TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  31/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE PESQUISA

ASSUNTO: Alvenaria Estrutural

1.TEMA:

As vantagens de se utilizar a técnica de Alvenaria Estrutural.

2.PROBLEMA: 

Porque optar pela utilização da Alvenaria Estrutural para a construção de residências atualmente?

3.HIPÓTESES:

- Proporciona vantagens significativas no processo de racionalização da construção quando comparados a outros processos tradicionais.

- Por não utilizar vigas e pilares, esta técnica torna o prazo de entrega da obra muito mais rápido, além de ser uma das técnicas construtivas mais baratas e sustentáveis no mercado da construção civil atualmente.

4.JUSTIFICATIVA

        Tendo em vista o atual mercado no ramo da construção civil, percebe-se que os empreendedores desta área estão optando por técnicas construtivas mais econômicas tanto para suas empresas como também para repassar para o consumidor final.

        Essa realidade é um reflexo da atual situação economia do país, que com a atual “crise” que estamos vivendo, afetou e muito o boldo dos consumidores, fazendo com que eles pensem muito bem antes de adquirir um imóvel atualmente. Por isso o setor da construção civil vem optando por técnicas construtivas cada vez mais baratas, segundo Elmor (2010) “[...] as vantagens mais imediatas da alvenaria estrutural são: a redução de custos e o menor prazo de execução. Estes fatores são muito positivos no atual cenário do mercado imobiliário.”, assim, podemos ver claramente a posição das empresas com relação ao mercado imobiliário, por isso as mesmas vêm optando pela alvenaria estrutural, além de que esta técnica não gera muitos impactos ambientais como as tradicionais com concreto armado, etc., portanto, ela está voltando a ganhar cada  dia mais espaço nas obras residenciais, por conta da atual situação econômica do mercado da construção e mercado imobiliário.

        Umas das vantagens de sua utilização é que assim como vimos no parágrafo anterior, o seu prazo de entrega costuma ser muito mais rápido do que em construções tradicionais que se utilização de vigas e pilares, pois em obras tradicionais é nessa fase que temos o momento mais crítico, por isso há uma grande demora e a execução de algo errado nesta fase afeta todo o processo da obra, mas na alvenaria estrutural não temos este tipo de problema, além do que, por este motivo também, o custo da obra acaba  saindo muito mais barato, pois há a redução da quantidade materiais, onde esses são muito mais racionalizados, ou seja, usa-se menos quantidade de materiais e equipamentos (blocos estruturais, cimento,etc.), além de reduzir também a mão de obra especializada, portanto, não é necessário a contratação de muitos funcionários para cada função, diferente do que vemos em obras tradicionais, esse fator já  reduz e muito o valor do empreendimento no final.

A alvenaria estrutural vem sendo utilizada pelo meio técnico brasileiro, atraída pela redução de custos proporcionada pelo sistema. A possibilidade de construir edifícios altos tem enterrado alguns velhos preconceitos, como o de usar a alvenaria somente em construções baixas. E as obras que envolvem prédios, sejam residenciais ou comerciais, se tornaram apenas um dos exemplos em que esse sistema pode ser empregado com sucesso. (ELMOR, 2010)

        Essas vantagens são muito benéficas para uma construção atualmente, pois cada vez mais se houve falar da importância de não se desperdiçar materiais, energia, água, e até mesmo da importância de se reutilizar materiais que “sobram” para outras determinadas funções, ou seja, ser “sustentável” atualmente conta muito para o governo como também para o consumidor, como podemos ver a sociedade busca a cada dia ser mais sustentável com uma qualidade de vida melhor através da conscientização das pessoas (funcionários) e empresários, podemos ver isso claramente na construção civil atualmente, além de também sair mais barato e vantajoso para o empresário deste ramo optar por técnicas sustentáveis.    

        Além de ser vantajoso para os empreiteiros, essa técnica em obras residenciais tem agradado cada vez mais os compradores (consumidores), que buscam empreendimentos neste estilo, pois neste tipo de obra o valor que será repassado para os mesmos são muito mais baixos do que os outros tipos de obras, é grande com relação ao preço de empreendimentos feitos com os métodos tradicionais mais comuns utilizados atualmente, por conta disto estes tipos de obras residenciais em alvenaria estrutural está aos poucos aquecendo e segurando o mercado da construção civil, que sentiu uma queda drástica com relação a compra de imóveis e na construção dos mesmos de uns anos para cá devido a  situação econômica em que nosso país está passando, que fez com que a construção civil fosse a primeira a sentir os impactos dessa “crise” ou seja, houve uma  queda nas vendas de imóveis, e a queda na procura para construir casas, comércios e até mesmo por conta do corte nos financiamentos de casas e apartamentos.

        Por isso, podemos perceber que a técnica de construção em alvenaria estrutural vem ganhando cada vez mais espaço no mercado atualmente por se tratar de uma obra mais “limpa” e mais barata. Por conta disso nota-se uma crescente quantidade de apartamentos e residências de classe média- baixa crescendo nas grandes cidades, fazendo com que este tema seja de grande importância ser estudado nos dias de hoje, e também por não encontrarmos muito sobre o tema em livros e revistas.

         

        

5.OBJETIVOS

5.1 OBJETIVOS GERAIS

        O objetivo desta pesquisa é mostrar as vantagens de se utilizar a técnica de alvenaria estrutural atualmente.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

        Averiguar o quanto a alvenaria estrutural vem crescendo e ganhando cada dia mais espaço no mercado da construção civil atualmente, devido à situação econômica do país.

        Examinar os impactos que este tipo de construção traz dentro do canteiro de obras e ao seu redor, com relação à organização e materiais utilizados.

        Comparar o custo benefício que traz ao construtor e também os benefícios que ela traz também ao consumidor (comprador), comparado a outras técnicas de construção dentro da engenharia civil.

6.METODOLOGIA

         A metodologia a ser utilizada para a elaboração do trabalho, será primeiramente será realizada uma pesquisa de caráter exploratório, ou seja, fazer o levantamento teórico sobre o assunto, que no caso da pesquisa que será realizada será a Alvenaria Estrutural, ao qual utilizaremos livros, pesquisas bibliográficas, coleta de informações em revistas e jornais da área de engenharia civil.Depois do levantamento teórico, utilizaremos de pesquisa de campo (visita a obras em alvenaria estrutural), entrevistas com questões abertas com profissionais especializados nesta técnica, para o aprimoramento da pesquisa que será realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com