TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Agroindustrial de Um Laticínio

Por:   •  23/8/2021  •  Artigo  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE FÁBRICA E DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE UMA AGROINDÚSTRIA DE QUEIJO MINAS FRESCAL NA REGIÃO DO ALTO PARNAÍBA/TRIÂNGULO MINEIRO

Wellington Souza Santos – wellington.s.santos@ufv.br

Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba – UFV - MG

Área: 1 – ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Sub-Área: 1.4. Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico


  1. Introdução

Em agroindústrias de laticínios o projeto de fábrica e de instalações industriais é de grande importância, uma vez que, nessa modalidade de empresa, o mesmo produto passa por diversos processos de transformação, sendo necessários diversos tipos de maquinários e equipamentos (LIMA, 2019). Um layout bem desenvolvido possibilita a movimentação rápida e livre de colaboradores e insumos até onde são necessários, garantindo maior agilidade na produção por meio da redução do tempo de deslocamento entre os processos de manufatura (CANEN, 1996).

O objetivo do planejamento do layout da agroindústria é garantir a melhor utilização do espaço físico disponível. Isso será possível por meio inicialmente da definição do porte da organização e dos equipamentos necessários. A partir do dimensionamento dos maquinários e demais itens serão desenvolvidas as sessões do projeto de forma dispor logicamente os itens no local de produção, garantindo também a criação de barreiras sanitárias para evitar a contaminação da matéria prima, o leite bovino. A partir deste trabalho se espera desenvolver um projeto de fábrica que garanta a segurança sanitária da agroindústria assim como a otimização do arranjo físico para garantir a produção mais ágil do queijo Minas Frescal.

  1. Referencial Teórico
  1. Agroindústrias de laticínios no Brasil

O agronegócio é um termo que se refere às técnicas, aos serviços e aos equipamentos relacionados à produção agropecuária. Portanto, é possível afirmar que esse setor compreende não somente a produção agrícola, mas também o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar nos processos produtivos, a demanda por matéria-prima e insumos em geral = e a administração de tudo aquilo que é produzido. A agroindústria em suma trata da atividade econômica da industrialização do produto agrícola em prol do alcance de um padrão de qualidade que permita a sua venda a uma gama maior de consumidores (PENA, 2021).

De acordo com dados da (EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA E AGROPECUÁRIA, EMBRAPA, 2019), o Brasil tem papel de destaque na produção mundial de leite, ocupando a quarta posição em volume de todo o leite produzido no mundo. Nesse cenário a especialização do setor vem sendo cada vez mais almejada pelos produtores, embora segundo Dos Santos et al. (2019), a produção familiar tem relativa importância na produção do leite. Um levantamento feio pelo (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, 2016), aponta o estado de Minas Gerais como o maior produtor de leite do Brasil, isso se deve a vários fatores, como a expansão agropecuária do cerrado, que como destaca Vilela (2018), a partir da década de 70 passou a ser considerado o bioma mais propicio para práticas voltadas ao agronegócio.

Dentro do mercado de lácteos, uma ramificação que está em constante crescimento no cenário brasileiro, é o setor de queijos e derivados, segundo dados da (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE QUEIJOS – ABIQ, 2017), o consumo de queijos no ano de 2017 no Brasil, foi de , as projeções da entidade indicam um crescimento considerável no consumo, chegando a  no ano de 2030. Dados do IBGE (2018), mostram que é possível estabelecer uma relação entre a renda da população e o consumo de produtos lácteos, esta relação mostra que quanto maior a renda, maior o consumo destes produtos, percebendo assim que produtos de maior valor agregado vem apresentando uma expansão maior entre a população.[pic 1][pic 2]

  1. Projetos de fábrica e de instalações industriais em agroindústrias no Brasil

Um projeto é o delineamento detalhado de um empreendimento a ser realizado, tratando minuciosamente de todos os fatores necessários para a execução do mesmo. Portanto, projetos agroindustriais podem ser compreendidos como a esquematização de um empreendimento do setor do agronegócio para transformar itens de origem animal ou vegetal e/ou beneficiar produtos agropecuários gerando novos produtos. A dificuldade principal no desenvolvimento de projetos dessa natureza se encontra no alinhamento das produções primária e agroindustrial em relação à comercialização (PREZOTTO; BAVARESCO, 2005).

Segundo Las Casas (2004), o layout pode ser expressado como a disposição dos elementos essenciais para a produção de um determinado item de forma que a máxima produtividade seja realizável. Um layout adequado em uma agroindústria pode garantir o aumento na produtividade por meio da redução dos tempos de deslocamento de pessoas, insumos e produtos entre os maquinários e setores produtivos, uma vez que nessa modalidade de negócio os insumos passam por diversos processos e transformações. Para tal é necessário que a ordem lógica da produção seja devidamente respeitada, favorecendo a proximidade dos itens em sequência.

Lopes et al. (2018), em um trabalho realizado, desenvolveram o layout de uma agroindústria de desidratação de frutas no Rio Grande do Sul a partir do dimensionamento da produção e levantamento dos equipamentos necessários. Em uma situação mais próxima a este trabalho, Lima (2019) empreendeu a criação de um layout para uma fábrica de queijo artesanal de pequeno porte no estado de São Paulo. Nesse trabalho em especial foi possível observar o traçado de uma correlação entre diferentes áreas da engenharia, objetivando a otimização dos fluxos de produção ao mesmo tempo em que se mantinha um nível satisfatório de condições sanitárias e ergonômicas aos colaboradores.

  1. Metodologia

O layout de uma agroindústria está diretamente relacionado com seu tamanho, pois a agroindústria é projetada com o principal objetivo de atender a demandas e gerar lucro. Deste modo, se a agroindústria é projetada de forma indevida, sem capacidade para atender a demanda ou com muito mais capacidade que a necessária, é provável que ela não consiga gerar receita o suficiente para cobrir o valor dos custos de operação, o que pode ocasionar na falência precoce do empreendimento (NUNES, 2013).

Para que uma agroindústria tenha seu tamanho planejado é necessário que se desenvolva primeiramente uma relação entre tamanho, capacidade produtiva e demanda. Desta forma, para o fim do estabelecimento de um tipo ideal de empreendimento que atenda uma pequena fatia de mercado na Região do Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro foi determinado que a agroindústria será projetada visando o pequeno porte. Segundo o Art. 22 da Instrução Normativa No 05, de 14 de fevereiro de 2017, essa definição implica em que o estabelecimento receba para processamento no máximo 2.000 litros de leite por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (290.9 Kb)   docx (697.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com