TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Usina de Açúcar e Álcool - viabilidade tecnica

Por:   •  23/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade Cana Madura

 Processo produtivo da cana-de-açúcar

A região possui dois rios que margeiam as terras onde será feito o plantio da cana, fator que torna o solo mais produtivo, mas mesmo assim devera ser feito umas correções e adubação do solo com calcário, cálcio fosfato.

No Brasil existe atualmente mais de 600 variedades de cana, e tem que se levar em conta a escolha da variedade de acordo com as condições de solo e clima, buscando produtividade e resistência às pragas.

O uso de fertilizantes é reduzido, porque os resíduos do processamento da cana são reutilizados no campo, aas camada torta de filtro rica em fosforo, e recuperada na usina e usada na lavoura como adubo orgânico. Antes da aplicação do mesmo, amostras devem ser analisadas no laboratório para garantir aplicação no campo em volume adequado. Os resíduos sólidos são carregados em caminhões e transportados para as áreas de plantio.

Outro subproduto do processamento da cana é a vinhaça, um liquido com alto teor de potássio e outros nutrientes, sistemas de canais são utilizados para levar a vinhaça para vários pontos do canavial. A aplicação da vinhaça como fertilizante orgânico é conhecida como fertirrigação, a pratica reduz o uso de produtos químicos derivados do petróleo e contribui para redução da emissão dos gases que causam o efeito estufa.

 Colheita e chegada da cana-de-açúcar

Feita da forma mecanizada, elimina o antigo processo que consistia na queima da palha para viabilizar a colheita manual.

Através do processo mecanizado a palha é separada pela maquina e deixada sobre o solo, assim aumentando o teor de matéria orgânica e proteção ao solo contra erosão. A cana é picada pela colheitadeira e depositada no caminhão, uma colheitadeira chega a colher 800 toneladas de cana por dia. Parte da palha é retirada do campo, e utilizada na produção de Bioeletricidade e também na produção de etanol de 2ª geração. A cana é transportada para usina de caminhão.

Depois de colhida à cana se torna perecível, e deve chegar à usina o mais rápido possível para evitar perda de qualidade, em geral à cana é entregue em menos de 24 horas após a colheita. Já na usina o caminhão passa pela pesagem, e é retirada uma amostra de cana para ser analisado em laboratório, o teor de sacarose é o que orienta toda a gestão e eficiência do processo industrial.

 Moagem

Após a pesagem e o teste de laboratório, a carga é transferida para a esteira que transporta a cana até a moagem, após a moagem sob pressão de rolos e/ou por meios de difusores sobram o bagaço, resíduo fibroso da cana que será encaminhado às caldeiras para gerar Bioeletricidade, o caldo segue para a produção de açúcar e álcool.

 Produção de açúcar

O caldo produzido na moagem da cana é utilizado para produzir açúcar e etanol. O caldo da primeira e segunda moagem os mais ricos em sacarose é encaminhado para a produção de açúcar, o primeiro passo é um tratamento químico para purificação seguido de evaporação e cozimento, neste ponto a sacarose está cristalizada, em uma centrifuga os cristais de açúcar são separados do melaço, que posteriormente pode ser fermentado para produção de etanol. Os cristais seguem para secadores, onde são peneirados e armazenados. São 15 horas de processamento, entre a chegada da cana na usina e o armazenamento, cada tonelada de cana produz cerca de 120 kg de açúcar. Todo processo de estocagem e armazenamento do açúcar é regulamentado pelas normas da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 Produção do etanol

O etanol é produzido através da fermentação e destilação do caldo de cana. O caldo é purificado por vários processos de filtragem para formar um mosto (sumo/suco), que é fermentado e misturado com leveduras, nesta etapa o liquido formado é chamado de vinho fermentado. O álcool deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com