TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANHANGUERA - PROINTER II - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

POLO: CEAD – CENTRO DE EDUAÇÃO À DISTÂNCIA

2ª SÉRIE

NOME COMPLETO: KYLDAREN BASTOS ANTELA        RA 3329441345

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS (PROINTER II)

TUTOR(A) À DISTÂNCIA: PROFº LUCIANO QUEVEDO

MANAUS/AM

2016.2

KYLDAREN BASTOS ANTELA        

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador (a): Kyldaren Bastos antela Tutor(a) a distância:  Profº Luciano Quevedo

MANAUS/AM

2016.2

RESUMO

Abordamos nessa pesquisa a viabilidade de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, em uma empresa que subsidia derivados bovinos, tanto em atacado como varejo, e precisa melhorar para que se enquadre nos padrões de descarte estabelecidos pelos órgãos competentes e assim venha a contribuir com a política de sustentabilidade tornando-se uma empresa que pensa e vive processos sustentáveis.


INTRODUÇÃO

A questão ambiental precisa, cada vez mais, ser visto com parte integrante e importante de toda empresa, seja ela, de pequeno, médio e em especial de grande porte, o cuidado com o que se produz deve ser o mesmo cuidado com o que sobra dessa produção e mais, pra onde está indo e o que está sendo feito com esses resíduos. Com esse enfoque vamos discorrer sobre a pesquisa e a viabilidade de implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa Frigorífico União Atacado e Varejo de Bovinos e Frios e mostrar seus benefícios e importância dentro do contexto empresarial.

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

  1. ALVO DO PROJETO

O Frigorífico União é uma empresa que trabalha com venda no atacado e varejo de carne e derivados bovinos, vende no atacado o quarto do animal dianteiro ou traseiro e subsidia o produto com cortes específicos, dando opção de compra de partes específicas. Atende a grande rede de supermercados da cidade de Manaus, açougues e mercados, dispões de uma loja onde é comercializado cortes nobres e derivados bovinos, conta também com um sistema de entrega para a grande rede de comércio, com caminhões refrigerados e vendedores que fazem a pré-venda. O projeto tem como alvo atuar na implementação um Sistema de Gestão Ambiental que vise destinar de forma correta os resíduos que são gerados nos cortes especiais dentro do laboratório de produção para originar os cortes específicos do produto.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Na intenção de tornar a comercialização do produto mais prático e atrativo ao consumidor, e empresa investiu em um laboratório de cortes, onde um quarto do animal é desossado, separado em partes e vendido de forma específica para atender as necessidades de cada cliente. Nesse laboratório é usado um maquinário para fazer a separação das partes do animal, através de uma lâmina de corte que faz a separação do que é carne e ossos para comercialização, após a atividade  o ambiente é higienizado com água para que seja removida os resíduos dos cortes e manuseio do produto.

Os caminhões de entrega saem carregados pela manhã e apesar de serem equipados com refrigeradores acontece do produto descongelar parcialmente e sujar a câmara frigorífica onde estão dependurados, com sangue e eventualmente com pedaços que se desprendem do corpo do animal.

  1. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

A política ambiental será baseada em conscientização de todas as áreas da empresa de modo a contribuir, disseminar e influenciar todo o corpo de colaboradores da empresa a realizar e seguir as diretrizes previstas no plano de implementação que tem como meta a introdução da uma cultura sustentável bem como a melhor utilização dos recursos naturais e a preservação do patrimônio natural.

A implementação se dará em duas fases, começando pelo nivelamento de conhecimentos sustentáveis, qual é a importância, quais os benefícios e as metas a serem atingidas com o plano, a outra fase é composta da execução, nessa etapa faremos uma divisão por departamento, e divulgaremos e treinaremos os colaboradores de forma específica.

A administração será dada a responsabilidade de economizar recursos hídricos, diminuir o consumo de plástico e papel, bem como implementação da coleta seletiva e os sensos que a ferramenta 5S nos fornece como metodologia de implementação e controle, são eles: Senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e saúde e senso de disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com