TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Trabalho Escolar: Projeto Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Este trabalho abrange informações sobre os esforços das empresas de fortalecer a imagem institucional, melhorar o relacionamento com a natureza, com a sociedade, fornecedores, clientes, autoridades através de ótimas práticas de gestão ambiental e umas dessas práticas é a implantação de um sistema de gestão ambiental. A metodologia empregada para a realização deste trabalho foi a de pesquisa descritiva (fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (fontes secundárias), o estudo foi feito com representante da empresa, onde o mesmo respondeu algumas questões aplicadas. Após obtenção das respostas e análises dos dados apresentados aqui, mostrou-se a importância de um sistema de gestão ambiental. O presente estudo tem por objetivo principal, desenvolver o Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Farmácia Fênix - Setor de Medicamentos.

Sumário

1. Introdução...................................................................................................................9

2. Contextualização da Pesquisa.....................................................................................10

3. Fundamentação Teórica...............................................................................................11

4. Análise e Interpretação dos Dados (Diagnóstico Estratégico)....................................11

5. Desenvolvimento e Implementação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental..........12

6. Resultados...................................................................................................................13

Referências Bibliográficas……………...........................................................................16

Introdução (Apresentação do Alvo do Projeto)

Diante do surgimento da consciência ambiental as nossas ações voltaram-se ao meio ambiente, onde o crescimento econômico e a sustentabilidade ainda tecem direções inversas. Todavia com o aparecimento dessa consciência ambiental veio por parte da sociedade uma forte influência sobre as empresas devido à preocupação com o meio ambiente e as gerações futuras, cobrando delas mudanças para minimizar os impactos causados ao meio ambiente.

Felizmente nos dias de hoje as empresas contam com diferentes alternativas para amenizar os danos causados que o desenvolvimento econômico de suas atividades trazem, uma dessas soluções é a implantação de um sistema de gestão ambiental. Esse fundamental instrumento de melhoria de gestão ambiental é um auxílio na política ambiental das empresas que visa leva-la a uma economia sustentável, crescendo economicamente e ecologicamente sem causar agravos ao Meio Ambiente.

Como nos foi sugerido, pretendemos com este trabalho realizado no município de Ulianópolis – PA desenvolvermos um Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Farmácia Fênix, que é uma das soluções de reduzir o descarte inadequado no ramo farmacêutico, onde através dele, a empresa entraria em conformidades com as leis estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a Legislação ambiental e o Conselho Federal de Farmácia (CFF). A implantação desse plano será de suma importância para a comunidade, onde não haverá o risco de serem contaminados pelos resíduos de saúde.

Contextualização da Pesquisa.

Hoje em dia o gerenciamento dos resíduos produzidos pela sociedade é preocupante tornando-se um dos grandes quebra-cabeças do estado em realizar através da rede pública a administração dos resíduos, como o doméstico, industrial, construção civil e de serviços de saúde, para dar uma destinação correta a esses resíduos produzidos. Diante disso há outras causas que contribuem para essa problemática que é o crescimento populacional desordenado e a desigualdade na distribuição de renda. Contudo a maior parte dos resíduos é produzida por diversos estabelecimentos comerciais, entre os vários, as farmácias tem uma atenção especial, pois os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são os que mais trazem preocupação, pela necessidade de como são feitos os descartes de medicamentos e seringas sem o devido tratamento, onde as substâncias químicas presentes nos medicamentos podem contaminar os solos e os lençóis freáticos.

Como as empresas atualmente estão cada vez conscientes dos impactos causados pelas suas atividades ao meio ambiente e que há necessidade de conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental, muitas delas em um esforço de minimizar os seus impactos e de melhorar o relacionamento com a natureza começaram a contar com ótimas práticas de gestão ambiental e umas dessas práticas é a implantação de um sistema de gestão ambiental que visa aprimorar essa política de gestão ambiental.

Mediante esse contexto e com base nas características no que se referem ao gerenciamento adequado dos resíduos produzidos pelos estabelecimentos comerciais de saúde pretendemos com esta pesquisa demonstrar sob o ponto de vista econômica a viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Farmácia Fênix - Setor de Medicamentos no município de Ulianópolis – PA averiguado como alternativa para guiar a empresa no melhoramento de seu desempenho ambiental tendo em vista melhorar os serviços e produtos para atender as demandas e aprimorar o uso dos recursos naturais.

Por fim, adotaremos como metodologia para realizamos essa pesquisa a coleta de dados para que tenhamos informações necessárias para elaborar um projeto experimental voltado ao planejamento (viabilidade) de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Fundamentação Teórica.

A fim de abordar teoricamente o objeto da análise, reunimos, analisamos e discutimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com