TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de implantação de um Laboratório de controle de qualidade

Por:   •  21/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

UNIOESTE- CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU

CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS

ENGENHARIA MECÂNICA

PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CONTROLE DE QUALIDADE NA EMPRESA EBS FÁBRICA DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS LTDA

Acadêmico:        Carlos Henrique De Bona Wild

Orientador:        Prof. Dr. Eduardo Moreira

   Foz do Iguaçu

Julho de 2015


  1. IDENTIFICAÇÃO

1.1.        ÁREA OU LINHA DE PESQUISA:

Nome:

Engenharia Mecânica, de produção / Garantia de Controle de Qualidade

Código:

3.05.00.00-1/ 3.08.00.00-5/3.08.01.05-02

1.2.        PALAVRAS CHAVES:

  1. Controle da qualidade
  1. Metalurgia
  1. Materiais

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Qualidade é um conceito subjetivo, que está relacionado diretamente com a percepção de cada um, influenciado pelos fatores que são de seu interesse, como as necessidades e expectativas. Quando trata-se do cenário econômico, a qualidade do produto é a maior expectativa do cliente, o que o torna uma necessidade para a empresa.

As transformações do mercado mundial e a abertura das fronteiras comerciais, trouxeram uma forte influência das capitais internacionais, causando pressão para o aumento da qualidade dos produtos gerados pela indústria nacional.

No Brasil, a partir da década de 90, o choque da globalização impulsionou essa busca por novos padrões de qualidade. Neste contexto tiveram início os processos de certificação do sistema de qualidade. De acordo com o Comitê Brasileiro responsável pelas normas ISO 9000, o número de certificados emitidos passou de 18 em 1990 para 8.164 em 2005 e passando dos 25.000 ao final de 2012.

Na indústria metalúrgica, essa busca pela qualidade também acontece. Com o surgimento de clientes mais exigentes e maior número de fabricantes, o aumento da concorrência fez com que as empresas deste segmento buscassem conhecimento em uma área até então desconhecida pelos profissionais metalúrgicos: a gestão da qualidade. Sendo assim, onde antes só era atestada a qualidade do produto final, agora é analisada a qualidade de todos serviços prestados pela empresa.

A qualidade da matéria prima utilizada pela indústria é fundamental para um produto que satisfaça as exigências do cliente.  Na indústria existem especificações claras que definem e diferenciam os mais diversos materiais utilizados. Para tanto, podem ser utilizadas diversas regulamentações, sendo as principais as normas: SAE (Society of Automotive Engineers), DIN (Deutsches Institutfür Normung), ABNT - NBR (Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas), ASTM (American Society for Testing and Materials) ou podem ainda existir exigências criadas por cada indústria. Diversos fatores podem levar a esta escolha: algumas normas são muito detalhadas para uso rotineiro na empresa, outras especificam características difíceis de serem avaliadas na produção ou ainda podem exigir avaliações sofisticadas e onerosas.

Neste cenário de busca constante pela qualidade dos seus produtos, as indústrias requerem fiscalização na matéria prima utilizada na sua produção. As empresas do ramo metalmecânico utilizam na maior parte de seus produtos o aço, material este que é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último que variam entre 0,008 e 2,14%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga ferro ao carbono, mas seu teor de carbono varia entre 2,14 e 6,67% (CHIAVERINI, 1987). A principal diferença está na sua aplicação, devido a sua ductilidade o aço é facilmente deformável pelo forjamento, laminação e extrusão, já uma peça de ferro fundido é fabricada pelo processo de fundição.

Chiaverini (1987) cita que no aço comum o teor de impurezas (elementos além do ferro e do carbono), deve estar sempre abaixo de 2%. Acima dos 2 até 5% já é considerado aço de baixa liga, acima de 5% é considerado alta-liga. Outra variação do aço, com alta presença na indústria é o aço inoxidável. Conhecido popularmente apenas como Inox, é um aço de alta-liga com teores de cromo e de níquel em níveis que podem ultrapassar os 20%. Sua principal característica é maior resistência a corrosão quando comparado ao aço comum.

