TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE QUALIDADE APLICADA EM UMA PEQUENA EMPRESA

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

A GESTÃO DE QUALIDADE APLICADA EM UMA PEQUENA EMPRESA

LETICIA SOUZA GOMES

1Introdução

O gerenciamento da qualidade de produtos ou serviços que uma micro ou pequena empresa está entre os pontos estruturais de mudança de paradigma que devam ser superados na gestão administrativa.

Para que esses paradigmas possam ser superados, através de implantação de metodologias que visam adequação da empresa, sendo reconhecida por sua competência e adequação dos produtos ao mercado, como estratégia de sobrevivência do negócio. 

Nas empresas de pequeno porte, definidas conforme a legislação brasileira, o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, através da Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999. Que define que uma empresa de pequeno porte de acordo com sua renda bruta: “Se a receita bruta anual for superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior é R$ 3.600.000,00, a sociedade será enquadrada como empresa de pequeno porte” (SEBRAE, 2016). Partindo desse critério classificatório, as pequenas empresas procuram nos dias atuais essa excelência na gestão de qualidade, tendo em vista que o reconhecimento da qualidade dentro de uma organização torna-se de vital valor de credibilidade dos seus serviços e produtos. A permanência das empresas de pequeno porte enfrente a um panorama competitivo e globalizado, ilustra um exigente engajamento as especificações, que atendam as reais necessidades do cliente, elevam a busca permanente de uma melhora dos processos de qualidade da empresa.

Partindo do pressuposto que toda gestão é uma postura da administração dirigida ao estudo dos processos de riscos do processo administrativo, ou seja, toda gestão define-se como um dispositivo de prevenção, entendemos o porquê de muitas empresas no cenário mundial tem adotado os sistemas e qualificação de qualidade, com o sério objetivo de assegurar a competição e a permanência no mercado. Tendo essa consciência do padrão de qualidade, a resposta que muitas empresas encontrarão para a sua permanência no mercado foi à adoção de certificados de sistemas de qualidade. Além de ampliar a confiança e a satisfação dos clientes frente à certificação de qualidade dos seus produtos ou serviços, esta certificação tende a reduzir os custos, aumentar a produtividade e a imagem da empresa, o que pode possibilitar o acesso a novos mercados e fidelização dos que já estão presentes. Dentro de um roteiro de competição que as pequenas empresas têm que seguir, para assegurar a competição dentro do mercado, destaca-se a pratica da gestão de qualidade que, se for bem empregada, tende a proporcionar o aumento da produtividade e a satisfação do uso de seus produtos ou serviços aos seus clientes. Baseado nesses pressupostos, a análise da gestão da qualidade tende a demonstrar a sua importância, e a forma correta de sua execução que pode aprimorar os serviços ou produtos que a pequena empresa possa apresentar, o que a torna competitiva tanto quanto uma empresa de grande porte ou com firme tradição no mercado.

Tendo em vista essas proposições, torna-se imperativo o estudo do que é a gestão de qualidade e de que forma imperativo este estudo e de como futuramente poderá ser fonte de análise e estudos a futuros gestores.

O presente trabalho tem como proposta de apresentar uma análise de revisão literária, o que caracteriza a gestão de qualidade, como ela se estrutura numa empresa de pequeno porte, ou pequena empresa e quais os tipos de certificação existente. Para tanto vamos apresentar uma estrutura dividida em capítulos, onde o próximo capítulo tratará de definir o que é uma pequena empresa, partindo da legislação vigente e de textos extraídos da bibliografia específica do tema, em seguida trataremos no capítulo seguinte o que é a gestão de qualidade e como ela tem atuado numa pequena empresa. Por fim falaremos como o mercado age em frente às questões de gestão de qualidade, para concluir, demonstrar a importância da gestão de numa empresa de pequeno porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com