TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar

Trabalho Universitário: Projeto Multidiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  5.800 Palavras (24 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 24

INSTITUIÇÃO

PLANEJAMENTOS DE ESTOQUE DE MATÉRIA-PRIMA EM EMPRESAS DO RAMO DE ELETROELETRÔNICO PIM

Linha de Pesquisa:Logística de Suprimentos- Qualitativo

Jose ivanildo

Nome do Aluno ²

RESUMO

A pesquisa aborda um estudo a respeito do planejamento de estoque nodo ramo de eletroeletrônico do Pólo Industrial de Manaus – PIM. Atualmente, o PIM possui diversas empresas no segmento eletroeletrônico que também precisam gerenciar seus estoques com precisão, confiabilidade e segurança. Em geral, nos sistemas de estoque o material é entregue na medida em que é consumido. Este processo elimina definitivamente o desperdício que a necessidade de conferência e emissão de pedidos demanda. A metodologia aplicada foi de pesquisa qualitativa, com resultado apresentado em analise explicativa, fazendo-se em seguida a análise proporcionando a melhor compreensão dos dados coletados e ao final mostrar a conclusão.

Palavras-Chave: Eletroeletrônico, Estoques, Planejamento.

ABSTRACT

The research discusses a study about the inventory planning node electronics branch of the Industrial Pole of Manaus - PIM. Currently, PIM owns several companies in the electronics segment that also need to manage their inventory with precision, reliability and security. In general, the systems of stock material is delivered as it is consumed. This eliminates the waste that definitely a need for conference and issuing orders demand. The methodology was qualitative research, with results presented in explanatory analyzes, becoming then the analysis provides a better understanding of the data collected and the final show is complete.

Keyworks: Electronics, Inventory, Planning.

INTRODUÇÃO

Este artigo trata do planejamento de estoque que facilita o inventario nas empresas, cujo objetivo é a redução de estoques com a utilização de métodos de planejamento, controle e administração de materiais, visando estabelecer e manter os estoques das empresas em níveis economicamente ideais. Diante de tantos sistemas utilizados pelas indústrias, fábricas, montadoras e organizações afins, muitos trazem promessas de redução dos mais diversos custos e tempo, tanto administrativos como operacionais. O que se vê na prática, porém é que com o passar do tempo, as organizações vão se dando conta de que seu sistema de gerenciamento de materiais e de produção, que inicialmente traziam a promessa de reduzir custos e tempo, na verdade não reduzem nada.

Atualmente, para uma empresa ser competitiva seu planejamento estratégico deverá trabalhar com um estoque mínimo, onde os controles de matéria-prima incluam medidas para evitar o desperdício e a falta de materiais de qualquer natureza. Durante muito tempo as organizações e seus gestores têm discutido uma maneira de fazer com que seus estoques minimizem, suas áreas ocupadas sejam reduzidas, e seus custos com a movimentação de materiais diminuam, pretendendo assim aumentar a produtividade.

As empresas sempre enfrentaram ao longo dos anos, problemas relacionados ao estoque alto ou baixo de alguns itens, ao custo financeiro elevado, e ao intenso fluxo de movimentação e armazenagem de produtos, fatores esses que, de uma forma ou de outra, dificultam o controle de estoque de materiais. Com o intuito de procurar uma alternativa mais viável e adequada para este problema, é que este artigo encontra a sua relevância.

A problemática a ser respondida neste trabalho é: como o planejamento de materiais poderá auxiliar na redução de perdas no estoque? Tal abordagem justifica-se considerando que a competitividade entre as empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), bem como de todo o mundo, conduz as empresas à busca pela excelência em seus produtos e serviços. O segmento objeto deste estudo com certeza também se preocupa com isso e sabe que pode buscar esses diferenciais competitivos, começando por ter um sistema de estoque que além de ser enxuto, seja também descomplicado e fácil de controlar. Diante desta tendência e embasado em fundamentações teóricas, este estudo de caso teve como finalidade apresentar uma proposta para redução de custos e tempo, e à eliminação dos demais problemas operacionais, tais como: desperdícios e faltas de materiais, espaço, redução de estoque, movimentação e controle.

Os objetivos a serem alcançados são: conceituar a importância do planejamento de materiais; abordar os sistemas de informação e sua integração no gerenciamento de empresarial e descrever o sistema MRP na gestão de materiais.

A relevância deste trabalho se fundamenta na necessidade da redução desses custos, em que aborda e explora um tema de muito importância para o segmento estudado. Tendo em vista de que as empresas deste setor poderão ter sucesso através da melhor utilização de matéria–prima regional, e na diminuição dos custos de abastecimento, é importante salientar que a implantação deste planejamento só obterá êxito com o treinamento e desenvolvimento adequado dos funcionários.

Este artigo está estruturado em três partes, distintas, a saber: No capitulo 1 a conceituação de planejamento de materiais e sistemas de informações. No capitulo 2 a metodologia onde se aborda os aspectos metodológicos utilizados. O capitulo 3 é feita a apresentação e discussão dos resultados com a descrição do Sistema MRP no planejamento de materiais. Finalizando, a conclusão e referências.

1. Planejamento de Materiais

Dependendo do volume e da variação da demanda, pode ser interessante usar o método de Sistema de Informações ou o Sistema de Planejamento das Necessidades de Materiais - MRP, como afirmam Martins & Laugeni (1998) que o sistema MRP produz melhores resultados para ambientes de fabricação sob encomenda ou em pequenos lotes, onde a produção, por natureza não é repetitiva.

O MRP é uma técnica de gestão de materiais que viabiliza o cálculo das quantidades (quanto), e dos momentos (quando) onde se fazem necessários os materiais em um processo de manufatura e nos estoques. Para fazerem isso, utilizam os pedidos em carteira, assim como uma previsão para os pedidos que a empresa acha que irá receber. O MRP verifica então, todos os ingredientes ou componentes que são necessários para completar estes pedidos, garantindo assim que sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com