TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Gerencial

Dissertações: Processo Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O Planejamento é a base para administrar qualquer situação, seja ela pessoal ou profissional, através do planejamento é possível traçar objetivos, diminuir os riscos e as incertezas, permite fazer uma análise antes de concluir qualquer atividade, ele nos permite organizar melhor as ideias, com possibilidades de mudança e melhorias.

Planejamento não é garantia de sucesso, pois em todo processo de organização e execução podem ocorrer problemas, por isso é necessário para um bom planejamento que exista um plano B; por isso ele é dividido em Planejamento Estratégico, Tático e Operacional.

Etapa 1

Planejamento

PLANEJAMENTO FONTE PLT 302. FONTE 1

Planejamento e Controle.

Por Wagner Herrera FONTE 2

O que é Planejamento Estratégico.

Por Rebeca Peleteiro

Definições de Planejamento:

Fonte PLT 302

Podemos entender que, o planejamento de uma empresa divide-se em três etapas:

• Planejamento Estratégico;

• Planejamento Tático;

• Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico

É um processo realizado no nível institucional da empresa. Nessa etapa, a empresa faz uma análise geral do negócio, busca o maior número possível de informações, tem que ser realista ao invés de deixar a emoção agir; ela sabe que os problemas não vão deixar de existir, portanto ela visa prevenir-se de eventuais problemas que possam surgir.

O planejamento estratégico é de longo prazo. Devido a isso, a empresa tem a possibilidade de ver quanto será o seu faturamento num prazo médio de cinco anos, quanto serão seus lucros e prejuízos.

É importante que a empresa faça uma análise detalhada do meio em que está ou estará integrada. Saber o perfil do futuro consumidor é uma boa geração de novas ideias, o que poderá resultar em ótimas oportunidades.

Resumindo, é através do planejamento estratégico que se torna possível analisar o futuro do negócio, se será viável, e se vai trazer uma rentabilidade favorável as expectativas de seus investidores.

Embora, realizar o planejamento não garanta o sucesso do negócio, se os investidores souberem aproveitar bem as oportunidades, poderão diminuir os riscos e as incertezas, o que contribuirá para um projeto no mínimo rentável.

Planejamento Tático

É realizado no nível intermediário da empresa. Após realizar o planejamento estratégico e visto que este é viável, vê-se a necessidade de um planejamento mais detalhado. É aí que entra o papel do planejamento tático.

Cada setor dentro da empresa tem o seu próprio planejamento tático que tem como base o planejamento estratégico. Ele é elaborado pelos seus gerentes e executivos, onde cada qual determina seus próprios objetivos e meios para alcançá-los, lembrando sempre que as suas tomadas de decisões implicarão no sucesso ou fracasso da instituição.

Divide-se Em Quatro Subplanos:

Planos de Marketing: A empresa demonstra e desafia às empresas concorrentes a qualidade dos produtos e serviços por ela fornecidos.

Planos de Produção: A empresa procura centralizar as operações nas fábricas mais eficientes.

Planos de Pessoal: Funcionário mais preparado é mais produtivo. Por isso a empresa vê o treinamento e a capacitação dos funcionários como uma forma de investimento.

Planos Financeiros: A empresa procura a redução dos custos e o aumento satisfatório dos lucros.

Planejamento Operacional

É realizado em curto prazo. Na medida em que as tarefas vão sendo realizadas, o planejamento operacional está voltado ao “o que fazer” e “como fazer”, ou seja, é um planejamento realizado dentro do cotidiano da empresa. Foca apenas numa única tarefa ou operação, na medida em que estas vão surgindo. Visando sempre aperfeiçoar e maximizar os resultados, procurando sempre alcançar a eficiência.

Divide-se Em Quatro Tipos:

Procedimentos: É um sistema de passos padronizados que servem para orientar como determinada tarefa deverá ser feita e como deverá ser feita.

Orçamentos: Em um determinado período de tempo, são os planos operacionais relacionados com o dinheiro. Exemplos: Fluxo de caixa, despesas do departamento, reparos e manutenção de máquinas e equipamentos; entre outros.

Programas ou Programações: Relacionam-se com o tempo e as atividades a serem realizadas. Exemplos: Cronogramas, Gráfico de Gantt, o PERT; entre outros.

Regras e Regulamentos: Relacionam-se com o comportamento solicitado às pessoas. Demonstram como estas deverão se comportar em certas situações; o que devem e o que não devem fazer.

Fonte 1

“Planejar sempre foi uma necessidade do homem”...

(Wagner Herrera)

Segundo o autor, o ato de planejar é algo característico de todo ser humano. O homem vê o planejamento como uma forma de prevenir-se de possíveis danos que possam surgir em sua vida num âmbito geral, seja ele pessoal ou profissional.

O autor também nos informa que foi através da agricultura que o homem percebeu a possibilidade de se alcançar objetivos após planejá-los: ele seleciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com