TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Artigo: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  4.690 Palavras (19 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS

FÁBRICA DE SOFTWARE

ANÁLISE DE MERCADO

São Paulo

2013

DANILO CARNELOS PEREIRA

ERIC JOSÉ TELES RODRIGUES TELES

RONALDO ARAÚJO DE ALENCAR

VINÍCIUS OLIVEIRA DE LIMA

FÁBRICA DE SOFTWARE

ANÁLISE DE MERCADO

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Projeto Interdisciplinar do curso de Processos Gerenciais da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Profa. Kelly Cristina Lourenço Pinheiro.

São Paulo

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVO GERAL 5

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6

1.3 METODOLOGIA 9

2. RAMO DE ATUAÇÃO 10

3. ANÁLISE DO MACROAMBIENTE 11

3.1 POLÍTICO E ECONÔMICO 11

3.2 LEGISLATIVO 13

3.3 TECNOLÓGICO 14

3.4 NATURAL 16

4. ANÁLISE DA INDÚSTRIA 17

4.1 RIVALIDADE ENTRE AS EMPRESAS EXISTENTES 17

4.2 PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES 18

4.3 PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES 18

4.4 AMEAÇA DE PRODUTOS/SERVIÇOS SUBSTITUTOS 19

4.5 AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES 19

5. DESCRIÇÃO DA CONCORRÊNCIA 21

6. FATORES CHAVES PARA O SUCESSO 22

6.1 EQUIPAMENTOS 22

6.2 ESTRUTURA FÍSICA 22

6.3 CUSTOMIZAÇÃO 22

6.4 AGILIDADE 23

6.5 REUTILIZAÇÃO 23

6.6 BAIXO CUSTO 23

6.7 TESTES DE MESA 23

7. ESTIMATIVA DA DEMANDA DE MERCADO 24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

1. INTRODUÇÃO

Com um mercado latente por inovação dos dispositivos eletrônicos que possam facilitar a vida do usuário seja em sua empresa ou em sua residência, abre-se um mercado com perspectivas de crescimento acima da média em comparação com qualquer outro setor que sofra maior influência de fatores sócio-econômicos, políticos e industriais.

Com números já consolidados de crescimento no setor, encontra-se em nosso país a maior expectativa de crescimento entre os grandes países desenvolvedores de software do mundo.

Por outro lado em nosso país também encontra-se ainda uma defasagem na qualidade dos desenvolvedores presentes no mercado. Estima-se que faltaram mais de 100 mil técnicos de TI no Brasil em 2012 (ABES, 2012), devido à baixa qualidade da qualificação e capacitação e excesso de impostos que impedem a flexibilização do setor, são alguns dos fatores que interferem diretamente o crescimento real.

Sendo assim, através da nossa análise do mercado, da identificação das oportunidades e ameaças, verificamos que há uma lacuna a ser preenchida. Com uma proposta com um alto grau de diferenciação dos nossos concorrentes, buscamos atender uma fatia do mercado que buscam altos índices de personalização para os aplicativos que desejam oferecer aos seus clientes internos e externos.

Além disso, desenvolveremos em diversas plataformas aplicativos próprios buscando através da diferenciação, trazer o máximo de comodidade e agilidade ao nosso usuário para assim fidelizá-lo como nosso cliente.

Á partir de agora, detalharemos como identificamos essa oportunidade de negócio bem como nossas motivações para trazer ao mercado uma empresa que pudesse atender de maneira mais personalizada a demanda por inovação do mercado consumidor. 

1.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste projeto é desenvolver um plano de negócios para a criação de uma fábrica de softwares. Com um mercado consumidor de TI cada vez mais exigente quanto aos aspectos de produtividade, custo e qualidade, apresentamos um modelo que supra com eficiência as necessidades de terceirização desse tipo de serviço, tanto para clientes de pequeno quanto para clientes de médio e grande porte, pois a procura por esse novo modelo de empresa é crescente devido à facilidade herdada de novos conceitos de engenharia de software e desenvolvimento de sistemas onde o foco está no desenvolvimento ágil, ou seja, procuraremos adaptar o plano de negócios a esse mercado crescente com o desafio de produzir softwares a um baixo custo e de qualidade, atendendo as exigências do mercado, focados também na agilidade e novas tendências que serão acompanhadas com a interatividade de nossos clientes.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Com a crescente demanda por serviços de desenvolvimento de sistemas nos mais diferentes ramos de atuação, as Fábricas de Software se apresentam com modelos de estruturação fortemente coesos, cujos processos de produção podem e devem se apoiar no conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, possibilitando um grau de evolução elevado o bastante para se firmar como uma alternativa de solução viável aos anseios de prazo, custo e qualidade requeridos pelo mercado consumidor.

Cresce automaticamente junto a essa demanda o mercado brasileiro de software e serviço, de 2011 para 2012 o crescimento registrado foi de 27,7% (ABES, 2012). Para 2013 a previsão é de crescimento próximo aos 15%, sendo o país com a maior perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com