TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de máquinas

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE PELOTAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Andreson Colomby Couto

Rômulo Garcia de Oliveira

Empilhadeira a combustão

Pelotas

2016

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE PELOTAS

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Andreson Colomby Couto

Rômulo Garcia de Oliveira

Empilhadeira a combustão

Trabalho       apresentado       à       Faculdade

Anhanguera   Educacional,   Campus   Pelotas,

como  requisito  à  conclusão  da  disciplina  de

PROJETO      DE      MÁQUINAS.      Docente

responsável:      

Alberto Neto

.

1.    Introdução

    Quando se realiza um projeto de uma máquina ou equipamento, diversos fatores são levados em conta no seu desenvolvimento.

      Com grande preocupação com relação à segurança e produtividade, há a necessidade de fazer significativas melhorias para a indústrias e para as pessoas.

      Contudo, apresentamos nossa proposta de melhoria em uma empilhadeira.

      Sobre a viabilidade, a empresa que adquirir o equipamento terá em uma simples empilhadeira a opção de transforma-la em um equipamento mais versátil de fácil acesso e com o custo muito próximo do equipamento convencional , porem este equipamento terá mais de uma função e mais segurança do operador e das cargas manuseadas por ele.

      Sobre sua aplicabilidade, o projeto do novo equipamento fica muito próximo do equipamento empilhadeira convencional, porém, terá uma versatilidade maior podendo manusear cargas com uso

de: cintas,cabos de aço, correntes, etc).

     

Em forma de içamento, além de proporcionar maior segurança para a carga manuseada e para o operador, pois a carga neste equipamento iremos contar além  do dispositivos auxiliar da parte traseira do equipamento, laterais, parte dianteira e um sensor móvel de aproximação para colocar na carga a ser manuseada.

2.    Justificativa

Vivenciando experiências da dificuldade de mover vários tipos de carga com uso de lingadas, por cintas, cabos, correntes etc; foi evidenciado uma excelente oportunidade de melhorar o projeto original do equipamento.

A motivação se da aos devidos custos com a perda de tempo, manuseando alguns tipos de cargas que não podem ser manuseados pelo equipamento convencional e o alto custo de comprar outro equipamento para manusear estes tipos de carga.

Com esse projeto, visamos trazer para a indústria novo equipamento mais versátil e seguro como custo próximo do equipamento convencional.

3.   Objetivos

Objetivo do projeto é, com o uso do equipamento convencional melhorado, acrescentando dispositivo de elevação da carga com o uso de correntes, cintas, cabos de aço etc. Como se fosse algo muito próximo de um guindaste sobre rodas, como exemplo um”Grove” de inferior, mas com facilidade de utilização em locais com difícil acesso. E também irá transmitir mais segurança para o operador do equipamento  e das cargas manuseadas, tendo em vista o uso de sensores de proximidade do equipamento e da carga, e tudo isso por um custo muito aproximado de um equipamento convencional usado nos dias de hoje.

 

4.    Dados de partida

Capacidade de carga – 3 toneladas

Elevação da torre de 6000 mm

Largura total de 1240 mm

Peso total da empilhadeira de 10000 Kg

Altura do teto do operador de 2170 mm

Especificações do motor

Motor Toyota a gasolina de 2237 cilindradas com potencia de 2400 rpm = 54 hp

5. Modos de falhas

Inspeção diária após qualquer operação que ocorrer alguma anormalidade, para preventivamente possa evitar acidentes durante a utilização da máquina.

* Escoamento: plástico/elástico

* Corrosão geral

* Desgaste:

- Por deformação

- Impacto

- Atrito

- Fadiga superficial

* Ruptura por tensão

 

Material : Correntes sistema de levantamento

Fazer manutenção preditiva e preventiva periodicamente

* Indentação

* Fadiga

* Ruptura por tensão

* Corrosão sobre tempo - corrosão associada a fadiga

* Desgaste - abrasivo - corrusivo e por atrito

6.    Fundamentação teórica

A empilhadeira é um veículo de manuseamento de materiais que eleva as cargas e as move para outros locais. Esse equipamento possui grande gama de aplicações na indústria e variedade de modelos conforme o motor que utiliza, podendo ser a gasolina, diesel, elétrico e gás natural.

A empilhadeira possui uma cabine, da qual o operador acessa os controles operacionais do veículo. Fazem parte da cabine: volante, freio, acelerador, controle de inclinação dos garfos, painéis indicadores e controles para elevar e abaixar e o teto da cabine.

Logo abaixo do assento da cabine, localiza-se o espaço para o armazenamento das baterias que servem para alimentação interna ou externa. Algumas tensões comuns 16 para as baterias utilizadas nas empilhadeiras são de 12 V e 48 V. O acesso a essa tensão pode ser obtida diretamente nos contatos da chave de ignição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com