Com esta alta possibilidade de variações, o controle estrutural se mostra necessário, controle este que se preocupa com o material que forma a peça, sua composição e propriedades. Este controle pode ser classificado em ensaio mecânico, análise química e ensaio metalográfico. Os principais ensaios mecânicos destrutivos segundo Souza (1984) são: tração, dobramento, flexão, torção, fadiga, impacto, compressão, dureza, entre outros ensaios. A análise química pode ser feita por meio de espectrometria e nos ensaios metalográficos tem-se a micrografia e a macrografia.

Este conjunto de análises traz uma completa avaliação do material a ser estudado e os seus resultados podem ser associados com diversas propriedades, como a dureza, indispensável para seleção de material, como no caso do aço comum pode ser diretamente associada ao teor de carbono. A macrografia por sua vez, de maneira geral, revela o processo de fabricação ao qual foi submetida a peça, enquanto a micrografia pode indicar se houve um tratamento térmico na mesma. A análise química através de espectrometria, apesar do alto custo de seus equipamentos, mostra a composição do material que se avalia, altamente indicado para classificação de um aço inox ou outros tipos de liga.

A necessidade de um laboratório para realizar tais ensaios se mostra assim essencial, trazendo o controle, não só da matéria prima, mas também das peças e equipamentos produzidos. Sendo um diferencial para a empresa em vista da satisfação de seus clientes e qualidades dos produtos.

  1. OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA DO PROJETO

- Objetivo geral:

  • Elaborar um projeto de implantação de um laboratório de controle de qualidade na empresa EBS Fábrica de Máquinas Industriais Ltda.

- Objetivos específicos:

  • Realizar um diagnóstico das não conformidades ocorridas na empresa em relação ao controle de qualidade;
  • Propor um modelo de controle de qualidade dos materiais utilizados nos produtos fabricados adequado à natureza da empresa;
  • Projetar o espaço físico do laboratório de controle de qualidade a ser implantado, especificando equipamentos e o layout deles no ambiente;
  • Aplicar as técnicas de gerenciamento de projetos para a implantação do laboratório de controle de qualidade.

Justificativa:

A EBS – Fábrica de Máquinas Industriais Ltda, localiza-se no extremo oeste do Paraná, na cidade de Quatro Pontes. Possui um moderno parque industrial onde produz todos os equipamentos necessários para a montagem de uma fecularia, que é o seu produto final. Para isto são produzidas plataformas, trituradores, secadores, centrífugas, silos e ensacadeiras. Equipamentos que juntos realizam o processo de produção da fécula de mandioca.

A fábrica produz e monta todos os equipamentos necessários, seus clientes necessitam apenas de um local para a montagem destes. Isto faz com que existam na linha de produção os mais variados produtos e que todas ações sejam tomadas com atenção, desde o manuseio de um parafuso até o de um torno mecânico.

O grande número de equipamentos produzidos exige um conhecimento dos materiais que serão utilizados na sua fabricação, para que, posteriormente, em fase de testes ou até mesmo na utilização pelo cliente, não ocorra nenhum tipo de falha decorrente da baixa qualidade ou má utilização da matéria prima. Um Laboratório de Controle da Qualidade inicia os trabalhos analisando os materiais recebidos em relação ao que foi especificado no pedido. Caso seja exigido, também executa testes para verificação das especificações de projeto e do pedido.  Assim, com seu total funcionamento, pode gerenciar o recebimento, controle e correta aplicação de toda matéria prima da indústria, reduzindo as possibilidades de uma falha por má utilização ou falta de conhecimento do material que se está utilizando.

A elaboração deste projeto amplia horizontes de aplicação, tendo a empresa EBS como base para sua criação, mas podendo ser utilizado para a implementação de laboratórios deste gênero em diversos tipos de empresas de variados setores da indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com