TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Iv

Trabalho Escolar: Prointer Iv. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE VALPARAISO DE GOIÁS

CURSO TECNOLOGIA EM MARKETING

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia IV (PROINTER IV) Relatório Parcial

TUTORA PRESENCIAL – Márcia Regina

Componentes:

VALPARAISO / GOIÁS - 2014

Como estratégias de preços bem alinhadas podem agregar valor de mercado a uma organização? De que maneira estas organizações com seus produtos e serviços pode influenciar o comportamento do consumidor, e como administrar o relacionamento com os mesmos?

Projeto Interdisciplinar apresentado como requisito dos cursos de Tecnologia em Marketing da Universidade Anhanguera Uniderp, pólo Valparaiso de Goiás, sob a orientação da tutora presencial Márcia Regina.

VALPARAISO / GOIÁS - 2014

1 Introdução

No diligente mercado atual, a primeira pergunta que o empresário deve responder para uma lição de autoanálise em seu negócio ou futuro negócio é a seguinte: por que a minha empresa e não a concorrência?

O consumidor de hoje tem muita opção, seja qual tipo de cliente for, pessoa física ou jurídica. Existem muito mais empresas do que antigamente. Não se vende mais como antes, e as margens de lucro são cada vez menores. Do mesmo modo, o concorrente não é somente quem está localizado mais próximo ao seu negócio ou até mesmo com a mesma característica. Atualmente o concorrente virtual está muito latente no dia a dia dos consumidores por se tratar de algo muito mais prático. Em grande parte das vezes, o valor não tem sido mais o pré-requisito de compra e sim a praticidade.

Antigamente, os empreendedores escolhiam o negócio ou segmento de mercado que gostariam de atuar, abriam o negócio - muitas vezes sem nenhum planejamento - e era só esperar o cliente chegar ou até mesmo escolher para quem vender. Hoje, isso não é mais possível. Não há mais lugar para o amadorismo. Os estudos de estratégia de negócio, preço e comportamento do consumidor são indispensáveis para um bom desenvolvimento do empreendimento.

Hoje em dia a premissa indispensável para a abertura de uma empresa ou o sucesso de um negócio que está atuando é o planejamento baseado em uma estratégia. Estratégias são decisões que são tomadas na empresa, hoje, para estar mais bem posicionado no mercado amanhã. Logo, a estratégia de preço e o estudo do comportamento de compra do consumidor são o início de tudo em uma empresa.

Constituir o preço de venda dos produtos ou serviços é uma das mais importantes e difíceis empreitadas de um administrador. Equívocos na condução do processo de formação de preços podem reduzir de maneira drástica o potencial de resultados de uma empresa, podendo até inviabilizá-la. E estes erros podem estar tanto no estabelecimento de um preço muito alto como em um preço muito baixo para o produto ou serviço que a empresa comercializa.

A compreensão de como se desenvolve o comportamento de compra do consumidor levando em consideração a identificação dos aspectos mais importantes eleitos por ele ou que agregam mais valor ao produto ou serviço a ser adquirido, são fatores considerados relevantes em função da sintonia existente entre a satisfação do consumidor, qualidade do serviço ou produto e a rentabilidade da organização. A relação estreita com o cliente constitui um item indispensável no planejamento estratégico de uma organização, no sentido de procurar constantemente o aperfeiçoamento da qualidade de seus serviços ou mercadorias ocasionando uma procura frequente por melhor desempenho no mercado onde a empresa está inserida.

2 Desenvolvimento

O preço alude ensejos tanto para os consumidores quanto para os vendedores. Ao adquirir determinado produto, espera-se satisfação total tanto de desejos quanto de necessidades. Desse modo, pagar um pouco mais por um determinado produto, fica mais conveniente, quando desde já se sabe que tal produto consegue operar melhor do que outro de marca dessemelhante.

De acordo com o valor que os clientes estão preparados para pagar por acurados produtos, os empreendedores sabem com mais exatidão que receita obterão num determinado prazo, ao venderem certa marca em detrimento de outras.

Além das razões dos compradores e dos vendedores, existem outras partes também interessadas nos preços que são praticados no mercado, seja pela indústria, pelo comércio ou no setor varejista, concorrência ou governo.

Estabelecer o preço dos produtos é uma tarefa de singular significado. Para seu correto implemento, o administrador da empresa deve procurar contar com um dos inputs mais importantes na gestão de uma empresa: a informação. Manter-se profundamente informado sobre os preços e estratégias da concorrência, sua capacidade de reagir a certas ações, sobre as características, necessidades e percepções dos clientes é, assim, o caminho ideal para uma boa administração dos preços e consequente sucesso da organização.

Diante da competitividade e o acirramento do mercado atual, onde o número de organizações que concorrem é grande, ocorre à necessidade da busca desenfreada pelo aperfeiçoamento dos processos para atender e satisfazer o consumidor. Por isso, um processo muito relevante no marketing é a busca por relacionamentos duradouros que contribuam para um melhor desempenho.

O marketing de relacionamento é o processo de estabelecer e manter relacionamentos de longo prazo mutuamente benéficos entre organizações e seus clientes, empregados e outros grupos de interesses; Kotler e Keller (2006, p.153).

Através de relacionamentos bem estruturados e trabalhados entre empresa e cliente e também com outros grupos de interesses é possível estabelecer ganhos entre as partes envolvidas, e principalmente que esses relacionamentos se tornem de longo prazo, apesar de não ser possível prever o comportamento que o cliente terá mesmo em face às suas expectativas sendo atendidas, é viável o estudo de suas reações em meio a sazonalidades.

O comportamento do consumidor é um dos temas mais complexos da teoria de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com