TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV

Trabalho Escolar: Prointer IV. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  4.087 Palavras (17 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Disciplina: Projeto Interdisciplinar - IV

Tutor Presencial: Tonisonn

Tecnologia em Logística

Thais Fernandes Serra – 432884 – Tecnologia em Logística

Fernando de Jesus Reis – 428842 – Tecnologia em Logística

Laércio de Jesus Santos – 430572 - Tecnologia em Logística

Pabolu Jatobá Pereira – 7531648253 – Tecnologia em Logística

Lauro de Freitas

2014

O Projeto Interdisciplinar PROINTER – Relatório Parcial tratou de três assuntos específicos: contextualização da pesquisa, fundamentação teórica e a análise e interpretação de dados.

A contextualização de pesquisa apresentou o que é SCM – Supply Chain Management, para que serve, como criar e garantir a qualidade em um sistema logístico – eficiente e eficaz, qual é a importância de rede de logística quais são os fatores que influenciam o lead time, aborda os fatores da logística internacionais.

O relatório foi elaborado a partir de pesquisa feita pelo integrantes, os dados foram retirados de vídeo e livro adquirido no polo, em material pesquisado na internet

Sumário

Introdução 4

Contextualização da Pesquisa 4

Quais são as principais funções do Supply Chain Management 6

Aplicação dos conceitos de Supply Chain Manegement 10

Tecnologia da Informação – TI 14

Referências Bibliográficas 16

Introdução

Esse Projeto Interdisciplinar vem da inicio a etapa parcial e apresenta de forma técnica e teórica de como foi baseado e pesquisado todos dados do projeto ,podendo ser mantido na etapa final.

Através da contextualização da pesquisa apresentamos como SCM – Supply Chain Management o que mesmo representa para uma empresa, para que serve, é no que influenciam para um bom desempenho.

O relatório parcial do Prointer ressalta a fundamentação teórica mostra através de palavras de renomados autores, os conceitos que pela equipe foram utilizados.

E por fim vamos manter estas analise e interpretação de dados do SCM – Supply Chain Management, desenvolvendo os pontos fortes/fracos, bem como as oportunidades/ameaças justificou todos dados descritos para a viabilidade da TI dentro da logística.

Contextualização da Pesquisa

O Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimento é umaferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita á empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência, nesses tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o alcançarem melhores padrões de competitividade.

Algumas considerações:

Em qualquer sociedade industrial ou não produtos devem ser movimentados fisicamenteentre o local onde são produzidos e o local de consumo.

Exceto em culturas muito primitivas, na qual cada família satisfaz suas próprias necessidades domésticos, o processo de troca se transforma em pedra fundamental da atividade econômica.

O alinhamento das empresas que trazem produtos ou serviços ao mercado tem sido chamado de cadeia de abastecimento/suprimento – SupplyChain. E, um termo que tem crescido significativamente no uso e popularidade desde o final dos anos 80, embora considerável confusão exista sobre o que na realidade ela significa é o SupplyChain Management SCM (gerenciamento da cadeia de abastecimento).

Muitas pessoas usam o termo como um substituto ou sinônimo para logística. No entanto, a definição de Supply Chain Manament é mais ampla do que o de logística.

O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de logístico.

Enquanto a logística representa uma integração interna de atividade, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação do fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.

Assim, de acordo com o International Center for CompetitiveExcellenee – Universityof North Carolene, 1994, SCM é a integração dos processos de negócios do usuário final através de fornecedores (originais) que fornecem produtos, serviços e informações e agregam valor para os consumidores.

Um numero de importantes diferenças, existe entre esta definição de Supply Chain Management e a definição de logística do CLM (CouncilofLogistic Management –“ logística é o processo da cadeia de abastecimento que planeja, implementar e controlar o fluxo de bens e serviços e as informações relativas, do ponto de origem ao ponto de consumo de maneira eficiente e eficaz, buscando a satisfação das necessidades do cliente”.

Pode –se afirmar que o SCM é uma abordagem sistêmica, altamente interativa e complexa requerendo a consideração simultânea de muitos trade – offs (representa uma troca compensatório entre alguns parâmetros como custos, tempo, etc) pois ele expande as fronteiras organizacionais e deve assim considerar, trade- offs dentro e entre as organizações no que diz respeito por exemplo a estoque: aonde inventários devem ser mantidos e onde atividades diversas devem ser desenvolvidas.

A natureza dinâmica do meio ambiente de negócios requer gerenciamento para avaliar e monitorar a performance da cadeia de suprimentos regular e frequentemente. Quando as metas de performance não são alcançadas, o gerenciamento deve avaliar alternativas, possíveis para a cadeia de suprimentos e implementar mudanças.

Para reforçar o entendimento do que é Supply Chain Management e o que é Logística, pode-se citar Bowersox (98) que afirmar ser, “supplychain um termo que considera uma sequência de compradores ou vendedorestrabalhando em conjunto para levar o produto da origem até a casa do consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com