TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencuais

Trabalho Escolar: Processos Gerencuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  3.728 Palavras (15 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução:

O planejamento é grandemente utilizado nas organizações e é tratado como uma das mais importantes tarefas de um administrador, que pressupõe: escolher um destino, avaliar os caminhos alternativos e decidir o rumo específico para o alcance do destino escolhido. Porém faz-se necessário entender o conceito de planejamento no ambiente das organizações. 

Definições de Planejamento: 

Por definição, planejamento significa elaborar um programa para a realização de objetivos e metas organizacionais, envolvendo a escolha de um curso de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito, a determinação de quando e como a ação deve ser realizada. Assim sendo, o planejamento proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar-se para mudanças que poderiam afetar os objetivos organizacionais (MEGGINSONETAL, 1986). 

STONER & FREEMAN (1995) diz que o planejamento possui dois aspectos básicos, que são vitais para a organização: determinação dos objetivos da organização e escolha dos meios para alcançar estes objetivos. Tais aspectos básicos do planejamento apoiam-se em métodos, planos ou lógica, não sendo, portanto, intuitivos. Deste modo, a organização define seus objetivos e o melhor procedimento para alcançá-los. 

Segundo KOTLER & ARMSTRONG (1993) e STONER & FREEMAN (1995), o planejamento pode proporcionar muitos benefícios para as organizações, tais como: 

- Encontrá-las a pensar sistematicamente no futuro e a melhoras as interações entre os executivos; 

- Obrigá-las a definir melhor seus objetivos e suas políticas; 

- Fazê-las obter e aplicar os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos; 

- Fazer com que os seus membros realizem atividades consistentes em relação aos objetivos e procedimentos escolhidos; 

- Proporcionar padrões de desempenho mais fáceis de controlar e 

- Adotar ações corretivas caso o resultado de sua ação não seja satisfatório. 

O planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação excessiva em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo. Chiavenato (2007), 

Concluímos que, são vários são os conceitos de Planejamento apresentados pelos autores lidos, porém todos concordam que o planejamento é um processo no qual possamos atingir objetivos e/ou metas. 

Após estudo feito sobre os artigos “Veja o futuro antes dos outros”- De Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro”- De Paulo Barreto dos Santos, concluímos que, o primeiro artigo “Veja o Futuro antes dos outros” de Roberto Shinyashiki, diz que, para um bom empreendedor que deseja ter sucesso na área empresarial e profissional precisa ter criatividade diante de certas situações e estar sempre inovando, buscando ideias nos mais variados cenários, além disso precisa enxergar além de uma pessoa comum, precisa está sempre voltado para o futuro, pois sabe que seu empreendimento, suas decisões e tudo que fizer no momento presente ira refletir no futuro seja positivamente ou negativamente, Por isso, o bom empreendedor precisa esta vivendo no tempo presente e no tempo futuro ao mesmo tempo para que ele saiba de imediato o que esta acontecendo com seu empreendimento no futuro ao mesmo tempo em que vive no momento atual. 

Já o segundo artigo “O Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos, diz que, o grande desafio do administrador do futuro é a globalização, que se tornou um fenômeno no mundo dos negócios, isso faz com que o profissional se coloque em constante aperfeiçoamento, pois precisa está sempre atualizado para acompanhar as constantes mudanças desse mundo globalizado dos negócios. 

O fato é que o bom administrador empreendedor precisar ter uma série de qualidades tanto individuais quanto profissionais 

para ajudar a Empresa a alcançar seus objetivos. 

1 - O que é Planejamento? (definição)

É uma ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, esse processo faz com que a organização escolha e construa seu futuro. Através do planejamento, é possível ver a ligação entre as estruturas políticas e econômicas, que são interligadas. Mesmo sendo um importante instrumento de gestão, para nada serve senão houver um acompanhamento e controle dos resultados das ações. 

2 - Quais os tipos de Planejamento? (tipologia)

- Planejamento Estratégico:

É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afeta ou deveria afetar toda empresa por longo período de tempo. É elaborado no topo da organização, e é responsável pela definição dos objetivos e estratégias que guiarão os demais níveis de planejamento. 

- Planejamento Tático: 

É um processo permanente e contínuo voltado para o futuro próximo. Trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico, são desenvolvidos nos níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para conseguir os objetivos previamente fixados e ocupa uma posição intermediaria no planejamento da empresa. 

- Planejamento Gerencial (Operacional):

Preocupa-se com “o que fazer” e “como fazer” em relação às tarefas. Está focado na eficiência da empresa. Começa pelo planejamento estratégico que diz qual caminho a seguir, logo em seguida vem o planejamento tático, que faz o departamento avançar na direção estabelecida pelo estratégico, o planejamento gerencial é projetado para curto prazo, envolve cada tarefa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com