TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Máquina de Elevação

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.865 Palavras (44 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 44

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        5

1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA        6

2 MEMORIAL DESCRITIVO        7

2.1 Introdução        7

2.2 Objetivos        7

2.3 Especificações Técnicas do Projeto        7

2.4 Dados do Projeto        7

2.5 Croquis        7

2.6 Descrição de Funcionamento        7

2.7 Descrição Geral de Fabricação e Montagem        8

2.8 Descrição Geral de Operação e Manutenção        8

3 MEMORIAL DE CÁLCULO        9

3.1 Cálculos de verificação e dimensionamento        9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        55

5  REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS        55

ANEXOS        55

Desenhos de Conjunto e de Subconjuntos

Desenhos de Detalhes



APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como foco a apresentação de uma ponte rolante para movimentação de materiais. Todo o relatório descreve os pontos principais da ponte rolante como carro, moitões e a própria ponte, sendo que os equipamentos que constituem cada item mencionado também são abordados. O relatório é  dividido em pesquisa bibliográfica, memorial descritivo e memorial de cálculos.


1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

As atividades inerentes a um processo produtivo estão vinculadas a algum tipo de manipulação e transporte de cargas, seja de forma contínua ou descontínua. Desse modo, quando se inicia implantação ou mudança do layout de um processo, devem-se levar em conta os dispositivos e equipamentos de manuseio de materiais. Tal consideração é importantíssima para se garantir a viabilidade econômica do processo produtivo, podendo acarretar redução de custos com mão de obra, aumento da capacidade produtiva, aumento da capacidade de estoque e melhor distribuição de armazenagem.

Os equipamentos de movimentação de carga existentes nas empresas modernas apresentam uma grande diversidade de formas construtivas devido à variedade de suas aplicações. Dessa forma, esses equipamentos podem ser classificados como de manuseio contínuo, como no caso de transportadores de correia ou de caneca, onde há o transporte de materiais a granel, ou como de manuseio descontínuo, como em talhas, ponte rolantes, pórticos rolantes e guindastes, onde a carga é içada por meio de algum dispositivo, como, por exemplo, um gancho, garra, eletroímã, barra de carga, entre outros.

Basicamente, as máquinas para movimentação de materiais realizam dois movimentos. O primeiro é o movimento de içamento, onde a carga é movimenta verticalmente. O segundo tipo de movimento é o de translação, onde a carga é movimentada horizontalmente. Os equipamentos de movimentação de carga podem realizar um ou ambos os movimentos, a depender da sua aplicação.

Das máquinas de levantamento, a ponte rolante é a de maior aplicação na indústria, permitindo deslocamento vertical e horizontal independentes, possibilitando uma varredura tridimensional. O Brasil é auto-suficiente na produção desses equipamentos.

Existem pontes rolantes de baixa capacidade que podem ser operadas manualmente, no entanto são as pontes motorizadas que têm maior aplicação na indústria, devido às suas vantagens como maior capacidade de carga e maior controle.

Pontes rolantes são equipamentos de elevado custo, portanto é necessário um estudo aprofundado do seu projeto, levando em conta onde e como o equipamento irá operar, a freqüência de utilização e a carga média que irá transportar em relação a carga máxima. Esses cuidados devem ser tidos para que o equipamento não torne-se obsoleto em curto prazo e também para que não seja projetado muito acima das necessidades de uso.

2 MEMORIAL DESCRITIVO

2.1 Introdução

        A indústria tem crescido continuamente e setores como mineração e indústria, principalmente estão buscando maneiras de aperfeiçoar seus métodos de produção.  Em indústrias que produzem materiais grandes porte a movimentação é um problema a ser solucionado e,portanto, o uso de equipamentos como pontes rolantes é fundamental.

2.2 Objetivos

        Esse trabalho visa o projeto de uma ponte rolante utilizada em montagens para movimentar material com capacidade de até 200 toneladas

2.3 Especificações Técnicas

Abaixo são especificados as características principais da ponte rolante:

  • Capacidade de elevação principal: 200 toneladas;
  • Capacidade de elevação auxiliar: 100 toneladas;
  • Altura de elevação da carga: 20 metros;
  • Vão da ponte rolante: 15 metros;
  • Tipo de moitão: Curto;
  • Gancho: Simples;
  • Mancal das polias do moitão: Rolamento;

2.4 Dados do Projeto

  • Grupo de serviço 06: Pontes de montagem;
  • Grupo de trabalho 1:  De 6 a 18 ciclos por hora

2.5 Croqui do Conjunto e das Partes

Os Croquis de conjunto e das partes foram entregues durante o decorrer das aulas do semestre.

2.6 Descrição detalhada do funcionamento

A estrutura geral da ponte rolante é feita em aço e deve-se fazer prever as condições e esforços a que estará submetida para o seu adequado dimensionamento. Desse modo as vigas principais devem satisfazer a condições de tensões atuantes menores que as tensões admissíveis e também a deflexão (flecha) deve estar dentro de um valor tolerável, levando-se em conta o comprimento do vão da ponte.

No projeto de uma ponte rolante é preciso que se estabeleçam estimativas e critérios a respeito do tipo e freqüência de solicitação a que estará sujeita. Isso possibilita que o motor selecionado para os três sistemas de movimentação seja propriamente dimensionado, de um lado para evitar o seu superdimensionamento o que significa perda de investimento, e por outro lado para que não sofra sobrecarga e superaquecimento.

Os motores utilizados nos aparelhos de elevação e movimentação de materiais devem ter grande conjugado de partida, de modo a permitir a aceleração das massas até a velocidade de regime, em pouco tempo; devem ter a possibilidade de serem ligados e desligados com freqüência e permitirem uma partida progressiva com auxilio de aparelhagem apropriada; o sentido da marcha deve ser reversível; devem ser capazes de exercer um momento de frenagem alto e é desejável que a variação da velocidade seja independente da carga. Nesse projeto serão utilizados motores de anéis por satisfazerem as características acima citadas, sendo os mais utilizados em máquinas de elevação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.7 Kb)   pdf (2.5 Mb)   docx (4 Mb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com