TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Eólico

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3] 

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        RESUMO        

1.1        ABSTRACT        

2        INTRODUÇÃO        

3        OBJETIVO DO PROJETO        

3.1        GERAL        

3.2        ESPECIFICO        

3.3        METODOLOGIA        

4        ENERGIA EÓLICO        

5        PROJETO        

6        RESULTADO ESPERADO        

REFERÊNCIAS        


  1. RESUMO

Temos com pretensão neste trabalho, desenvolver um projeto relacionado à energia eólica, que é a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aero geradores, para a geração de eletricidade.

Palavras Chaves: energia eólica, cinética, elétrica, geração, fonte renováveis.

  1. ABSTRACT


We have to claim this work, develop a related to wind energy project, which is the kinetic energy from the moving air masses (wind). Its use is by converting the kinetic energy of translation into kinetic energy of rotation, with the use of wind turbines, also called aero generators to generate electricity.

Key words: wind, kinetic, electric, generation, renewable source.


  1. INTRODUÇÃO

Nas suas mais variadas formas, a energia é imprescindível à sobrevivência da espécie humana. O homem buscou sempre evoluir, encontrando fontes e formas alternativas de adaptação ao ambiente em que vive e de atendimento às suas necessidades. Assim sendo, a exaustão, escassez ou inconveniência de um dado recurso predispõem em contrapartida pelo surgimento de outros. Em teor de provisão energética, a eletricidade se tornou uma das maneiras mais versáteis e convenientes de energia, tornando-se um recurso indispensável e estratégico para o desenvolvimento socioeconômico de muitos países e regiões.

Os avanços tecnológicos em geração, transmissão e uso final de energia elétrica faz com que ela alcance aos mais recônditos lugares do planeta, convergindo regiões desocupadas ou pouco desenvolvidas em polos industriais e grandes centros urbanos. Apesar dos referidos avanços tecnológicos e benefícios simétricos, cerca de um terço da população mundial ainda não tem acesso a esse recurso, e uma parcela notável é atendida de forma muito suscetível. No cenário nacional, a situação é menos alarmante, mas ainda muito crítica. Além da grande extensão territorial do país e da abundância de recursos energéticos, há uma enorme discrepância regional e forte concentração de pessoas e atividades econômicas em regiões com sérios problemas de suprimento energético, já que de acordo com censo demográfico, mais de 80% da população brasileira vive na zona urbana. A maioria desse contingente vive na periferia dos grandes centros urbanos, onde as condições de infraestrutura são altamente deficitárias. Grande parte dos recursos energéticos do país encontra-se em regiões pouco desenvolvidas, distantes dos grandes centros consumidores e com fortes restrições ambientais. Suscitar o desenvolvimento econômico dessas regiões, resguardar a sua diversidade biológica e assegurar a provisão energética de regiões mais desenvolvidas são alguns dos desafios da sociedade brasileira. Torna-se, portanto, fundamental o conhecimento sistematizado da disponibilidade de recursos energéticos, das tecnologias e sistemas de aproveitamento e das necessidades energéticas setoriais e regionais do país.

Atualmente uma das saídas para estabilizar o setor é a integração de energias renováveis no sistema elétrico como a energia eólica e fotovoltaica, devido ao seu baixo custo de implantação e manutenção comparado e por serem energias renováveis. Como foi abordado no resumo anterior, nosso trabalho consiste em abordar o sistema de energia eólica de forma teórica e prática.

A energia eólica não é uma tecnologia nova, o primeiro registro histórico da sua utilização foi para bombeamento de água e moagem de grãos através de cata-ventos. Atualmente sua utilização cresceu de forma ampla para suprir as necessidades humanas, como na geração de energia elétrica por meios de aero geradores, que são equipamentos acoplados a geradores elétricos integrados ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica.


  1. OBJETIVO DO PROJETO
  1. GERAL

O objetivo geral tem como intuito usar a energia eólica para geração de energia elétrica, em locais como residência, comércio e até indústrias.

  1. ESPECIFICO

Construção de um protótipo capaz de gerar energia com potência suficiente para uma carga resistiva.

  1. METODOLOGIA

O nosso instrumento de coleta de dados consistiu em uma pesquisa aberta, em que todos os alunos do grupo 02 do curso de graduação em engenharia elétrica se aprofundaram em subtemas específicos. Utilizamos análises a livros e artigos na internet.


  1. ENERGIA EÓLICA

Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aero geradores, para a geração de eletricidade, ou cata ventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (597.3 Kb)   docx (311.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com