TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de galvanização

Artigo: Processo de galvanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O projeto basea-se no processo de Galvanização Eletrolítica visando todo o contexto de automação bem como todo o escopo que o processo de tratamento de superfície utiliza-se.

Todo dimensionamento e layout estão relacionados em células automatizadas de produção onde a mecanização e processos químicos serão tratados com desenhos ilustrativos, cálculos de esforço em seus eixos de referencia, composições químicas e seus reagentes, legislações para tratamento de afluentes e descarte de metais pesados baseado na ISO14001.

A célula de produção e o fluxo de atividades serão dispostos de modo que facilite o processo onde as peças serão suspensas através de pontes rolantes automatizadas e os tanques de banho através de imersão.

1. INTRODUÇÃO

A corrosão é um problema que causa prejuízos anuais da ordem de bilhões de dólares em todo o mundo, consumindo cerca de 20% da produção mundial de ferro. Por esta razão, as indústrias envolvidas com a fabricação de equipamentos, estruturas, peças ou componentes que utilizam metais passíveis de corrosão estão sendo pressionadas por seus consumidores a adotar melhores métodos de prevenção. Por isso, tanto nos produtos acabados como também nas etapas intermediárias da fabricação, a utilização de produtos com revestimento protetor tornou-se um pré-requisito.

A eletrodeposição define o recobrimento de uma superfície com um material condutor

(geralmente metal) pela migração e fixação de partículas carregadas eletricamente de uma solução aquosa iônica com o auxílio de corrente elétrica. Este procedimento tem por objetivos impedir a deterioração de peças devido à oxidação, corrosão ou ataque de bactérias.

O recobrimento de uma superfície metálica com zinco é genericamente chamado de

galvanização, independente do processo utilizado para a realização do revestimento.

No Brasil, a produção anual de produtos galvanizados triplicou nos últimos quinze anos, e pesquisas indicam que este mercado tende a quadruplicar nos próximos cinco anos para atender a variados segmentos consumidores.

A galvanização vem ocupando um lugar crescente na indústria em geral devido a dois

pontos principais:

• boas propriedades anticorrosivas;

• baixo custo em relação aos demais processos de proteção.

Grande parte do consumo de chapas e perfis galvanizados ocorre na indústria

automobilística e autopeças; construção civil; na fabricação de produtos da “linha branca”; na área de conforto térmico (refrigeração, ventilação e aquecimento); na fabricação de dutos de ar condicionado; silos de armazenagem; cabines de pintura; implementos agrícolas; etc; onde os principais requisitos desse material são resistência à corrosão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com