TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade aplicada aos projetos de tecnologia de informação

Por:   •  24/3/2017  •  Artigo  •  3.683 Palavras (15 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 15

CEETEPS

Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”

Faculdade de Tecnologia de São Carlos

QUALIDADE APLICADA AOS PROJETOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

QUALITY APPLIED TO INFORMATION TECHNOLOGY PROJECTS

NOME DO AUTOR

NOME DA FACULDADE

emaildoautor

NOME DO ORIENTADOR

NOME DA FACULDADE

Trabalho de Conclusão de Curso em forma de artigo apresentado à Nome da faculdade, como parte dos requisitos para a obtenção do título de tecnólogo em gestão empresarial.

Cidade

2016

QUALIDADE APLICADA AOS PROJETOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

QUALITY APPLIED TO INFORMATION TECHNOLOGY PROJECTS

QUALIDADE APLICADA AOS PROJETOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

QUALITY APPLIED TO INFORMATION TECHNOLOGY PROJECTS

Resumo: Esse artigo tem como principal objetivo oferecer uma visão geral sobre o processo de desenvolvimento de software com relação à qualidade e governança do departamento de Tecnologia de Informação de uma empresa manufatureira e comparar esse processo em relação ao desenvolvimento de software do departamento de Projetos da mesma empresa, apresentando as diferenças e semelhanças que possuem e discutindo a importância da aplicação de modelos e processos de qualidade para criação de softwares.

Palavras-chave: Qualidade de Software, Governança em TI, Processo de Desenvolvimento.

Abstract: This paper aims at providing an overview of the software development process when it comes to quality and governance of Information Technology department of a manufacturing company and at comparing this process with the software development process of Project department of the same company; it also brings up differences and similarities such process presents discusses the importance of applying models and quality process on software creation.

Keyword: Software Quality, IT Governance, Development Process.

1. Introdução

Nos últimos anos é notável o aumento do investimento pelas empresas no setor de Tecnologia da Informação. Cada vez mais, a TI é vista como um dos principais ativos de uma organização, tendo uma necessidade de ser administrada para criar valor para a organização.

A cada dia que passa a tecnologia da informação não é usada apenas para automatizar tarefas e diminuir o trabalho do ser humano, há muito ela começou a enriquecer o processo organizacional, otimizando as atividades desenvolvidas na organização e diminuindo barreiras de comunicação, passando a assumir um importante papel: um fator de crescimento de lucros e da redução de custos operacionais. Para Stoner (1999) somente com informações precisas e no momento certo, os administradores podem monitorar o progresso da organização na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade.

Segundo a 27ª Pesquisa Anual do Uso de TI de 2016 realizada pelo GVCia – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-EAESP com mais de 8000 empresas de médio e grande porte no Brasil, o uso da TI nas empresas vem em um contínuo e consistente crescimento, onde o percentual dos gastos com TI em relação ao faturamento líquido da empresa chega a 7,6% (figura 1).

Figura 1 - Gastos e Investimentos em TI - % Faturamento Líquido de Médias e Grandes Empresas

Fonte: Pesquisa FVG-EASP(2015)

2. Governança de TI

Segundo Gaseta (2012), a Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos para dirigir e controlar uma organização, para atingir objetivos corporativos, agregando valor ao negocio e equilibrando os riscos em relação ao retorno do investimento em TI e seus processos.

De acordo com Weill e Ross (2004) a Governança de TI visa especificar a estrutura de responsabilidades e direitos de decisão e das melhores práticas de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis no uso da TI.

Já o IT Governance Institute (ITGI), a define como parte integral da Governança Corporativa e consiste de estruturas e processos organizacionais e de lideranças que asseguram que a TI sustente e expanda os objetivos e estratégias da organização.

A governança garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avalizadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados, definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.

Como podemos notar a Governança de TI está intrinsicamente ligada aos objetivos da organização, tendo um papel fundamental no sucesso empresarial e na busca pelo alcance de metas dentro das empresas, e esses são justamente alguns desafios da Governança de TI: alinhar os serviços oferecidos pela TI juntamente aos negócios da organização, agregando valor e equilibrando os riscos em relação ao retorno do investimento no setor e nos seus processos, garantindo a segurança da informação, conformidade com as leis e regulamentações entre outros.

3. Governança e Qualidade

Quando se fala em qualidade nos serviços da tecnologia da informação depara-se com diversos problemas oriundos dos softwares que são utilizados no dia a dia, porém não se deve limitar a pensar que qualidade em TI esteja somente aplicada ao desenvolvimento de softwares, devemos lembrar que outras áreas igualmente importantes, são abrangidas pela Tecnologia da Informação: Infraestrutura, suporte técnico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com