TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE APLICADA NA CONSTRUÇÃO CIVL EM MANAUS – DESAFIOS E SOLUÇÕES

Por:   •  3/3/2017  •  Artigo  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO

ENGEMHARIA CIVIL

Ygor Sobreira Rodrigues

QUALIDADE APLICADA NA CONSTRUÇÃO CIVL EM MANAUS – DESAFIOS E SOLUÇÕES

MANAUS - AM

2016

1. INTRODUÇÃO

        

O planejamento na construção civil consiste na organização para a execução, incluindo orçamento e a programação da obra.   O orçamento este que contribui para a compreensão das questões econômicas e a programação relacionada com a distribuição das atividades no tempo. Com base nessas perspectivas de planejamento foi realizado um estudo em obra de construção civil para que problemas surgidos no decorrer do desenvolvimento da obra fossem solucionados para manter o cronograma em dia, cumprindo todos prazos pré-estabelecidos.

A Construção Civil é um setor industrial de importante estratégia para a economia, apresentando sérias deficiências em seus processos de gestão e, portanto, necessita cada vez mais de ferramentas que auxiliem os profissionais atuantes na área.

O planejamento das atividades de uma obra é o planejamento do processo de construção propriamente dito.   Ele deve ser realizado através de uma permanente coordenação com o planejamento dos métodos, dos recursos, assim como do canteiro de obras e suas instalações.

O Processo Construtivo forma um conjunto de atividades multidisciplinares e rotineiras de um cronograma sequencial que algumas vezes não se tornam práticas constantes devido a alguns contratempos existentes, destinadas a cumprir uma determinada meta, caracterizadas por um início e um fim, delimitadas no tempo, compatibilizadas no custo e otimizadas no desempenho técnico e produtivo. Assim, gerenciá-lo significa utilizar recursos materiais, financeiros e humanos, empregados de acordo com o escopo de trabalho pré-estabelecido em um plano que fixa datas, um planejamento que define prioridades e um controle para garantir sua qualidade assegurando o lucro e o prazo de execução, almejando técnicas construtivas que ofereçam rapidez, economia e redução da geração de resíduos.

Todavia, é um mercado competitivo e sabe-se que a qualidade dos seus produtos e de grande importância, no setor de construção civil não seria diferente a busca pela excelência em suas construções. Com isso entramos na arte de edificar voltando mais especificamente para a cidade de Manaus onde vamos investigar questões relacionadas à qualidade, identificar desafios e buscar onde podemos melhorar.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Investigar questões relacionadas a implementação de programas brasileiros de qualidade e produtividade no habitat (PBQP-P) na cidade de Manaus, identificar desafios e propor soluções para obter uma melhor qualidade em Manaus.

2.2 Objetivos Específicos

  • Avaliar questões da qualidade na construção civil em Manaus.
  • Avaliar desafios e propor soluções
  • Investigar em que nível esta a qualidade na construção civil em Manaus.

3. Fundamentação Teórica

3.1 PRINCIPAIS CAUSAS DOS PROBLEMAS EM FUNDAÇÕES  

 No andamento do processo sobre os vários problemas que uma estrutura pode apresentar, as estatísticas demonstram que as dificuldades relacionadas com as fundações são aquelas que implicam um maior custo na sua reparação por serem complexos de solucionar, pelo fato de implicar grandes alterações na envolvente da estrutura e podem provocar uma interrupção das funções para a qual a estrutura foi projetada, estas anomalias são designadas comumente de patologias; é de grande importância determinar as principais causas destas patologias de forma que possam ser significativamente reduzidas.              

 Para uma análise aprofundada deste tipo de patologias é de caráter bastante complexa, é necessário analisar todas as modificações que surgem na estrutura, as principais que devemos ter em conta são essencialmente as fissuras, deslocações, assentamentos e rotações que a estrutura possa sofrer, para a partir delas deduzir qual é a principal causa que as desencadeou. Ao nível da fundação existente, é extremamente importante fazer um reconhecimento geológico e geotécnico do terreno, para desvendar as possíveis causas que originam os problemas nas fundações, é importante analisar a relação estrutura-fundação-terreno, de forma que quando forem realizadas reparações, estas não sejam só estéticas ou superficiais, escondendo assim os verdadeiros problemas, o que só piora a situação porque interiormente a sua degradação avança de forma oculta e pode chegar até provocar o colapso da estrutura.

Uma vez conhecidas as causas que originam as patologias nas fundações, podemos então adotar um conjunto de medidas para solucioná-las. Estas podem ir desde a atuação sobre a estrutura propriamente dita até às modificações das propriedades geotécnicas do terreno (tratamentos de melhora e reforço do terreno).

Caracterização do comportamento do maciço;

•        Análise e projeto das fundações;

•        Execução das fundações;

•        Ações pós-conclusão das fundações;

•        Degradação dos materiais constituintes das fundações.

 

A execução das fundações de uma estrutura abrange inúmeras etapas, em geral, desenvolvidas por profissionais de diversas áreas, o sucesso de um projeto de fundações depende do trabalho em equipa; isto só pode ser alcançado quando existe  comunicação entre os vários elementos que intervém na execução, de forma que todas  as etapas desde a concepção do projeto de fundações até a sua construção estejam interligadas e acompanhadas por esta equipa de profissionais.  

3.2  INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO

 As informações solicitadas a um programa de investigação do subsolo são geralmente as seguintes:

a) Determinação da extensão, profundidade e espessura de cada horizonte de solo dentro de uma determinada profundidade que vai depender da dimensão e natureza da estrutura, além de uma descrição do solo, que inclua a sua compacidade se o solo não for coesivo e estado de consistência se o solo for coesivo.

b) Profundidade da superfície da rocha e sua classificação, incluindo informações sobre: Extensão, profundidade e espessura de cada estrato rochoso, dimensão, mergulho e espaçamento de juntas e planos de acamamento, presença de zonas de falhas e o estado de alteração e decomposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com