TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Do Sistema PHPBB

Dissertações: Prointer Do Sistema PHPBB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto cidadão

• 23

INTRODUÇÃO

No contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e em seu estado de saúde. O ambiente social e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com um alto padrão de vida, bem como uma maior renda. O ambiente físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde. Nos dias atuais, entretanto, pode-se dizer que está que é um dos principais direitos do cidadão, encontra-se com sérios problemas. Pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de calamidade.

SAÚDE

Todos sabem que saúde é um direito de todo e qualquer cidadão, e que é dever do governo oferecer condições adequadas desta a toda população, sem ter diferenças ou desigualdades, ou qualquer outro problema que resulte em um mau atendimento ou falta condições em seu acesso.

Esta cartilha tem por objetivo fazer com que as pessoas entendam e compreendam, um pouco mais sobre o sistema de saúde publica existente em nosso país e possam através disso procurar a reivindicar seus direitos como cidadãos.

Saúde da Mulher

A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e redução do enfrentamento planejamento da violência familiar, número de mortalidade contra assistência a cesáreas materna, mulher, climatério, assistência às mulheres negras e população GLBTT.

Jovens e Adolescentes

A área técnica da saúde do adolescente e do jovem se encarrega da promoção, proteção e recuperação da saúde de jovens e adolescentes. Nessa página são encontrados dados sobre crescimento e desenvolvimento; saúde sexual e reprodutiva; e redução da mortalidade por violência e acidentes. .

Sistema Penitenciário

A Política Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e da Justiça. Tem como objetivo organizar o acesso da população penitenciária às ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas com Deficiência

Movimentos e longa mobilização, nacional e internacional, de muitos atores

sociais e institucionais. Voltada para a inclusão das pessoas com deficiência em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), caracteriza-se por reconhecer a necessidade de responder às complexas questões que envolvem a Atenção à Saúde das pessoas com deficiência no Brasil.

Saúde da Criança

A Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (DAPES/ SAS/ MS) tem como objetivos elaborar as diretrizes políticas e técnicas para a atenção integral à saúde da criança de zero a nove anos e apoiar a sua

implementação nos estados e municípios.

Saúde do Idoso

É a política que objetiva, no Sistema Único de Saúde (SUS), garantir atenção integral à Saúde da população idosa, com ênfase no envelhecimento saudável e ativo.

Saúde Pública

Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados estes problemas, hoje, pode-se dizer seria a melhor explicação referente a saúde da rede pública. A população mais afetada com tudo isso é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres. Estas na maioria das vezes, recebem péssimos cuidados médicos, e muitos ainda ficam restritos a este devido aos inúmeros problemas relacionados a prestação de serviços.

Saúde do Homem

A Política Nacional de Saúde do Homem, lançada em 27 de agosto de 2009, tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa, um dos compromissos de posse do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública. A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos que as mulheres .

Porém, também não se pode deixar de ressaltar questões bastante relevantes com relação ao tema, como por exemplo muitas pessoas ainda sofrem por falta de O SUS é um sistema porque é formado por várias instituições dos três níveis de governo (União, estados e municípios) e pelo setor privado, com o qual são feitos contratos e convênios para a realização de serviços e ações, como se fosse um mesmo corpo. É único, porque tem a mesma filosofia de atuação em todo o território nacional e é organizado de acordo com uma mesma lógica. É universal porque deve atender a todos, sem distinções, de acordo com suas necessidades; e sem cobrar nada, sem levar em conta o poder aquisitivo ou se a pessoa contribui ou não com a Previdência Social. É integral, pois a saúde da pessoa não pode ser dividida e, sim, deve ser tratada como um todo. Isso quer dizer que as ações de saúde devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para o indivíduo e para a comunidade, para a prevenção e para o tratamento, sempre respeitando a dignidade humana. Garante igualdade, pois deve oferecer os recursos de saúde de acordo com as necessidades de cada um; dar mais para quem mais precisa. É descentralizado, pois quem está próximo dos cidadãos tem mais chances de acertar na solução dos problemas de saúde. O SUS tem um gestor único em cada esfera de governo. A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, tem que ser responsável por todos os serviços localizados na cidade.

COMO A CARTILHA IRÁ AJUDAR A RESOLVER ESSE PROBLEMA?

A cartilha tem como principal objetivo esclarecer ao cidadão certas informações referentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com