TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Monografias: Prointer Parcial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO DE PORANGATU

CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROINTER II

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA C&A BIAZI LTDA.

Professor: Alciano Paula Pereira Guimarães

PORANGATU – GO

Out./2013

Ana Paula Correia Ferreira RA:427468

Claudiane Ribeiro Rodrigues RA: 431090

Maciel de Souza Lima RA: 427472

Oneide Batista RA: 27251210

Taysa Correia de Freitas RA: 432061

:

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA C&A BIAZI LTDA.

Relatório apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina PROINTER II – Projeto Interdisciplinar Aplicado aos CST em, Gestão de Recursos Humanos.

Professor Orientador: Alciano Paula Pereira Guimarães

PORANGATU – GO

Out./2013

RESUMO

Muitas organizações já perceberam que o compromisso com o meio ambiente passa a ser significado de confiança para os empreendimentos, levando as mesmas a implantarem Sistemas de Gestão Ambiental. O objetivo deste trabalho é descrever um projeto que viabiliza a implantação de um sistema de gestão ambiental voltada à empresa Big Lanches, através de uma abordagem apresentando os principais itens que compõe o modelo de gestão de acordo com a NBR 14001. O presente estudo desenvolveu-se em uma empresa de pequeno porte do ramo de produtos alimentícios no Município de Porangatu. Aqui apresentado através de uma pesquisa de campo exploratória. A norma de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 é internacionalmente reconhecida e é genérica. É aplicável a qualquer tipo de organização ou setor industrial. Os resultados demonstraram que a empresa pesquisada pode observar mudanças de origem comportamental, de preocupação com o meio ambiente e aberturas de mercado, além da consolidação dos atuais parceiros e colaboradores. Tal estimativa deve também levar em conta os padrões ambientais estabelecidos na busca de não apenas obedecê-los, mas também sempre que possível, de superá-los. Esta meta deve ser continuamente buscada porque ainda hoje não se conhecem as consequências que determinadas substâncias podem acarretar no longo prazo e também porque os padrões estabelecidos, muitas vezes por questões econômicas e políticas, podem estar muito além das reais necessidades sociais, provocando efeitos adversos ao meio ambiente que só serão avaliados no futuro.

PALAVRAS CHAVE: Organização. Meio Ambiente. Gestão Ambienta

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 CONTEXTUALIZAÇÃODA PESQUISA 05

2 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PESQUISADA 05

2.1 Nome do negócio: Big lanches 05

2.1.1 Razão para a escolha do nome 05

2.1.2 Lista detalhada dos pontos forte e fracos do empreendimento 06

2.2 Fundamentos da organização 07

2.2.1 Visão 07

2.2.2 Missão 07

2.2.3 Valores 07

2.2.4 Princípios 08

2.2.5 Objetivos 08

2.2.6 Fatores para o sucesso 08

2.3 Produtos/Serviços 09

3 FLUXOGRAMA DA ATIVIDADE, PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS 12

4 POLÍTICA AMBIENTAL 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Para saber quando a empresa está próxima ou longe dos objetivos ideais, é necessário que ela faça uma estimativa de seu balanço ambiental, levando em consideração todas as entradas e saídas do processo produtivo. Tal estimativa deve também levar em conta os padrões ambientais estabelecidos na busca de não apenas obedecê-los, mas também sempre que possível, de superá-los. Esta meta deve ser continuamente buscada porque hoje ainda não se conhecem as consequências que determinadas substâncias podem acarretar no longo prazo e também porque os padrões estabelecidos, muitas vezes por questões económicas e políticas, podem estar muito aquém das reais necessidades sociais, provocando efeitos adversos ao meio ambiente que só serão avaliados no futuro.

A inexistência de consumidores conscientizados em relação a causa ambiental pode dar falsa impressão de que a empresa não está ameaçada pela crescente ampliação dos produtos amigáveis ao ambiente no mercado de bens e serviços.

Estas empresas podem ser pegas de surpresa pelos concorrentes que eventualmente já incorporaram essa variável em seu processo de tomada de decisão e na avaliação de seus cenários e que poderão tirar substanciais e permanentes vantagens desse seu pioneirismo.

Acompanhar o crescimento das reivindicações ambientais e a sua transformação em novas ideologias e valores sociais que se consubstanciam em mudanças na legislação e em regulamentações mais severas é tarefa muito importante para a sobrevivência e lucratividade de uma empresa no longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com