TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPERIÊNCIA DO PROJETO VICTOR: LIÇÕES IMPORTANTES

Por:   •  16/11/2022  •  Artigo  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

A EXPERIÊNCIA DO PROJETO VICTOR: LIÇÕES IMPORTANTES


O projeto está sendo desenvolvido em convênio com a Universidade de Brasília, está em sua fase inicial, mas já indica uma notável capacidade de gerar inovações. Trata-se de projeto que envolve a parceria entre três cursos da UnB: Direito, Engenharia de Software e Ciência da Computação.

Objetivos do projeto:
-Aplicação de métodos computacional com o objetivo de usar seus potenciais no reconhecimento de padrões nos processos jurídicos relativos a julgamentos de repercussão geral do STF.

-A Suprema Corte decidiu que a execução do projeto deveria ser feita por agentes externos sob sua fiscalização, a fim de não sobrecarregar os especialistas do Tribunal, bem como para unir esforços multidisciplinares em pesquisa.

-O projeto prevê a criação de modelos de machine learning (aprendizado de maquinas) para análise dos recursos recebidos pelo STF quanto aos temas de repercussão geral mais recorrentes, de modo a integrar o parque de soluções do Tribunal.

-O objetivo do projeto não é que o algoritmo tome a decisão final acerca da repercussão geral, mas sim que, com as máquinas “treinadas” para atuar em camadas de organização dos processos. Isso vai gerar, mais qualidade e velocidade ao trabalho de avaliação judicial, com a redução das tarefas de classificação, organização e digitalização de processos.

-O desenvolvimento de tecnologia em termos de reconhecimento de padrões relacionados a área de inteligência artificial, tem trazido excelentes resultados em diferentes campos de aplicação, sendo oportuno a utilização, pela Corte máxima do país, em um sistema tão sensível como o da repercussão geral.

O instituto da repercussão geral foi criado visando evitar que milhares de casos semelhantes fossem julgados de forma diferenciada, e as decisões da Corte sobre os casos tivessem o chamado efeito multiplicador. Com isso, evitaria que a Corte fosse sobrecarregada por um número excessivo de demandas e se uniformizaria a interpretação constitucional.

A implantação do instituto contribuiu, nos anos iniciais, para que a distribuição de processos no STF diminuísse significativamente. O quadro atual, segue carregado: mais de 100 mil processos por ano chegam ao STF, praticamente o mesmo número anterior a 2007, ano em que, com a alteração do Regimento Interno do STF, a repercussão geral foi inteiramente implantada. Em 2017, a Corte proferiu 126.530 decisões, mas recebeu 103.506 processos novos no mesmo período (BARROSO; REGO, 2017). Ainda que mudanças de diferentes aspectos precisem ser consideradas para o enfrentamento desse congestionamento, a implantação de modelos de machine learning (aprendizado de maquinas) e de análise de redes complexas servirá, certamente, para o aperfeiçoamento do sistema de repercussão geral e da própria jurisdição constitucional.

Mediante a utilização de diferentes modelos de aprendizado de máquina, foram alcançados elevados níveis de assertividade na separação de peças, o que faz com que a fase seguinte do projeto – a identificação PROJETO VICTOR: PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AO DIREITO e classificação dos temas de repercussão geral – apresente perspectivas promissoras de bons resultados, constatáveis quando se for relacionar um processo inteiro a um ou mais temas de repercussão geral (SILVA, 2018). Nesse sentido, o conhecimento acumulado na aplicação dos modelos de aprendizado de máquina na separação de peças facilitará sobremaneira a utilização de modelos que tornem dispensável a análise de processos inteiros para concluir sua relação com temas de repercussão geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com