TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Gerencial

Dissertações: Processo Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  4.189 Palavras (17 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 17

O planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planejamento abrangente para integrar e coordenar as atividades. Planejamento estratégico como já visto trata-se de um planejamento a longo prazo que tem por objetivos criar produtos ou serviços que possam ser trabalhados e aperfeiçoados durante um longo período de tempo em simetria entre dirigentes e operários de todos os setores que englobam a empresa e o ambiente de trabalho para que possa ao final deste projeto obter êxito e satisfação, mas o mais importante obter lucros e o retorno desejado.

É um planejamento tático: é o que abrange cada departamento da organização, a um planejamento com duração de tempo menor. O planejamento tático tem um tempo de duração mais curto que o estratégico e está voltado mais especificamente a variáveis condições de mercado metas financeiras e recursos necessário para executar a missão. Todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico. O planejamento operacional são os recursos a serem utilizados e pode ser feito por etapas, analisando os objetivos e o que será necessário para complementar, deverá também planejar o tempo das atividades para que não ultrapassem o planejado, planejamento operacional também é a captação de recursos destinados as despesas orçamentarias: mão-de-obra, equipamentos, viagens de negócio(trabalho), combustível etc., é um planejamento mas especifico, minucioso, que prevê os custos, o tempo e os riscos envolvidos.

Planejamento estratégico

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico, os dirigentes no nível institucional precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo. Quando se trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tem tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis. É necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. O planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais. (CHIAVENATO, 2011).

Segundo (OLIVEIRA, 2008) Planejamento estratégico é o instrumento administrativo que mais tem contribuído para a eficácia das organizações e tem forte interação com os planejamentos táticos e operacionais. É a metodologia administrativa que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controlável – e atuando de forma inovadora e diferenciada.

Planejamento tático

Segundo CHIAVENATO 2011, o planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los. Planejamento tático é uma área especifica da empresa como um departamento ou divisão de médio prazo com limitações das variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação a tradução e intepretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental (articulação interna), é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. Como todas as pessoas estão tomando decisões o tempo todo, é importante notar que existem três diferentes áreas de decisão na empresa: decisões estratégicas, decisões administrativas e decisões operacionais:

De acordo com (OLIVEIRA 2008) Planejamento tático é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultados da administração. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as politicas orientativas para o processo decisório da organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Visão de futuro é a arte de ver o invisível, e arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas vê problemas, quando vê o que quase todos veem deixa de ser alguém especial e vira maioria e infelizmente maioria é muito limitado (ROBERTO SHINYASHIKI).

A obtenção de sucesso necessita de planejamento e de pessoas otimistas que transformam desvantagens em deis vantagens, por mais longo que seja o projeto vai valer a pena afinal quem não desiste geralmente se destaca e consegue seus objetivos seja na vida pessoal ou profissional.

O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas, ele se antecipa, o futuro é consequência do presente um vencedor não se acomoda com o sucesso de hoje ele sabe que na garupa do sucesso sempre vem o fracasso. (ROBERTO SHINYASHIKI)

Precisamos fazer projetos, que sejam tão bons que, não sirvam apenas para o presente, mas que, possamos renová-los a cada período de tempo, para que o atual seja bom e o futuro chegue renovado de garantias e esperanças.

E se não se empenhar correra o risco de amargar derrotas no futuro o sucesso tende a levar a acomodação. (ROBERTO SHINYASHIKI)

Devemos encarar o sucesso como fruto do trabalho este que, se renova a cada dia utilizando de todos os recursos que temos e podemos ter, portanto os projetos do presente e a continuação destes vão garantir um futuro no mínimo satisfatório.

A globalização é um fenômeno do mundo dos negócios, imprevisível e irresistível, gostemos dela ou não, o profissional do futuro tem ficar conectado 24 horas, ou seja, o profissional deste século que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, workshop, etc. para empreender neste mercado global. (PAULO BARETO DOS SANTOS)

Nos dias atuais os profissionais devem se capacitar cada vez melhor, pois o mundo atual (globalizado) exige qualificação e profissionalismos dos participantes e colaboradores a fim de obter resultados positivos de acordo com seus projetos no mercado global com um todo.

Ele quer segurança, e sabe que a segurança vem da criatividade e do arrojo: numa palavra, a segurança vem do risco. (PAULO BARETO DOS SANTOS)

Risco esse que corremos quando, tentamos inovar, mas é preciso novas experiências, pois com elas é adquirimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com