TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUADRO INSTITUCIONAL - ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DOS MANANCIAIS

Por:   •  13/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.127 Palavras (17 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 17

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

CÁIO MACHADO DA SILVA

GABRIEL MELLO FERREIRA

GABRIELA RIBEIRO MACHADO

       

QUADRO INSTITUCIONAL - ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DOS MANANCIAIS 

JUIZ DE FORA

2021

CÁIO MACHADO DA SILVA

GABRIEL MELLO FERREIRA

GABRIELA RIBEIRO MACHADO

QUADRO INSTITUCIONAL - ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DOS MANANCIAIS

Trabalho apresentado à disciplina Mananciais e Qualidade da Água, do curso de graduação em engenharia civil da Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrada pelo professor Celso Bandeira de Melo Ribeiro.

JUIZ DE FORA

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 JUSTIFICATIVA        4

1.2 OBJETIVOS        4

1.2.1 Objetivo geral        4

1.2.2 Objetivos específicos        5

2 METODOLOGIA        5

3 DESENVOLVIMENTO        5

3.1 COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES        5

3.2 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS        6

3.2.1 Secretaria da Habitação (SH)        7

3.2.2 Secretaria do Meio Ambiente (SMA)        8

3.2.3 Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB)        8

3.2.4 Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)        8

3.2.5 Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA)        9

3.2.6 Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)        9

3.3 OBSERVANDO AS PRÁTICAS        10

3.4 ENTRAVES E DESAFIOS        11

4 CONCLUSÃO        13

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

1 INTRODUÇÃO

Com base na publicação ‘Moradia e Mananciais: Tensão e Diálogo na Metrópole’, da autora Maria Lucia Refinetti Martins, este trabalho procura elucidar questões ao qual a pesquisadora chama de complexo e delicado, envolvendo a tensão na ocupação de áreas ambientais, tomando como ênfase a Região Metropolitana de São Paulo.

Este trabalho tem como base o Capítulo 6 - Quadro Institucional - Atribuições e Procedimentos Relativos à Proteção dos Mananciais, contenda na Parte III - Assentamentos em Área de Proteção e seu Tratamento Institucional, ao qual visa discorrer sobre as atribuições e competências dos Estados e Municípios na “proteção aos mananciais e no licenciamento e fiscalização de atividades de parcelamentos nessas áreas”.

1.1 JUSTIFICATIVA

Vista a grande importância acerca dos processos que orientam a proteção de mananciais na atualidade, este trabalho tem como finalidade explorar a publicação ‘Moradia e Mananciais: Tensão e Diálogo na Metrópole’, da autora Maria Lucia Refinetti Martins, onde a mesma visa elucidar os problemas e entraves acerca do que tange o processo jurídico sobre proteção dos mananciais e situações relacionadas e, com base nas informações dispostas pela autora, complementar e atualizar tais informações.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral

O objetivo principal deste trabalho é o de analisar as informações contidas no Capítulo 6, denominado “Quadro Institucional - Atribuições e Procedimentos Relativos à Proteção dos Mananciais”, do livro “Moradia e Mananciais: Tensão e diálogo na metrópole”, da autora Maria Lúcia Refinetti Martins (USP, São Paulo, 2006).

1.2.2 Objetivos específicos

A partir da análise e estudo das informações do livro, estas serão apresentadas, discutidas e comentadas,  a fim de contribuir com sua atualização.

2 METODOLOGIA

O presente trabalho baseia-se no método de revisão bibliográfica, a partir de uma fonte de pesquisa secundária, o livro “Moradia e Mananciais: Tensão e diálogo na metrópole”, da autora Maria Lúcia Refinetti Martins (USP, São Paulo, 2006), com a finalidade de apresentar, discutir e complementar as informações nele contidas.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES

De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 23, União, Estados, Distrito Federal e Municípios devem promover, conjuntamente, a proteção ambiental e o combate à poluição, bem como programas de construção de moradias e melhorias nas condições habitacionais e de saneamento básico.

Nesse sentido, conforme disposto na Lei Federal nº 6.938/81, que criou o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), Estados e Municípios devem elaborar normas supletivas e complementares de acordo com os padrões federais. Além disso, estabelece que a fiscalização e o controle ficam por conta da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA) em complemento ao órgão estadual e municipal competentes.
        Além dos três níveis de governo, há outras delimitações territoriais com o objetivo de gestão: as Regiões Metropolitanas e as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos. As primeiras são decorrentes do fenômeno de conurbação de cidades que, com interesses sociais e econômicos em comum, são tratadas regionalmente (com ações simultâneas entre estados e municípios) para integrar funções públicas como questões de uso do solo e moradias, transportes, poluição ambiental e saneamento básico. As últimas são compostas pelas bacias hidrográficas, conforme estabelecido pelo Sistema Estadual de Recursos Hídricos, com execução obrigatória de Planos de Bacias pelas Agências de Bacia. Enquanto isso, a fiscalização referentes aos recursos hídricos e poluição e o licenciamento de atividades potencialmente poluidoras ficam sob responsabilidade dos Órgãos da Administração Direta ou Indireta dos Estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (461.3 Kb)   docx (321.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com