TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  1/5/2020  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Túlio Tomaz Soares

Trabalho da disciplina: Ergonomia

                                                     Tutor: Prof. Fernando Medina

Fortaleza-Ceará

2020

CONQUISTANDO DISTRAÇÃO DIGITAL

Referência: Harvard Business Review, Conquistando a Distração Digital, Junho 2015..

O excesso de fontes de informações e interações digitais, como computadores, laptops, tablets e telefones celulares, têm sido, cada vez mais os grande apontados como determinantes para falta de rendimento nos ambientes pessoal e profissional. Com diversão e entretenimento a apenas um clique, os seres humanos tem sido cada vez mais levados a procrastinação.

Esse fato, se deve, basicamente, à falta de foco dos seres humanos em uma só atividade, devido à distração provocada pelo bombardeio de informações de computadores e celulares. Com isso, a produtividade e engajamento nas atividades é bastante reduzido.

Boa partes das pessoas inicia o dia checando seu e-mail ou as mensagens do celular, e leva essa demanda de ser constantemente bombardeado com novas informações no decorrer de todo o seu dia, gerando princípios de obsessão, compulsão e ansiedade. Além dos distúrbios psicológicos, o rendimento do profissional se encontra extremamente afetado, pois a simples presença de um celular no ambiente de trabalho já contribui para as pessoas serem menos produtivas, conforme apontam especialistas.

Portanto, medidas devem ser tomadas visando evitar essas distrações e dependência por aparelhos eletrônicos. Por isso, especialistas divulgaram três estratégias para acalmar a ansiedade e aumentar a produtividade dos seres humanos.

A primeira estratégia consiste em programar ciclos de checagem nos meios de comunicação eletrônica. Por exemplo, ajustar um despertador para 15 minutos, e ao tocar, fazer uma checagem rápida dos e-mails e mensagens, repetindo o processo até que a pessoa esteja confortável a aumentar seu tempo desconectado.

A segunda estratégia é inspirada pela pesquisa de Nathaniel Kleitman, que através de estudos, constatou que os cérebros humanos trabalham em ciclos de 90 minutos, devendo, portanto, haver uma pausa de recarga a cada hora e meia. O especialista recomenda uma caminhada de dez minutos ou escutar música, por exemplo, atividades estas que já tem efeito calmante.

A terceira estratégia se baseia em estudos da Fundação Nacional do Sono (NSF) e a Mayo Clinic, que constataram que o uso de aparelhos que emitam uma luz azul de LED é prejudicial ao seu sono, período crítico de consolidação de informações aprendidas durante o dia. Portanto, deve-se evitar aparelhos eletrônicos em seu quarto durante o horário de repouso.

Portanto, a palavra-chave é equilíbrio. Sabe-se a importância que os aparelhos eletrônicos tem na vida cotidiana e o quanto funcionários e empresários tem que dar atenção ao trabalho, comunicação e interação digital. Porém, a chave para o equilíbrio entre a vida profissional e a saúde física e psicológica é a correta dosagem do uso da tecnologia.

Vários e-mails e mensagens recebidas diariamente não têm tanta importância ou não demanda atenção imediata. Cabe ao usuário reservar um tempo em seu dia para resolver essa demanda, bem como criar uma lista de prioridades e segui-la diariamente. Quando seu tempo previamente limitado de exposição à tecnologia tiver se esgotado, caso tenha seguido a lista de prioridades corretamente, boa parte das atividades mais importantes já estarão resolvidas, e você pode, por isso, finalizar as demais tarefas no dia seguinte, de acordo com a prioridade e urgência dessas pendências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com