TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial

Artigo: Prointer Parcial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHAGUERA –UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO:RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

RELATORIO PARCIAL PROINTER

Fabiane Lemos Duarte-RA 9988638523

Jakeline Jacob dos Santos Souza –Ra 448490

Juliana Silveira-RA 8311761217

Mayk Amorin Silva-RA 447538

Paloma Gomes de Abreu Vaz-RA 7929707144

TUTOR PRESENCIAL:Rosana Pereira

CERES-GO

MAIO/2014

UNIVERSIDADE ANHAGUERA –UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO:RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia

GESTAO DE PESSOAS

TUTOR PRESENCIAL: ROSANA PEREIRA

CERES

MAIO/2014

SUMÁRIO

Introdução_________________________________04

Contextualização da Pesquisa__________________05/06

Desenvolvimento____________________________07/10

Considerações finais__________________________11

Bibliografia__________________________________12

INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.

O presente artigo mostra o papel fundamental das pessoas dentro da organização, além de analisar os meios de identificar, atrair e reter talentos na empresa, e reforça a importância do diferencial humano para o sucesso da instituição, mostrando a nova forma de gerir recursos humanos nos dias de hoje, mostra que as relações trabalhistas também se caracterizam um importante meio de reter o talento humano nas organizações. Também foi um dos objetivos dessa pesquisa estabelecer o objetivo principal dos sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, a segurança do trabalho está ligada à higiene do trabalho, e também é de grande importância no que tange à retenção de talentos. Falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de vitalidade, ação e proação. A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muita coisa mudou.

As empresas devem estar livres de riscos inaceitáveis de danos nos ambientes de trabalho, garantindo o bem estar físico, mental, e social dos trabalhadores e partes interessadas. Para minimizar ou eliminar tais prejuízos, muitas organizações desenvolvem e implementam sistemas de gestão voltados para a segurança e saúde ocupacional.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

(CHIAVENATO, 1999). A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos. A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação. O contexto de Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho toma considerável tempo de vida e de esforço das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, quase impossível, em face da importância e impacto que nelas provoca. (CHIAVENATO, 1999, p. 4). Assim, as pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir os seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. As organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, dinâmica, impulso, criatividade e racionalidade. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos. Uma relação de duradoura simbiose entre pessoas e organizações. (CHIAVENATO, 1999, p. 5). Dentro desse contexto, fica difícil estabelecer uma separação

No que tange ao recrutamento de pessoal, segurança e higiene do trabalho, relações sindicais envolve, assim, à semelhança de outros atos de gestão, uma decisão que supõe coragem para assumir a hipótese de falar e para não fugir às suas responsabilidades quando os erros acontecem, num domínio em que estes se pagam caro, não só em termos económicos, mas também, em consequências sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com