TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais 1 Semestre

Ensaios: Processos Gerenciais 1 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

cARLOS ALEXANDRE DA SILVA

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINhA TERRA TEM PALMEIRAS

Cidade

Ano

CARLOS ALEXANDRE DA SILVA

HISTÓRIA DE SUCESSO: MINHA TERRA TEM PALMEIRAS

Trabalho de Carlos Alexandre da Silva apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia e Processos Administrativos.

Orientadores: Prof. Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Prof. Mônica Maria Silva

Prof. Wilson Salvalagio

Prof. Karen Hiramatsu Manganotti

Lavras

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Pontos a serem discutidos no texto 4

3 EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO..................................................................6

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise do texto História de Sucesso: Minha Terra tem Palmeiras, e a partir desta análise verificar quais ferramentas podemos utilizar com a finalidade de garantir o sucesso profissional de uma empresa. As experiências de pessoas empreendedoras nos possibilita uma visão mais ampla de como é

e será a exigência do mercado.

DESENVOLVIMENTO

Muito antes de pensarmos em como teríamos a cura para as mais diversas doenças, através da medicina ocidental os povos tradicionais já extraiam da floresta a cura para tratar os mais diversos males. Atualmente a ciência desenvolve inúmeros medicamentos á base de plantas, os quais chamamos de fitoterápicos.

Analisando o texto Historias de Sucesso: Minha Terra tem Palmeiras, podemos perceber como a comunidade do Maranhão, cada qual com uma habilidade diferente a fim de aprimorar ainda mais os negócios naquele momento. Inicialmente eles não tinham recursos o suficiente para alavancar a produção de medicamentos e desenvolver novos projetos. Foi a partir disso que membros da própria comunidade conseguiram implementar um Horto e uma Farmácia Fitoterápica, a qual foi resultado do Fórum de Desenvolvimento Local em 1999.

Pontos a serem discutidos no texto

Com relação ao primeiro tópico de discussão o que poderia ser feito seria um trabalho social e comunitário como forma de divulgar para as comunidades próximas a aplicabilidade dos medicamentos fitoterápicos. Este trabalho teria por objetivo a maior abrangência deste projeto a todos os membros da comunidade.

O ciclo PDCA se enquadra perfeitamente neste contexto, pois com este método seria possível planejar o projeto, como será sua execução, a verificação dos resultados e por fim a correção para a melhoria.

Sendo assim com relação a eficácia nos tratamentos poderia ser ampliado a quantidade de espécies de ervas medicinais e desta forma garantiria

uma maior demanda.Segue abaixo na figura 1 o exemplo do ciclo PDCA para demonstrar como este método funciona nos processos administrativos.

Figura 1: Ciclo PDCA. Disponível em <blogpegg.wordpress.com>

A demanda dos medicamentos em grande escala nos leva a pensar na melhor maneira de como estes seriam distribuídos para as comunidades. Uma das formas de solucionar esta questão é a criação de novas sedes nos locais de difícil acesso da população local para a aquisição dos medicamentos. E quando falamos em criar novas sedes, deve-se levar em consideração que o número de agentes deveria aumentar significativamente para atender a toda demanda da comunidade.

Se a demanda for muito grande, a produção consequentemente aumenta e isto acarreta na capacitação dos profissionais, de forma que eles produzam melhor e busquem inovar com novos produtos e métodos para produção.

3. EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMO

Podemos citar o empreendedorismo social comparado ao Horto e Farmácia Fitoterápica do Lago de Junco, no Maranhão, algo inovador que começou com um grupo pequeno de pessoas que buscavam algo diferente que pudesse aplicar e obter resultados significativos à comunidade. Quando falamos em pessoas empreendedoras, temos exemplos de inúmeras pessoas que venceram e garantiram seu sucesso profissional através de trabalhos inovadores.

Na figura 2 podemos observar o quanto é importante a preocupação com relação ao bem estar das pessoas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com