TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios De Eletrônica analógica

Por:   •  12/12/2021  •  Artigo  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fonte simétrica ajustável + Circuito Comparador

José Anderson Grangeiro Tavares; Gabriel Carvalho Santos Costa; Samuel Guimarães de Santana

Abstract .

Este presente está relacionado com o trabalho proposto na disciplina de Principios de Eletrônica Analógicam como avaliação da Terceira unidade e consiste na elaboração de um circuito comparador com transistores e amplificadores operacionais, demonstrando o seu funcionamento atrelado a uma fonte simétrica ajustável, que ao regular a tensão de saída, irá interferer diretamente no funcionamento do circuito.

Palavras Chaves: Circuito Comparador; Amplificadores Operacionais; Fonte Simétrica Ajustável;

  1. INTRODUÇÃO[1]

A fonte de alimentação simétrica, é basicamente, composdta por duas fontes de alimentação ligadas entre si. Um dos terminais da fonte é conectado ao complementar da outra fonte, de maneira que temos duas fontes com polaridades invertidas, que geralmente são as fontes alimentadoras de circuitos com amplificadores operacionais. Vale lembrar que a tensão de alimentação sempre tem que ser maior que o dobro da tensão simétrica.

Os amplificadores operacionais são Ci`s que são capazes de amplificar um sinal de entrada e realizar operações matemáticas. Já um comparador pode funcionar juntamente a uma fonte de alimentação simples.

 O Funcionamento desses três itens em conjunto nos retornam justamente um circuito de controle de velocidade de um motor DC, por meio do ajuste da tensão de entrada, trazendo assim um sistema de funcionamento aproximado de um motor

  1. Metodologia

Neste trabalho foi utilizado o Software proteus, no iniuito de obter uma simulação próxima do que seria encontrado fisicamente, com a intenção de facilitar a interação e elaboração do artigo.

E como validação dos resultados obtidos, pode-se compara com os cálculos teóricos anteriormente apresentados em sala.

Foi montada uma fonte simétrica (duas fontes ligadas entre si, com um dos terminais da fonte conectado ao terminal complementar da outra fonte) com uma tensão variável de 0 a 15V, por meio de uma resistência, fazendo com que pudéssemos obter um sinal ou tensão de saída, no ampop comparador sempre que fosse maior que 8v.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Mesmo com uma variação de tensão na fonte simétrica, não foi possível executar plenamente a comparação (papel do amplificador operacional) de acordo com o sinal de entrada e estabelecido no projeto afim de verificar o funcionamento do motor com uma tensão acima de 8v

[pic 2]

Figura 1:Cicuito completo Fonte simétrica Ajustável + Circuito comparador.. Fonte própria (Matlab).

.

  1. CONCLUSÃO

Devido a problemas técnicos (bug no software utilizado) , erros operacionais e a falta de embasamento teórico e prático por meio dos alunos, foram encontradas dificuldades na realização do presente trabalho proposto na disciplina. Salienta-se que essa ausência não é de responsabilidade do Mestre da disciplina, mas sim de dificuldades encontradas pelos membros da equipe devido a horários de trabalho e trabalhos de outras disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (469.8 Kb)   docx (408.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com