TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Multidisciplinar De Auto Aprendizagem

Monografias: Processo Multidisciplinar De Auto Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Introdução 4

A Gestão da Logística 5

Custo de Transporte 7

Intermodalidade ou multimodalidade 11

Controle de Estoques 0

Considerações Finais 0

Referências Bibliográficas 0

INTRODUÇÃO

A gestão da logística pode determinar o sucesso ou o fracasso ou qualidade de uma empresa.

Investimento na qualificação das pessoas envolvidas é igualmente estratégico, pois a qualificação e competência e indispensáveis para uma gestão eficiente e eficaz minimiza o custo e aumentar a produtividade em todas as áreas da cadeia de Suprimentos e Distribuição. Uma visão detalhada dos custos de Logística apresenta uma metodologia de como gerenciá-los, criando condições para competitividade num ambiente cada vez mais competitivo.

Custos de armazenagem: Os custos logísticos identificado nos estoques, inventários, fluxo de informação, planejamento operacional, embalagem, movimentação, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimento transporte e planejamento estratégico esses custos e muito significativo dentro da empresa. Entre outros as despesas do armazém aluguel, IPTU, água, luz, telefone, manutenção predial, material de escritório ,segurança, limpeza, recebimento/expedição, empilhadeira, conferente de estoque, gerencia.

A empresa que identifica valor real dos custos de armazenagem melhora uma tomada decisão ou imprevistos que pode ter custo adicional.

Custo de movimentação: o custo de movimentação agrega diretamente ao custo final de um produto, mas às vezes pode não elevar o valor do produto no mercado, sendo assim temos algumas vantagem que podem ser obtidas através de uso equipamento adequado em termos de números e características para movimentação, na mão de obra trocando trabalho braçal por equipamento mecânicos que reduz o tempo de movimentação, estrutura e acondicionamento do material e um transporte mais eficaz resulta em um índice de perdas menores. Um sistema de movimentação de materiais tendo recursos possibilita a redução do custo final de um produto.

Lista dos custos de movimentação e custo de armazenagem;

01. Custos - conceitos e aplicações;

02. Impacto no valor de compra e venda – mercado interno e externo;

03. Custos fixos e variáveis;

04. Componentes dos custos logísticos;

05. Formas de calcular o custo logístico

06. Principais custos Logísticos:

6.1. Estoque

6.2. Armazenagem

6.3. Equipamentos

6.4. Transportes

6.5. Seguros e taxas

6. Administrativos

6. Serviços logísticos

07. Fatores que afetam o cálculo e controle de custos;

08. Montando uma planilha de custos;

09. Análise técnica e operacional.

CUSTO DE TRANSPORTE

No plano nacional ou internacional, é considerado como um dos subprocessos mais relevantes da logística. Envolvendo o deslocamento externo do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente, estando eles em forma de materiais, componentes, subconjuntos, produtos semi-acabados, produtos acabados ou peças de reposição. É o fator que na utilidade do tempo determina com que rapidez e consistência um produto move-se de um ponto ao outro.

Segundo Gurgel (2000, p398), os principais objetivos da qualidade do transporte estão associados aos objetivos finais da empresa; portanto, devem sertratados de modo a corresponder as expectativas previstas em termos de qualidade.

• Fazer com que o produto chegue ao seu destino final sem qualquer tipo de avarias;

• Cumprir os prazos previstos, evitando assim, transtornos ao cliente;

• Entregar a mercadoria no local certo, bem jcomo facilitar o processo de descarga para o cliente;

• Investir no aprimoramento dos processos, possibilitando, assim executar o processo de forma mais agil; e

• Reduzir os custos de entrega, levando-se em consideração a satisfação do cliente e os beneficios gerados para a organização.

Com uma correta utilização dos modos de transporte, muitas empresas conseguem um diferencial competitivo no mercado, como o elo entre o fabricante e o consumidor final, portanto isto precisa ser analisado cuidadosamente, analisando o seu impacto na apuração final dos Custo Logísticos Totais; As empresas devem sempres estar atentas os gerenciamento dessa funções, pois a sua eficiência está ligada à satisfação do cliente e à minimização dos custos.

Segundo Fleury (2004), a decisão de manter uma frota própria ou terceirizada, devemos considerar os aspectos custo, qualidade do serviço e a rentabilidade financeira das alternativas, ou seja, isto tem que dar retorno ao acionista. Segundo ele algumas caracteristicas contribuem para essa decisão, tais como o tamanho da operação, a capacitação interna, a competencia do setor, captação de cargas de retorno e o modal utilizado, pois se houver necessidade de um investimento muito alto, como em uma ferrovia ou dutovia, é preferivel terceirizar a operação.

Com operações proprias ou terceirizadas, devemos sempre buscar a otimização do transporte, por meio de economias de custos, exemplo; utilizando o frete de retorno, ferramentas de otimização (pesquisa operacional e computação), desenvolvendo rotas pro meio de ciclos fechados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com