TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Intencionista da disciplina de Saneamento Sustentável do Centro Universitário

Por:   •  19/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANDRIANO ZAMONER SCHLENDER

CARLOS HENRIQUE OSSUCHI

IGOR SARTORI VICENTIN

JOÃO GABRIEL F. DAL BEM

KAIO FELIPE SETTI ALENCAR

PATRÍCIA CARINE DOS SANTOS WEBER

[pic 2]

        

        

ANDRIANO ZAMONER SCHLENDER

CARLOS HENRIQUE OSSUCHI

IGOR SARTORI VICENTIN

JOÃO GABRIEL F. DAL BEM

KAIO FELIPE SETTI ALENCAR

PATRÍCIA CARINE DOS SANTOS WEBER

Projeto extensionista da disciplina de Saneamento Sustentável do Centro Universitário Unilasalle Lucas do Rio Verde-MT.

[pic 3]

Professor (a): Ma Eduarda Oliveira Dourado

SUMÁRIO:

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO        4

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        METODOLOGIA        5

5.        RESULTADOS ESPERADOS        5

6.        CRONOGRAMA        6

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

  1. INTRODUÇÃO

A preocupação com os impactos gerados pelo homem e suas atividades no meio ambiente tem aumentado nos últimos anos. Em contrapartida, o crescimento do setor da construção civil tem tornado a oferta de materiais escassa, além de aumentar o preço dos insumos, devido a grande demanda.

O gerenciamento de resíduos de construção se torna, neste cenário, além de controle de destinação, uma ferramenta que busca minimizar gastos com o empreendimento, afim de utilizar ou reutilizar da melhor forma possível a matéria prima disponível.  

Como um dos maiores problemas enfretados pelo setor da construção é a destinação final dos resíduos, torna-se necessária a separação dos resíduos, para que se realize a destinação adequada e, sempre que possível, a sua reciclagem. Para isso seguem-se algumas recomendações, como a resolução 307 da CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), que define como gerenciamento de resíduos, a sua redução, reutilização e reciclagem.

  1. OBJETIVO

Incentivar e promover práticas ambientalmente seguras e legais relacionadas à coleta, transporte e destinação final de resíduos de construção de obras residenciais ou de pequeno porte, por meio de palestra ou minicurso oferecido a colaboradores de construtoras locais.

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente, quase nada se sabe sobre processos de controle de resíduos gerados nos canteiros de obras de pequeno porte, assim como não se tem informação acerca de proprietários ou construtoras possuírem programas de gerenciamento de resíduos. Também não se sabe se executam algum tipo de controle.

O acúmulo e a falta de (ou má) gestão dos resíduos podem causar diversos impactos ambientais, como a contaminação do solo e da água, o surgimento de doenças pela proliferação de animais, obstrução de sarjetas, vias e logradouros públicos.

Analisaremos ações para mitigação do problema e conscientização de empresários do ramo da construção civil e dos proprietários destas obras quanto a esta problemática.

  1. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste projeto, serão utilizadas pesquisas em domínios virtuais acadêmicos, que contenham materiais confiáveis, priorizando artigos científicos e/ou trabalhos de conclusão de curso que abordam o mesmo tema ou assuntos relacionados.

Além disso, serão realizadas pesquisas (através de formulários digitais ou impressos) com empresas do ramo da construção civil acerca do gerenciamento de resíduos.

Serão realizadas visitas técnicas em obras em andamento nos bairros do município, com o objetivo de compreender o processo de gerenciamento dos resíduos gerados, bem como seu descarte ou reutilização, a fim de avaliar suas consequências.

Após essa fase, serão selecionadas empresas do segmento de construção civil, tendo em vista o número de obras de cada uma, ou mesmo o seu porte, para participação de palestra ou mini-curso sobre o tema. No caso de palestra, as empresas receberão o convite para participação, em local a ser definido; no caso de mini-curso, será em plataforma online, sendo que para assistir as aulas os colaboradores das empresas selecionadas receberão um login e senha, e terão um prazo de 30 dias para conclusão. Depois da conclusão das aulas, serão emitidos os certificados para os participantes do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (217 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com