TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portos e Hidrovias Porto de Vitória ES

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO

PORTOS E HIDROVIAS

PORTO DE VITÓRIA-ES

ALUNO: KÉCIO PATHYARA SILVA DOS REIS

MATRÍCULA: 201603582

BRASÍLIA, 28 de junho de 2021


Kécio Pathyara Silva dos Reis

PORTO DE VITÓRIA-ES

        Trabalho apresentado para a disciplina de Portos e Hidrovias, pelo Curso de Engenharia Civil  da Faculdade de Ensino Superior Planalto – IESPLAN, ministrada pelo professor: Leonardo Neiva

 

BRASÍLIA, 28 de junho de 2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1 história        7

2 ACESSOS E LOCALIZAÇÃO        8

3 INSTALAÇÕES DO PORTO        8

4 MOVIMENTAÇÕES DE CARGA E MARKET SHARE        10

  4.1 granel sólido e granel liquido        11

  4.2 carga geral solta e carga conteinerizada        11

  4.3 container – detalhamento (a-b-c)        12

5 embarque e desembarque        12

   5.1 TERMINAL E SENTIDO        13

6 MERCADORIAS        13

7 balança comercial        14

8 privatização        15

 REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O Porto de Vitória no estado do Espírito Santo hoje é um dos principais portos do Nordeste do Brasil, com operações de carga por volta de 7 milhões de Toneladas no ano de 2019, um aumento de 4,26% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tais aumentos contribuíram significativamente para que o porto registrasse uma receita recorde na história, forma R$ 158,4 Milhões.

Visando o aumento no faturamento, assim como a modernização do complexo portuário, o Governo Federal por meio do Ministério dos Transportes, irão proceder com a privatização do Porto, assim, gerando um grande investimento por parte do setor privado, consequentemente mais empregos, maior tecnologia de operação, movimentação de cargas e etc.

1 – HISTÓRIA

O Porto de Vitória está localizado no centro da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, na região da Baía de Vitória, abrangendo os dois municípios de Vitória (ilha) e Vila Velha (continente). Foi fundada em 1906 e é administrada pela Companhia Docas do Espírito Santo-CODESA, que desde 1983 é a Autoridade Portuária do Espírito Santo. O porto possui instalações públicas e arrendadas. Sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da cafeicultura. Na época, o carregamento da carga era feito no cais denominado Cais do Imperador - um simples píer de madeira (trapiche), onde hoje ficam as escadas do Palácio Anchieta. O primeiro lote de estudos sobre a construção do Porto de Vitória remonta a 1881. Em 1906, o Governo Federal autorizou a Companhia do Porto de Vitória (CPV) a construir um terminal de 1.130 m. Em 1924, a União assumiu a concessão outorgada ao CPV e a transferiu para o Governo Estadual. A primeira fase de construção terminaria somente em 1927. No ano seguinte, foi aprovada a segunda fase das obras do Cais de Vitória, que incluiu a construção dos Armazéns I e II (concluídos em 1929) e do Armazém III (1932). A inauguração se deu em 1940 e marcou o início do atual complexo portuário. Ainda na década de 1940, a CVRD instalou uma estação de carregamento de minério em Vila Velha, seguida de um terminal de granéis líquidos e do cais de Paul. Na década de 1970, o terminal de Capuaba foi concluído em Vila Velha. Cinco anos depois, um decreto do Ministério dos Transportes instituiu os distritos portuários organizados de Vitória (Vitória e Vila Vela) e Barra do Riacho (Ala Cruz). O Porto de Vitória tem (14) catorze berços de atracação e opera mais de trinta tipos de cargas, entre importação e exportação, como contêiner, trigo, automóveis, produtos siderúrgicos, malte, rochas ornamentais, concentrado de cobre, fertilizantes, graneis líquidos, etc.

2 – ACESSOS E LOCALIZAÇÃO

O acesso rodoviário é feito pelas rodovias ES-080; BR-262, que liga Belo Horizonte a Vitória, e BR-101. O acesso ferroviário é pela Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM, da Vale S.A., e pela Ferrovia Centro-Atlântica S.A., malha Centro-Leste, antiga Superintendência Regional de Campos (SR-8) da Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA. O acesso marítimo é pela barra, com 250 m de largura e 19 m de profundidade. O canal de acesso de 7,5 km, tem 120 m de largura máxima. Por via aérea o acesso é feito pelo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, distante 18 km do Centro da capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (715.3 Kb)   docx (622.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com