TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa apresentado à Univesidade Paulista – UNIP

Por:   •  12/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

TRATAMENTOS TÉRMICOS

Projeto de pesquisa apresentado à Univesidade Paulista – UNIP, como requisito para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

09/2015

SUMÁRIO

1. TEMA 4

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 4

3. PROBLEMA 4

4. HIPÓTESE DE ESTUDO 4

5. OBJETIVOS 4

5.1. Objetivo Geral 4

5.2. Objetivos Específicos 5

6. JUSTIFICATIVA 5

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7

9. PROPOSTA DE SUMÁRIO 7

10. CRONOGRAMA DA PESQUISA 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. TEMA

Efeito da velocidade de resfriamento sobre a transformação da austenita.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Avaliar em diferentes velocidades de resfriamento a transformação da austenita. Será feito em diferentes aços. Feito o processo, será feito a medição da dureza

3. PROBLEMA

O aço pode ser usado em muitas aplicações, porisso a necessidade de avaliar a dureza e a resistência do mesmo.

4. HIPÓTESE DE ESTUDO

Provar que a velocidade de resfriamento de aços específicos se consiga adquirir dureza desejada que possa ser utilizada em diversos tipos de processos mecânicos.

5. OBJETIVOS

5.1. Objetivo Geral

Conhecer a velocidade de resfriamento para entender a transformação da austenita.

5.2. Objetivos Específicos

Analisar velocidade.

Comparar velocidades.

Conhecer estruturas.

Adquirir durezas.

6. JUSTIFICATIVA

Os aços tem uma ampla aplicação na área de projetos, automobilística, metalúrgica, entre outras áreas que utilizam o aço como matéria prima, e que tenha a necessidade de tratamentos térmicos para adquirir durezas em esforços desejados.

O conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais é muito importante diante das aplicações. Pois cada aplicação é necessário uma propriedade com resistências distintas.

Esse artigo tem objetivo de conhecer, em diferentes velocidades de resfriamento, a transformação da austenita em suas possíveis estruturas, tendo suas propriedades especificas. Diante desse conhecimento, pode classificar os materiais para suas aplicações e esforços solicitados.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O aço pode ser aplicado em vários projetos, tem aplicação muito ampla, e ter várias possibilidades de esforços, é necessário o estudo da estrutura desses aços para conhecer suas propriedades, e assim, poder fazer aplicação correta. Pode ser usado em um sistema rotativo, cisalhante, tração, torção entre outros. Cada aplicação necessita uma dureza, propriedade. Porisso a necessidade de analisar a velocidade de resfriamento. Com diferentes velocidades, adquire diferentes durezas.

Foi realizado um estudo no laboratório de ensaios mecânicos, na Universidade de Passo Fundo.

Nesse estudo foi utilizado amostras padronizadas de aços ABNT1020, ABNT1045, ABNT1070, um durômetro para medir a dureza, e um forno tipo mufla para aquecer as amostras.

As amostras foram colocadas no forno e aquecida a uma temperatura de 850ºC acima da temperatura de austenitização. Foi deixada quinze minutos, dentro do forno, e logo em seguida, retirada e submetida a diferentes velocidades de resfriamento, até atingirem a temperatura ambiente.

Como meio de resfriamento, foram utilizados sais, água, óleo e ar comprimido.

Após o resfriamento, foi lixada e feito a limpeza de impurezas na superfície. Em seguida foi feito a medição da dureza.

Conforme o estudo e pesquisas, cada velocidade de resfriamento tem uma estrutura diferente. Entre elas, tem a martensítica e a perlita. A martensítica é mais dura e frágil. A perlita é mais branda e maleável. São com essas estruturas que conseguimos as diferentes durezas.

Concluiu-se que quanto maior for à velocidade de resfriamento maior será a dureza do material, devido à formação de uma estrutura puramente martensítica, quando a velocidade de resfriamento é lenta a estrutura transforma-se basicamente em perlita, velocidades de resfriamento muito altas podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com