TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Gerencial

Dissertações: Processo Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  9.027 Palavras (37 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 37

tr

abalhos do curso de recursos humanos faculdade anhanguera campinas

1 ATPS TECNOLOGIA DE GESTÃO1 ATPS TECNOLOGIA DE GESTÃO

A sociedade sofre mudanças significativas no que tange a tecnologia, economia, política, ecologia e aspectos sociais, as empresas então devem estar prontas para acompanhar essas mudanças e adaptarem ás novas exigências do mercado. As organizações precisam ser flexíveis e criativas, para que possam mudar seus métodos, técnicas e processos e ajustar seus planejamentos estratégico e operacional sempre que preciso. Buscar a eficiência e eficácia implica em compreender o ambiente, tanto interno quanto externo. A base de uma organização é o conhecimento dos seus colaboradores.

A EMPRESA

EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA - INFRAERO

Localização: Aeroporto Internacional de Brasília, s/nº.

Área Especial – Lago Sul

CEP 71608-900 - Brasília – DF

A Infraero é uma empresa pública nacional habituada à diversidade brasileira. Sediada em Brasília, está presente em todos os Estados brasileiros, reunindo uma força de trabalho de aproximadamente 36.800 profissionais, entre empregados concursados (13.500) e terceirizados (23.300). Vinculada à Secretaria de Aviação Civil, a Infraero administra desde grandes aeroportos brasileiros até alguns tão pequenos que ainda não recebem voos comerciais regulares, portanto, é considerada uma empresa de grande porte. Ao todo são 66 aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, além de 34 terminais de logística de carga.

A infraestrutura aeroportuária brasileira, que pode ser equiparada aos padrões internacionais, está sendo modernizada para atender à demanda dos próximos anos.

O foco da Infraero, em todas as suas ações, está na segurança e no conforto dos usuários do transporte aéreo, além de sua responsabilidade social e Ambiental.

Missão:

Prover Infraestrutura e serviços aeroportuários e de navegação aérea, contribuindo para a integração nacional e o desenvolvimento sustentável do país.

Visão:

Ser reconhecida pela excelência da infraestrutura e dos serviços aeroportuários e de navegação aérea.

Valores:

• Qualidade, segurança e confiabilidade dos serviços;

• Responsabilidade institucional e socioambiental;

• Ética e transparência nas ações; Comprometimento com as diretrizes governamentais;

• Colaboradores valorizados e comprometidos;

• Autonomia de gestão;

• Geração de resultados com economicidade.

Justificativa da escolha:

A Infraero foi escolhida por ser uma empresa que sempre está passando por desafios e pela sua importância para o desenvolvimento do país. A gestão pela qualidade total, largamente utilizada, filosofia de trabalho que busca a satisfação do cliente, seja ele interno ou externo, contando com o comprometimento de todos para atingirem as metas estabelecidas, pode ser um instrumento de trabalho para o administrador.

Contato da equipe na empresa:

Nome: RONALDO LINS DE LIMA

Cargo: PSA – Profissional de Serviços Aeroportuários

Formação acadêmica: Superior (C. Contábeis).

Idade: 52 anos

Tempo de empresa: 10 anos

Mudança organizacional e quebra de paradigma

Mudança organizacional é o conceito e a ação de mudança em toda uma organização. Geralmente essa mudança consiste numa reorganização fundamental e drástica na maneira de operar. Começando com uma avaliação organizacional, ela muda a maneira de perceber, pensar e desempenhar. Mudanças na missão e visão, gerenciamento de processos, tecnologia e estratégia empresarial são áreas que determinarão algum tipo de transformação organizacional. A liderança pode fazer uma grande diferença e sua importância está se intensificando, no que se refere ao sucesso organizacional e na quebra de paradigmas. Entretanto, muitas organizações ainda conhecem pouco sobre as qualidades e a prática de uma liderança organizacional eficiente e do gerenciamento de mudanças. O paradigma, portanto, oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo quando muitas questões surgem, já não são solucionadas pelo paradigma vigente, as teoria entra em crise e da inicio a uma revolução e a um novo paradigma. Convém lembrar que uma mudança em geral implica reajustar crenças, incorporando nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirido, e não necessariamente, uma transformação radical.

Gestor organizacional

No passado, as mudanças organizacionais eram feitas através de decisões tomadas pela alta administração e implementadas através de autoridade e poder. Essa maneira de mudar não funciona nos dias atuais porque em uma época em que o conhecimento é uma das ferramentas principais para o desenvolvimento, a alta administração precisa da participação dos funcionários que lidam diretamente com informações estratégicas para a empresa, possuindo dados necessários à concepção, planejamento e execução das mudanças. As empresas começam a perceber que a utilização de suas competências internas é a chave para elaborar e implementar manobras estratégicas mais eficazes e ágeis. Ou seja, para mudar com sucesso é preciso envolver seus funcionários em todo o processo de mudança e desenvolver competências específicas, tais como técnicas de análise e resolução de problemas, de trabalho em equipe, de modelagem de sistemas, de mudança de atitudes e comportamentos, e de gerenciamento da cultura organizacional. Estas competências definem o perfil profissional dos gestores de mudança. Hoje cada gestor tem que possuir qualificações, conhecimentos e competências necessárias à identificação da necessidade de uma mudança organizacional e a sua implantação. Na verdade cada gestor em sua área fica responsável pelas mudanças estruturais e pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com