TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Fabricação II

Pesquisas Acadêmicas: Processo De Fabricação II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

Processo de Fabricação II

Furadeira

Furadeira é uma máquina-ferramenta que permite executar operações de furar , roscar , furo com machos ; rebaixar , escarear e alargar furos . Essas operações são executadas pelo movimento de rotação e avanço das ferramentas fxadas no eixo principal da máquina.

O movimento de rotação é transmitido por um sistema de engrenagens ou de polias, impulsionados por um motor elétrico. O avanço é transmistido por um sistema de engrenagem (pinhão e cremalheira) que pode ser manual ou automático.

Tipos de Furadeiras

A escolha da furadeira está relacionada ao tipo de trabalho que será realizado.Assim , temos:

• Furadeira portátil ;

• Furadeira sensitiva;

• Furadeira de bases magnética;

• Furadeira de coluna ;

• Furadeira radial ;

• Furadeira múltipla ;

• Furadeira de fusos múltiplos .

Torno Mecânico

Torno mecânico é uma máquina-ferramenta utilizada para executar operações de usinagem cilíndrica externa ou interna e outras operações que normalmente são feitas por furadeiras , fresadoras e retificadoras , com adaptações relativamente simples.

A principal característica do torno é o movimento rotativo contínuo realizado pelo eixo-árvore , conjugado com o movimento de avanço da ferramenta de corte. As outras características importantes são o diâmetro do furo do eixo principal , a distância entre pontas e a altura da ponta , que compreende a distância do fundo da cava ao barramento e ao carro principal.

O torno básico é o torno universal ; estudando seu funcionamento é possivel entender todos os outros tipos de torno por mais sofisticados que sejam.

Partes principais do torno

As partes principais do torno universal são : placa , cabeçote fixo , recâmbio , caixa de engrenagem , barramento , carro principal e cabeçote movel.

Tipos de torno

Existem dois tipos básicos de torno : horizontal , também chamado universal , e vertical.

Esses dois tipos dão origem a outros , com pasrticularidades providas por mecanismos e ferramentas especiais. Assim , temos:

• Torno horizontal ;

• Torno vertical ;

• Torno copiador ;

• Torno CNC ;

• Torno revólver ;

• Torno de placa .

Operações do torno

O torneamento é um processo de usinagem que se baseia no movimento de peça ao redor de seu próprio eio , com a retirada progressiva de cavaco . O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante , com dureza superior à do material a ser cortado.

O torneamento exige três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta : corte , avanço e penetração.Variando os movimentos , a posição e o formato da ferramenta, é possivel realizar grande variedade de operações , tais como : faceamento , torneamento cilíndrico , furação , torneamento cônico, interno , externo , sangramento , corte e recartilhamento.

Fresadoras

A fresagem é uma operação de usinagem na qual o material é removido por meio de uma ferramenta giratória chamada de fresa e que apresenta múltiplas arestas cortantes .Cada aresta remove uma pequena quantidade de material “ cavaco “ a cada volta do eixo no qual a ferramenta é fixada.

Fresadora

A fresadora é uma máquina-ferramenta de movimento contínuo que realiza usinagem de materias por meio de uma ferramenta de corte chamada de fresa.

A fresadora permite realizar operações de fresagem de fuperficies planas , côncavas , convexas e combinadas .

A fresadora é constituida das seguintes partes principais: corpo , eixo principal , mesa , carro transversal , suporte da mesa , caixa de velocidade do eixo principal , caixa de velocidade de avanço , torpedo.

Características da fresadora

Para a usinagem de materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com