TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação e Purificação do Dicromato de Potássio

Por:   •  4/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

 

 

 

 

 

RELATÓRIO Nº1

PREPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO DICROMATO DE POTÁSSIO

 

 

 

 

Alunos:

                                  BRUNA MARQUES PORTES

CICERO JUNIO FERREIRA CAIRES

LETÍCIA CAMPOS MENDONÇA GARCIA

MILENA TOMÉ CARNEIRO

 

 

 

UBERLÂNDIA – MG

2018

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Curso de Graduação em Engenharia Química

BRUNA MARQUES PORTES

CICERO JUNIO FERREIRA CAIRES

LETÍCIA CAMPOS MENDONÇA GARCIA

MILENA TOMÉ CARNEIRO

 

 

 

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO:

“Preparação e purificação do Dicromato de Potássio”

 

 

 

 

 

Relatório referente ao experimento sobre preparação e purificação do Dicromato de Potássio, entregue ao professor Doutor Edson Nossol, como avaliação parcial da disciplina Química Inorgânica experimental.  

 

 

 

Uberlândia

Outubro de 2018

 

 

 

1-INTRODUÇÃO

O cromo e seus compostos são amplamente utilizados em processos agrícolas e industriais como fertilizantes e pigmentação. Os estados de oxidação do cromo variam de -2 a +6.

O cromato (CrO4-2 ) e o dicromato (Cr2O7 2- ) são as formas aniônicas mais comuns de Cr(VI) e variam em função da concentração de cromo . Dentre os sais destes ânions destaca-se o dicromato de potássio (K2Cr2O7), por ser um sólido cristalino de coloração vermelho-a laranjada, e é empregado em processos industriais e laboratoriais, por ser um forte agente oxidante.

O composto é usado industrialmente como um agente de oxidação na indústria química e na produção de produtos corantes, é um reativo químico usado para a limpeza de materiais de vidro de laboratório e em analises volumétricas, e também é utilizado nos bafômetros. O bafômetro é um aparelho que mede o teor alcoólico por meio de uma reação de oxidação do etanol, em que o Dicromato oxida o álcool etílico. Na reação final o Dicromato, inicialmente alaranjado, dá origem ao sulfato de cromo com coloração verde.

Segundo (CHANG, R, 2010)

" As reações de oxirredução ou redox, são consideradas reações de transferências de elétrons, em que a maior parte dos elementos metálicos e não metálicos é obtida por processo de oxidação ou redução"

O (K2Cr2O7) apresenta uma elevada variação da solubilidade em função da temperatura. Sabendo que solubilidade é a propriedade, em que o soluto tem de se dissolver espontaneamente em outra substância denominada solvente. Uma vez misturada, soluto e solvente, forma uma mistura chamada solução.

A temperatura é o único fator, capaz de modificar a solubilidade de um soluto em um determinado solvente sem que a quantidade seja alterada.

Ainda segundo CHANG 2010 ...

Como o objetivo de qualquer reação é produzir a quantidade máxima de produto a partir dos materiais iniciais, frequentemente se utiliza um dos reagentes em excesso para assegurar que o reagente mais caro seja completamente convertido no produto desejado.

O reagente consumido em primeiro lugar em uma reação é designado reagente limitante, pois a quantidade máxima de produto formado depende da quantidade de sal desse reagente. Quando todo esse reagente é consumido, não se pode formar mais produto.  Reagentes em excesso são os reagentes presentes em quantidades superiores aquelas necessárias para reagir, com dada quantidade de reagente limitante.

Para determinar o quão eficiente uma reação pode ser, usa se a noção de porcentagem de rendimento para descrever a proporção entre rendimento real e rendimento teórico.

2-OBJETIVO

O objetivo da aula prática foi aplicar o conceito de solubilidade na preparação e purificação do dicromato de potássio, dispondo de tabelas de solubilidade do dicromato de potássio , cloreto de sódio, e dicromato de sódio.

3- PARTE EXPERIMENTAL

3.1 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O experimento foi realizado em duas partes: na primeira realizou-se a preparação do Dicromato de Potássio, e na segunda, o processo de purificação do mesmo.

Parte I

Na preparação do sal, pesou-se 2,5030 g de Cloreto de Potássio (KCl) em um béquer de 100 mL, adicionou-se 7,5 mL de água destilada por meio de uma proveta, e em seguida aqueceu-se o composto no bico de Bunsen com o auxílio de uma manta de aquecimento, até que fosse dissolvido completamente.

Após esse procedimento, pesou-se, em outro béquer, 4,5701 g de dicromato de sódio dihidratado(Na2Cr2O7. H2O), adicionou-se 5 mL de água destilada, e posteriormente, aqueceu-se no bico de Bunsen novamente, até a total dissolução do sal. Em seguida, juntou-se as duas soluções preparadas e resfriou-se em um banho de gelo. O sólido obtido (Dicromato de Potássio), foi filtrado em um funil de Buchner e colocado para secagem em um prazo de 15 dias.

Parte II

Iniciou-se a aula com a pesagem da massa do dicromato de potássio, obtida na aula anterior.

Purificação:

Para purificar o produto, usou-se a tabela de solubilidade disponível na apostila para realizar o cálculo da quantidade de água necessária para dissolver a massa obtida a 100°C. A massa pesada foi 3,478 g e a quantidade necessária de água foi de 3,41 mL (através de regra de três). Adicionou-se a água ao sal e aqueceu-se no bico de Bunsen. Agitou-se até dissolvê-lo. Em seguida, resfriou-se a solução em banho de gelo, e separou-se os cristais por filtração, através de um funil de Buchner.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (509.6 Kb)   docx (338.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com