estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação. Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub e aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais ecos retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido (caracterizando redundância).

5 - A comunicação dados é a disciplina da engenharia que trata da comunicação entre computadores (sistema computacional) e dispositivos diferentes através de um meio de transmissão comum.

Componentes: A infra-estrutura de rede, computadores ou hosts, roteadores, switches, hubs, cabeamento estruturado, protocolos de comunicação, sinalização elétrica, sinalização luminosa, conectores, interligação entre redes e a Internet Pública, são especificados em normas de padronização, chamadas de RFC (sigla do original em inglês, Request for Comments).

A comunicação entre computadores envolvem no mínimo uma rede de computador e dois dispositivos capazes de trocar informações, sendo no um deles um computador e o outro, um computador ou dispositivo de rede. Os dispositivos envolvidos na comunicação podem estar distanciados em alguns metros (por exemplo no sistema bluetooth) ou por distâncias ilimitadas (como na Internet).

6 - Vantagens e desvantagens das redes sem fio

As redes sem fio apresentam as seguintes vantagens:

Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com