TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciias

Monografias: Processos Gerenciias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 17

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Processos Gerenciais

Processos Gerenciais

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: dinyz 19 novembro 2012

Palavras: 4374 | Páginas: 18

Introdução

Quando falamos em planejamento, o que vem à cabeça primeiro? Planejar uma festa de casamento, planejar uma festinha de 15 anos, enfim, planejar um evento de forma geral. E quando falamos em planejamento empresarial? O que passa pela cabeça? É meio difícil de explicar o que pensamos quando é esse o assunto, no entanto, é algo presente e inclusive crucial dentro de uma organização, que pode até mesmo determinar a continuidade ou não dessa empresa no mercado.

Hoje em dia o mercado é muito concorrido e por isso se não se tem um bom planejamento, dificilmente a organização continuará ativa. Planejar é prever não só problemas que podem ocorrer após uma tomada de decisão mais também a resolução de tais.

Planejamento/planejar não é uma tarefa fácil, porém é gratificante, pois nos ensina e nos auxilia em momentos de crise, momentos difíceis, propondo soluções para eventuais problemas e auxiliando até mesmo quando é necessário reinventar...

Afinal, o que seria das grandes (e também das demais) organizações sem o planejamento sem um bom administrador, sem um bom planejamento? Simples...

Com o tempo deixariam de existir!

Etapa 1 - O que é planejamento?

Quando falamos em planejamento, seja ele pessoal ou profissional, falamos em não depender da sorte ou do acaso, falamos em avaliar fatores de risco, verificar se é válido arriscar, avaliar prós e contras e tomar qualquer decisão com uma visão mais ampla de todas as possibilidades de erros e acertos.

No âmbito empresarial o planejamento representa a primeira função administrativa por antever quais são os objetivos almejados, uma vez que serve como base para as demais funções como, por exemplo: direção, organização e controle.

Assim sendo podemos definir planejamento como sendo uma ferramenta administrativa (e também estratégica) que permite que a percepção de realidade, para avaliar caminhos e auxiliando na construção referenciais futuros. Pode-se dizer também que o planejamento é o lado racional de toda e qualquer ação previamente avaliada pelo(s) seu(s) executor(es).

1.1 Quais são os tipos de planejamento?

O planejamento é elaborado de formas diferentes de acordo com os muitos níveis organizacionais. Devido a isso existe a chamada hierarquia de planos. Existem três níveis distintos de planejamento, que são:

* Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo, que tem como principais características: projetar à longo prazo, envolver a empresa como um todo, definição pela cúpula da organização e ser voltado para eficácia da organização.

* Planejamento tático: é o planejamento feito através de cada departamento no nível intermediaria da organização, que tem como principais características: projeção para médio prazo, envolvimento de cada departamento/unidade da organização, ser definido no nível intermediário da organização e ser voltado para a coordenação e integração.

* Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada atividade ou tarefa em particular e que tem como principais características: projeção para curto prazo, envolvimento de em cada atividade ou tarefa isoladamente e ser voltado para a eficiência.

Planejamento/planejar significa: traçar; projetar; programar; fazer plano de.

Usando a nossa definição: planejar/planejamento também pode significar antever, analisar, estudar minuciosamente cada passo, cada atitude a ser tomada avaliando os riscos e verificando em que é mais viável investir (ou até mesmo apostar) na atual situação da organização.

Mais afinal porque é tão importante planejar? É importante porque é a maneira de antever como a empresa utilizará da melhor forma possível os seus recursos ou melhorá-los ainda mais para um alcance mais rápido e mais eficaz dentro de um período mais curto de tempo.

O planejamento é algo tão crucial dentro de uma empresa, que pode inclusive determinar a continuidade ou não de tal empresa no concorrido mercado de hoje.

O planejamento pode ser “divido” em três categorias.

Planejamento estratégico: Situado no nível institucional e envolve toda a organização como um sistema único, projetando as conseqüências e efeitos das decisões tomadas para longo prazo, estendendo-se por vários anos e visando alcançar objetivos globais, ou seja, que beneficie a todos.

Planejamento tático: é elaborado em cada departamento no nível intermediário e em que cada unidade deve elaborar seu plano de ação. É projetada à médio prazo (até 12 meses) e envolve cada departamento/setor separadamente e com objetivos departamentais.

Planejamento operacional: que é referente a cada atividade ou tarefa em particular, geralmente utilizado para ações imediatas e particular, lidando sempre com o cotidiano e rotinas diárias, semanais ou mensais, se preocupando com o alcance de metas especificas e voltado para a máxima eficiência, não só executar as tarefas com destreza mais também corretamente.

Ao longo dos anos várias formas de planejamento foram utilizadas (mesmo a definição de planejamento sendo sempre a mesma) variando de acordo com a necessidade de cada organização e também se adaptando à cada momento vivido pela sociedade. A mudança da situação econômica da sociedade ao longo dos anos fez com o a forma de planejar mudasse, e inclusive reinventasse algumas vezes diante das crises globais.

Hoje em dia para se tornar um administrador de sucesso é necessário além de uma visão muito ampla de futuro, é necessário agir sem medo correr riscos, no entanto com cautela, pois arriscar deliberadamente não ajuda em nada e um bom administrador, que planeja toda e qualquer ação sabe disso.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com