TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Trabalho Universitário: Prointer Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Parcial

Objetivo Geral: Dos “Amigos do Planeta”

Os Amigos do Planeta tem como tema central a implantação do Sistema de Gestão Ambiental no colégio Leone Almeida na cidade de Angra dos Reis-RJ, para que a mesma possa ter uma melhoria contínua em sua contribuição ambiental. O objetivo é buscar uma adequação ambiental à geração e ao descarte de resíduos, assim como conscientizar todo o corpo funcional e estudantil para a adoção de atitudes individuais ambientalmente mais amigáveis.

Objetivos Específicos:

▪ Melhorar e controlar a qualidade dos processos;

▪ Realizar ações preventivas, a fim de evitar impactos ambientais adversos;

▪ Buscar melhor administração de custos ambientais;

▪ Buscar a manutenção e a melhoria da imagem institucional perante os estudantes, funcionários, fornecedores e parceiros do colégio;

▪ Atender a legislação vigente;

▪ Equilibrar e integrar interesses econômicos e ambientais;

▪ Incorporar ao desenvolvimento da organização o processo de melhoria continua e prevenção da poluição.

A conservação dos recursos naturais e a questão ambiental tem sido tema de muitas discussões ao longo dos anos, devido à degradação que vem sendo provocada pelo homem ao meio ambiente. Com o aumento da população, acúmulo de resíduos e a degradação ambiental vieram crescendo de maneira exorbitante. Pensando nisso, tivemos a percepção de que a solução encontra-se na minimização da geração de resíduos e na descoberta de técnicas que reduzam e eliminam desperdícios, implantando um projeto com esta finalidade. Nas principais situações de desperdícios, que constatamos no dia a dia do colégio, estão em destaque: utilização d’água, energia, o consumo de alimentos e descarte de lixos recicláveis.

A gestão ambiental vem ganhando seu espaço no meio empresarial, através da consciência ecológica que vem sendo desenvolvida em vários setores da sociedade mundial, envolvendo também, a educação. Conscientizando as pessoas de que se deve originar o menor impacto possível sobre o meio ambiente, desde a escolha das melhores técnicas, até o cumprimento da legislação.

Muitas pessoas acham que o resíduo só é gerado por indústrias, mas toda atividade realizada pelo homem gera resíduos como subproduto. Até mesmo no ambiente escolar, nos laboratórios dos cursos de ensino médio e graduação, das escolas técnicas e institutos de pesquisa, há geração de resíduos, mesmo sendo em pequenas proporções se comparada com o gerado pelas grandes indústrias.

As Instituições de Ensino tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, pois elas ultrapassam o limite de preocupação em ensinar e formar alunos, e passam a ocupar o papel importante no contexto da sociedade, com a responsabilidade social e de capacitar pessoas conscientes da necessidade de garantir a sustentabilidade às gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com