TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação de Soluções

Por:   •  5/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

Faculdade de Tecnologia – FT

Departamento de Engenharia Química

Experimento 06- Rendimento de uma reação de precipitação

Data do experimento: 16/01/2015

Turma A de Engenharia Química

Alunos: Adria Pinheiro de Alencar - 21454699

Caio Pardo Corso - 21452672

Natália Melo Ferreira –21453437

Manaus, AM

30 de janeiro de 2015

Sumário:

  1. Introdução......................................................................................................página 3
  2. Finalidade.......................................................................................................página 4
  3. Parte Experimental.........................................................................................página 4
  4. Discussão de resultados.................................................................................página 5
  5. Conclusão.......................................................................................................página 6
  6. Referências.....................................................................................................página 6
  7. Anexo..............................................................................................................página 7

  1. Introdução:

  No contexto de rendimento de reações químicas de precipitação, está incluso diversas ramificações da química, as quais exigem conhecimento básico de cálculos matemáticos, tais são: estequiometria, grau de pureza, rendimento de uma reação e excesso de reagente. Ao se referir a grau de pureza, sabe-se que a maioria das substâncias que atuam em processo químico não são puras, logo em cálculo estequiométrico muitas vezes é necessário descontar as impurezas. Para obter um real levantamento do rendimento de uma reação é importante que se leve em consideração certos fatores, como: aparelhos utilizados, deficiência do operador e as impurezas das substâncias.

  No início do século XX, por meio de uma análise gravimétrica muito meticulosa, T. W. Richards determinou, com uma precisão de seis algarismos significativos, as massas atômicas de Ag, Cl e N. Tal pesquisa permitiu a determinação precisa das massas atômicas de vários outros elementos.Por desta descoberta no passado, atualmente é possível fazer análise do rendimento para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, calcular a porcentagem real de determinado elemento, a partir da fórmula química do composto e das massas atômicas dos elementos que constituem o composto pesado. A separação do constituinte pode ser efetuada por meios diversos, mas nesta prática foi utilizada a precipitação. De forma geral, a precipitação segue as seguintes etapas:

  Pesagem > precipitação > filtração > lavagem > calcinação > resfriamento > pesagem > cálculos

Características do processo de precipitação:

1. Pesagem:A amostra deve ser pesada em balança analítica, pois é de uso mais restrito na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra.

2. Precipitação:Gerada a partir de uma reação química que leva à formação de um sólido (denominado precipitado). Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido à reação química ou quando a solução for supersaturada por um composto.

3. Filtração:O correto procedimento de filtragem é um dos fatores importantes em uma análise química, pois caso não seja devidamente executado, gerará erros consideráveis entre os resultados obtidos e a realidade da amostra em análise.

4. Lavagem do precipitado:Procedimento para recuperação dos vestígios do precipitado eventualmente presos nas paredes do recipiente.

5. Calcinação:

•Água adsorvida (presa na superfície);

•Água ocluída (presa nas cavidades);

•Água sorvida (presente na cavidade das partículas);

•Água essencial (água de hidratação ou, de cristalização, ou de constituição).

6. Resfriamento:A amostra depois de calcinada é transferida com o uso de uma garra ou espátula para o dessecador para resfriar. Após o resfriamento o papel filtro com a amostra calcinada é pesado.

7. Pesagem:O uso da balança analítica é recomendado. O procedimento de calcinação e resfriamento

deve ser repetido até massa constante.

  1. Finalidade:

- Estudar uma reação de precipitação;

- Calcular o rendimento de uma reação;

  1. Parte Experimental:

3.1- Material:

                          - 2 vidros de relógio;                               -Funil;

                          - 2 provetas;                                             -Suporte com anel de ferro;

                          -2 béqueres;                                             -Estufa;

                          -2 bastões de vidro;                                -Dessecador;

                          - Papel filtro;

                     

                   

                   

                     3.2- Procedimento experimental:  

                        Primeiramente, deve-se pesar na balança de analítica 0,80 gramas de cromato de potássio (KCr), transferir para um dos béqueres e adicionar 100 ml de água destilada. Mexer a solução com bastão de vidro até haver total dissolução. Feito isso, deve-se pesar 0,60 gramas de cloreto de bário (BaCl₂), transferir para o outro béquer, adicionar 50 ml de água destilada e mexer a solução até haver completa dissolução. Em seguida, é necessário encaixar o funil de filtração ao suporte, por meio de um anel de ferro, juntamente com o papel filtro.  Adiciona-se a solução de cloreto de bário à de cromato de potássio e agita-se a mistura. Dá-se início à filtração despejando-se cuidadosamente a mistura no funil com papel filtro, para que não haja perda de precipitado.  Deixar decantar. Após a decantação completa, retira-se o papel filtro, coloca-se o mesmo sobre um vidro de relógio e leva-se estes para secar na estufa à 150ᵒC por 15 minutos. Despeja-se o filtrado em local apropriado. Retira-se o precipitado da estufa direto para o dessecador. Quando estiver frio, deve-se pesar o papel filtro com precipitado e tomar nota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com