TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Sysmematic FMEA

Projeto de pesquisa: Processo Sysmematic FMEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade mostrar a aplicação da ferramenta FMEA em sua teoria e prática em um processo da indústria de borracha. Através desta ferramenta buscou-se reconhecer e avaliar as falhas potenciais de um processo e seus efeitos. Foram identificadas ações que poderiam eliminar ou reduzir a chance de as falhas potenciais virem a ocorrer. Durante a aplicação prática da ferramenta e partir de uma identificação criteriosa dos seus pontos críticos provou-se as vantagens da sua utilização. A principal delas é a contínua busca por um processo isento de riscos gerando alta qualidade para o processo.

Palavras-chave: FMEA; Ferramentas da Qualidade, Borracha

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. DEFINIÇÃO 5

2.1 Tipos de FMEA 7

2.1.1 FMEA de Projeto (Produto) 7

2.1.2 FMEA de Processo 7

2.2. Propriedades 7

3. IMPLEMENTAÇÃO

3.1 Dados históricos

3.2 Técnicas auxiliares

3.3 Coleta dos dados

4. ESTUDO DE CASO

4.1 Sistemática do FMEA de processo

4.1.1 Fluxograma

4.1.2 Preenchimento do formulário

4.2 Resultados obtidos

5. Conclusões

5.1 Quando executar uma FMEA

6. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO

Com a globalização e a competitividade entre as organizações torna-se necessário e indispensável lançar no mercado produtos com alta confiabilidade a preços competitivos que atendam aos requisitos de satisfação com a garantia de um bom produto para o cliente.

Aplicando a técnica da ferramenta FMEA é possível proporcionar a identificação dos tipos de falhas, suas causas e seus efeitos sob o ponto de vista do cliente tanto em processos como em produtos e serviços.

Um dos fatores mais importantes para implementação com sucesso de um programa de FMEA é a sua execução antes dos acontecimentos. A FMEA deve ser uma ação de prevenção para que possamos executar processos mais enxutos e planejados.

Para que seja possível a implementação do FMEA, deve-se determinar e ter em mente que a FMEA seja o resultado de um trabalho em equipe.

Conhecendo as funções e a importância da ferramenta, o desenvolvimento da FMEA para o caso mencionado gerou resultados que são aplicados em todos os processos em desenvolvimento, seja pelo histórico gerado como pelo óbvio lucro obtido em termos de tempo.

2. DEFINIÇÃO

A ferramenta FMEA pode ser compreendida como uma metodologia sistemática que permite identificar potenciais falhas de um sistema, produto, projeto e/ou serviços, com o objetivo de eliminar ou minimizar os riscos associados, antes que possíveis falhas aconteçam.

O foco é eliminar os tipos de falha ou reduzir os riscos operacionais de sistema. A FMEA é muito importante para identificar a necessidade de um projeto visando sua confiabilidade como resultado da análise do projeto ou produto. Esta análise ajuda a aumentar o conhecimento do produto e as possíveis conseqüências das falhas decorrentes do processo de projeto, assegurando que os resultados de qualquer falha, eventualmente ainda existente, possam causar o mínimo de problemas.

2.1. Tipos de FMEA

2.1.1 FMEA de Projeto (Produto)

Utilizado para identificar as falhas potenciais existentes no projeto do produto. Deve ser executado durante a elaboração do projeto. A aplicação pode ser direcionada aos componentes isoladamente, subconjuntos principais e ao próprio produto.

2.1.2 FMEA de Processo

Utilizado para identificar as falhas potenciais devido às deficiências do processo de manufatura. Deve ser feito durante a execução do projeto do processo de manufatura.

2.2. Propriedades

O objetivo principal é assegurar que para todos os tipos de falhas possíveis, seus efeitos considerados e suas causas identificadas.

A sistemática desenvolve uma lista de falhas potenciais classificadas de acordo com seus efeitos no cliente (final ou em processo), oferecendo assim dados para a classificação em um sistema de priorização para melhorias do produto ou processo.

Esta técnica requer um profundo conhecimento do projeto ou processo do produto além do uso do bom senso de cada integrante do grupo.

Podemos listas suas propriedades assim:

a) auxiliar na seleção de alternativas de projeto do produto ou processo com alto grau de confiabilidade;

b) identificar características críticas de segurança;

c) determinar quais características do produto, ou fases do processo, necessitam de controles adicionais ou especiais através do Risk Priority Number (RPN);

d) proporcionar uma forma de documentação aberta para recomendar ações de redução de risco;

e) gerar histórico para futuras análises de problemas de campo, avaliando a necessidade de modificações no projeto e desenvolvendo projetos avançados;

f) rever os controles que são aplicados atualmente em um processo.

A boa aplicação do FMEA deve estar baseada em dois pontos fundamentais:

a) manutenção rígida do cronograma definido com efetiva implementação das ações propostas, e;

b) realização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com