TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de obtenção do alumínio

Relatório de pesquisa: Processo de obtenção do alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ENGENHARIA ELÉTRICA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROCESSO DE OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO

PROFº LUIZ GUSTAVO

THIAGO LUCAS FRANCO SANTOS

RA 6801422801

Guarulhos, setembro de 2013

SUMÁRIO

JUSTIFICATIVA PÁG 03

HISTÓRICO PÁG 04

PROCESSO DE OBTENÇÃO – ALUMÍNIO PÁG 08

PROCESSO DE OBTENÇÃO - DO FERRO PÁG 10

PROPRIEDADES INTENSIVAS E EXTENSIVAS PÁG 12

SUSTENTABILIDADE PÁG 13

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E A PRODUÇÃO DE OBJETOS PÁG 15

CONCLUSÃO PÁG 17

BIBLIOGRAFIA PÁG 19

JUSTIFICATIVA

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado a milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos. Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazida de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação.

Já o ferro é o segundo elemento metálico em abundância na crosta terrestre, a sua exploração teve início no Oriente Médio por volta do ano de 1500 a.C. A temperatura de fusão do ferro é de 1250 °C, a sua extração de forma pura na natureza consiste em fundir elementos com ponto de fusão menor que estão misturados ao ferro, como chumbo e mercúrio.A partir de meados do século XV surgiu o alto forno, permitindo a elevação da temperatura e conseqüentemente a produção do ferro gusa (tipo de ferro purificado que sai do forno em estado líquido). Na alimentação, este elemento, o ferro, é considerado mineral-traço, sendo que a sua deficiência causa anemia (baixo nível de hemoglobina no sangue). É encontrado em abundância na maioria dos alimentos, de origem vegetal e animal, principalmente em carnes como o fígado e em grãos de cereais, em legumes, nozes, entre outros.Mas para se conseguir teores de ferro favoráveis na alimentação, pode-se fazer uso de utensílios confeccionados com esse material para cozer os alimentos. São as chamadas panelas de ferro que possuem a característica de transmitir o ferro de sua composição para os alimentos preparados em seu interior. Esse pode ser considerado um hábito brasileiro, mas precisamente do estado de Minas Gerais, onde se faz uso de panelas de ferro na obtenção de uma comida mais saborosa e saudável.O ferro migra da panela para o alimento de acordo com o teor de água, do tempo de preparo e da temperatura. Por exemplo: quanto maior o tempo de cozimento, maior será a quantidade de ferro presente no alimento.

HISTÓRICO

Há mais de sete mil anos, os ceramistas da Pérsia fabricavam vasos de barro com óxido de alumínio (conhecido atualmente como alumina) e, trinta séculos mais tarde, os egípcios e babilônicos utilizavam outro composto similar em seus cosméticos e produtos medicinais. No entanto, a real existência e funcionalidade do alumínio ainda eram desconhecidas. Os rumores eram de que o alumínio fosse proveniente de colisões de átomos de hidrogênio durante a formação do sistema solar. A história do alumínio, porém, é recente.

Em 1808, o químico inglês Humphrey Davy finalmente conseguiu provar a existência do alumínio e, pouco tempo depois, Hans Oersted, físico alemão, conseguiu produzir pequenas quantidades do metal. Em 1869, um grande avanço na produção permitiu que o custo baixasse de US$ 545 para US$ 17 o grama, quase o mesmo valor da prata.

Nesta época, o alumínio decorou até a mesa da corte francesa, a coroa do rei da Dinamarca e a capa do Monumento de Washington. Começou, então, a existir a necessidade de ter uma grande quantidade de produção a um preço muito baixo para que o alumínio pudesse ser um metal de primeira categoria. Em 1880, ele era considerado semiprecioso, mais raro que a prata.

Então, o professor americano Frank Jewett mostrou aos seus alunos do Oberlin College, de Ohio, um pequeno pedaço de alumínio e afirmou diante de todos que quem conseguisse, de alguma forma, explorar o metal ficaria rico. Um de seus estudantes, Charles Martin Hall, que vinha realizando experiências em um laboratório improvisado desde os 12 anos de idade, continuou suas pesquisas depois de formado e aprendeu a fazer óxido de alumínio: a alumina.

Em 1886, Hall colocou em um recipiente certa quantidade de criolita com alumina e passou uma corrente elétrica. O resultado foi uma massa congelada, que ele trabalhou com um martelo. Várias partículas de alumínio se formaram, dando origem a um dos metais mais utilizados na história.

Já o Ferro, existem evidências de que era conhecido antes de 5000 a.C. . Os mais antigos objetos feitos de ferro usado pela humanidade são alguns enfeites de siderito, feitos no Egito em aproximadamente 4000 a.C. A descoberta da fundição por volta de 3000 a.C. levou ao início da Era do Ferro por volta de 1200 a.C. e ao uso proeminente de ferro para ferramentas e armas.

Cada vez mais objetos de ferro, datados entre o segundo e terceiro milênio antes de Cristo, foram encontrados (estes se distinguem do ferro proveniente dos meteoritos pela ausência de níquel) na Mesopotâmia, Anatólia e Egito. Entretanto, seu uso provável destinou-se a fins cerimoniais, por ter sido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com