TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Por:   •  28/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO PÚBLICA (PROINTER II)

RELATÓRIO PARCIAL

ADELANGER ALVES DE SOUZA RA 1709979306

DEL VECCHIO CASTRO RA 1709140478

GILCIGELE COSTA DA SILVA RA 2800778592

MARIA LIONOR LIMA RA 1709119300

STANLEY LIMA CHAVES RA 2845260597

SYLVANIA BOUDERIC ALVES RA 2870835904

RELATORIO PARCIAL

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto experimental voltado ao planejamento e viabilidade de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma organização privada. Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios. Com base neste esse aspecto buscamos analisar a empresa ITAM, uma empresa de médio porte mas de grande impacto ambiental. Neste relatório vamos apresentar as principais atividades da empresa em relação ao SGA e projetos hoje aplicados pelo mesmo, para que o impacto ambiental pela organização seja cada vez menor e com muita consciência. Trata-se de uma empresa que busca soluções para atingir o equilíbrio entre os pilares da sustentabilidade: finanças, sociedade e meio ambiente. Tudo isso porque sabemos que o futuro da empresa não pode prescindir de práticas inovadoras no presente.

2. LEVANTAMENTO DE CAMPO

A Indústria de Transformadores Amazonas Ltda, denominada ITAM, é uma empresa de médio porte especializada na produção de transformadores de distribuição, bem como prestadora de reparos em transformadores em geral. Empresa com elevado conceito regional, mostrando o reflexo do crescimento empresarial no Estado do Amazonas, valorizando a importância da mão-de-obra local.

Fundada em 1987, fruto de arrojo e empreendedorismo para atendimento da demanda em recuperação de transformadores da Zona Franca de Manaus, atualmente reconhecida como PIM - Polo Industrial de Manaus. A partir do ano de 1994, inicia-se de forma modesta a fabricação de transformadores consolidando-se no mercado em 1996, por meio de aprimoramento de tecnologias, desenvolvimento de seus projetos e contratação de profissionais com vasto conhecimento na área de fabricação de transformadores, que marcaram o ano 1997 com grandes investimentos na área fabril, adquirindo modernas máquinas e equipamentos avançados para garantia de qualidade de seus produtos. Com o objetivo de sistematizar a melhoria contínua de qualidade de seus produtos, a ITAM é certificada com a norma de Sistema de Gestão de Qualidade NBR ISO 9001, conforme versão 2000 da norma. Em 2002, identificou-se a necessidade de ampliação de sua produção, fato que justificou a mudança de sua fábrica para uma nova unidade de fabricação com área total de 14.000 m2. A marca de 20.000 transformadores fabricados desde 2004 é obtida em 2006, mesmo momento em que se planeja a construção de uma nova Fábrica no Parque Industrial de Manaus.

Finalmente em 2010, mudamos para o novo Parque Fabril de 27.000 m2 no Distrito Industrial. O projeto de expansão se concretizou em julho de 2010, e a empresa está vivenciando um processo de mudança intensa, nos seus vários elos de crescimento: pessoas, clientes, fornecedores, sociedade e produto. A ITAM apresenta-se como uma nova roupagem no mercado nacional, amadurecida e com o foco direcionado para as inovações tecnológicas e desenvolvimento, tornando-se dia após dia cada vez mais competitiva. A ITAM tem como missão "fabricar e comercializar transformadores com qualidade reconhecida pelos consumidores, a preços competitivos e margem de lucro mínima para prover a perpetuação do negócio". Com o passar do tempo a empresa solidificou ainda mais seus valores, reflexos de uma gestão participativa desde o início. Valores esses que demonstram o perfil do fundador da empresa, que visa principalmente à valorização do ser humano, parcerias com novos fornecedores e o foco no cliente.

2.1. Nome Do Negocio

ITAM – Industria De Transformadores Da Amazônia

2.2. Razão e justificativa da escolha do nome.

Por ser uma Industria Pioneira do segmento na Amazônia, a empresa adotou de forma simples e direta o nome de Industria de Transformadores Da amazonas.

 Qualificações dos proprietários.

 José Januário de Almeida Gerente Geral.

 Antonio Carlos A. Borghi Gerente Financeiro.

 André Borghi Gerente RH.

 Juliana Tavares Torres Gerente Comercial.

2.4. Pontos Fortes

o As empresas detêm grande parte da demanda de fabricação de transformadores na região amazônica;

o Está localizada no distrito Industrial, fazendo parte do polo industrial de Manaus recebe incentivo da suframa;

o E uma empresa comprometida com a qualidade dos seus produtos visando sempre um bom relacionamento com seus clientes e funcionários.

o Trabalhar com fornecedores de nome, respeito e qualidade.

2.5. Pontos Fracos

o Conta com pouca mão-de-obra qualificada

3. FUNDAMENTOS DA EMPRESA

3.1. Missão

Fabricar e comercializar transformadores com qualidade reconhecida pelos consumidores, a preços competitivos e margem de lucro mínima para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com