TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de engenharia e fabricação

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO- UnC

CURSO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO-EAD

Disciplina: Sistemas Realimentados

Acadêmicos: Vinicius Freschi dos Santos

TRABALHO M3

O presente estudo deseja mostrar de uma forma clara e objetiva as principais falhas provenientes do processo de fabricação, a fundição de peças, nas indústrias Metal Mecânica, e apresentar uma maneira rápida e eficaz para diminuir estes defeitos através da plataforma CAD/CAM.

Hoje com a grande necessidade das pessoas, por peças fabricadas por meios de fundição, cada vez mais vemos que nos setores do processo de fundição ocorrem falhas, devido ao mal planejamento do molde, e também da obtenção do metal base. Segundo Glória de Almeida Soares” Os defeitos de fundição raramente podem ser atribuídos a uma única causa” (SOARES,MARQUES,2000,p.115).

Os principais defeitos apresentados, em peças fundidas são:

Inclusão da areia do molde nas paredes internas ou externas da peça. Isso causa problemas de usinagem: os grãos de areia são abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Além disso, causam defeitos na superfície da peça usinada.

Rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificação, causado por projeto de massalote malfeito.

Porosidade, ou seja, a existência de "buraquinhos" dentro de peça. Eles se originam quando os gases que existem dentro do metal líquido não são eliminados durante o processo de vazamento e solidificação. Isso causa fragilidade e defeitos superficiais na peça usinada.

Com o passar dos anos o conhecimento obtido nas formas, para a realização de peças fundidas, foi muito grande, onde uma maneira de diminuir os defeitos na fundição é implementar um sistema de CAD/CAM o sistema basicamente consiste em desenhar ou escanear uma estrutura através do software CAD em computador, enviar este arquivos através do função CAM, onde a máquina irá ler o desenho realizado, e irá converter as informações em modelos tridimensionais, os pontos produzidos são de alta fidelidade aos contornos da peça, com isso podemos reduzir um número muito alto de peça danificadas, pois podemos dar a forma regular para  o molde, onde não terá áreas com mal compressão e também com trincas e condenação do molde pois iremos descartar o molde de areia, e começar a usar um molde de resina ou cerâmica, onde podemos usinar com perfeição se que ocasione defeitos.

O homem sempre buscou formas e mecanismos para facilitar sua vida, e uma delas foi o desenvolvimento de um sistema CAD/CAM, que o auxilie a desenvolver moldes com mais precisão, acredito que no futuro, possamos fazer cada vez mais peças com detalhes mais complexos e sem falhas gerando assim mais produtividade na indústria.

REFERENCIAS

SOARES, Gloria de Almeida. Fundição: Mercado, Processos e Metalurgia. 1.ed. São Paulo: COPPE,2000

ARTIGO Sistema CAD/CAM: características e inovações
na recuperação do sorriso. Disponível em
http://www.efdeportes.com/efd197/sistema-cad-cam-na-recuperacao-do-sorriso.htm. Acesso em 16 de maio.2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com