TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Negócio Biodigestor

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILE – UNIVILLE

INOVAÇÃO E EMPRENDEDORISMO

NOME: ELCIO MORILO CADORIN JUNIOR

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

PROFESSOR: GIANCARLO DECIMO GRAZZIOTTIN

1 - PROBLEMAS A SEREM SOLUCIONADOS COM A IDÉIA:

  • SANEAMENTO BÁSICO - https://envolverde.cartacapital.com.br/biodigestor-pode-solucionar-parte-do-problema-de-saneamento-basico-no-brasil/

  • TARIFA DE ENERGIA ELETRICA (BRASIL OCUPA SEGUNDA POSIÇÃO DE MAIS CARA NO MUNDO, SEGUNDO PESQUISA) - https://noticias.ufsc.br/2019/10/com-segunda-tarifa-mais-cara-do-mundo-custo-da-energia-eletrica-e-tema-de-palestra-nesta-terca-8/
  • CONSUMISMO E GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, NESTE CASO EM ESPECÍFICO O RESÍDUO ORGANICO, OU SEJA, AQUELE QUE “APODRECE” NA NATUREZA - https://www.ecodebate.com.br/2013/02/05/o-consumismo-e-a-geracao-de-residuos-solidos-urbanos-no-brasil-por-marcos-vinicius-godecke-joao-alcione-sganderla-figueiredo-e-roberto-harb-naime/
  • ECONOMIA DE ENERGIA - https://www.youtube.com/watch?v=yPykhSeFBa8
  • VEÍCULOS TESTAM POTENCIAL DO BIOGÁS BRASILEIRO - http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/28433/veiculos-testam-potencial-do-biogas-brasileiro

Existem milhares de conteúdos, estudos, artigos, notícias, pesquisas, entre outros, que evidenciem o problema causado pela crescente geração de resíduos sólido urbano (RSU), e outros tipos de resíduos orgânicos produzidos por indústrias, propriedades rurais, restaurantes, etc. Atualmente o destino comum para este tipo de resíduo é o Aterro Sanitário. Lá, basicamente o lixo é enterrado e se decompõe no decorrer dos anos.

E se você soubesse que é possível reduzir despesas de energia elétrica e gás GLP através do seu lixo produzido?! Isto é possível através de um processo chamado Biodigestão, que acontece dentro de um equipamento chamado Biodigestor.

Explicando de forma simples e resumida, a Biodigestão anaeróbica (processo sem oxigênio) acontece quando temos bactérias decompondo o lixo, e o resultado deste processo complexo é o Biogás. Biogás é uma mistura de gás metano e dióxido de carbono (em sua maioria) e outros gases em menor quantidade. Este gás pode ser convertido em energia elétrica, utilizado como gás de cozinha e até mesmo em veículos com equipamento GNV.

2 – APRESENTAÇÃO DO PUBLICO ALVO (PERSONA):

Persona - Proprietário de restaurante

  • SUA HISTÓRIA: É um empreendedor que está sempre em busca das melhores práticas para administrar seu negócio. Também é líder da sua equipe. Tem um dia corrido, quase sempre muito ocupado devido a várias tarefas em sua rotina. Conhece bem seu comercio e gosta de ideias inovadora que possam ajuda-lo a otimizar os custos de seu empreendimento.

  • MOTIVAÇÕES: Hoje uma das maiores despesas fixas do restaurante é a conta de energia elétrica. Paulo preocupa-se com o meio ambiente e busca por práticas mais sustentáveis, que agreguem valor ao seu negócio.
  • NUNCA DEVEMOS: Paulo fica irritado quando se depara com situações que envolvem desperdício de comida e recursos naturais. Paulo é muito honesto e preza pela ética, mas acha injustos valores cobrados por recursos como energia elétrica, que é uma das mais caras no país em que mora.
  • A EXPERIENCIA IDEAL: Alguém que possa ajudar Paulo a implementar uma solução sustentável de reaproveitamento de resíduos orgânicos produzidos em seu restaurante e que consiga gerar meios de reduzir sua despesa com energia elétrica.

3 – CANVAS PROPOSTA DE VALOR:

Perfil do Cliente:

  • Tarefas:

  1. Buscar Inovações;
  2. Buscar novos clientes;
  3. Se destacar no mercado;
  • Ganhos:
  1. Status de restaurante sustentável;
  2. Atração de novos clientes com a proposta;
  3. Redução de despesas de energia;
  • Dores:
  1. Baixa geração de resíduo;
  2. Valor da conta de Energia Elétrica;
  3. Insegurança;

Proposta de Valor:

  • Produto:

  1. Eficiência energética;
  2. Utilização de Biofertilizante;
  3. Utilização do gás gerado para GLP;
  4. Conversão do Biogás em Energia Elétrica;
  5. Redução no resíduo enviado ao aterro;
  • Criador de Ganhos:
  1. Imagem sustentável com a proposta;
  2. Redução na Fatura de Energia;
  3. Divulgar o projeto no site da empresa;
  • Alívio das dores:
  1. Economia com as tarifas;
  2. Baixo investimento;
  3. Não necessita de manutenção constante;

4 – APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE VALOR:

O Biodigestor Anaeróbico é um equipamento que deve ser dimensionado de acordo com a necessidade do cliente, ou seja, o quanto que ele gera de resíduo orgânico. Através destes dados é possível estimar a quantidade de biogás que será gerada e seu potencial energético. Trata-se de uma excelente alternativa para quem busca soluções sustentáveis e que possibilite reduções de custos para o seu negócio. Além de toda a questão econômica, ponto que talvez mais chame atenção e desperte curiosidade, o biodigestor utiliza apenas resíduo para seu funcionamento. Resíduo este que deixa de ir para o aterro, maximizando seu volume e vida útil. Além da grande contribuição para práticas sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com